quarta-feira, 12 de setembro de 2012

L5R (Legend of The Five Rings) Poderá ser Traduzido

A Editora Oráculo, nova no mercado (fusão de outras duas) pode (aguardemos a confirmação)  trazer Legend of the Five Rings, o melhor RPG de alta fantasia oriental de todos os tempos.

A imagem é cheia de mistérios (só a capa), mas a torcida da galera é que a tradução saia, sim.

(Como bom "Oráculo", a editora revela o futuro de modo enigmático e faz mistérios, trazendo mais perguntas que respostas. Estratégia de marketing, mas que funcionou. Estou curioso às pampas, agora).

Para quem não sabe L5R é passado em Rokugan, um país muito semelhante a um Japão Feudal (com alguns toques da cultura chinesa, mas pouca coisa)que tem, ao sul, um território dominado por demônios, a leste nações "européias" agressivas e a oeste um imenso deserto com diversos impérios nem sempre amistosos.

Para piorar as coisas, o país é dividido em (atualmente) 9 grandes clãs (Garça, Leão, Unicórnio, Dragão, Caranguejo, etc)que travam enormes coflitos por poder entre si.

Baseado em um jogo de cartas, o RPG está na sua 4th edição, e já passou até pelo sistema D20 (Aventuras Orientais), apesar de não ter funcionado no mesmo (minha opinião, sem demérito ao sistema D20 em si).

O sistema original e suas versões das diferentes edições funcionam, aliás, por serem extremamente letais, fazendo mesmo espadachins mais experientes terem de usar a cabeça para evitar conflitos se não for necessário.

Isto condiz com o clima sombrio e violento do jogo, e ajuda a transformar cada duelo não em simples "busca por XP", mas em uma situação de "vida ou morte" e onde a estratégia, a cada vez, precisa ser escolhida com cuidado.

O jogo é visualmente muito bonito, principalmente nas últimas edições, e o livro é, tradicionalmente, traduzido por anéis (fogo, agua, vácuo, ar e terra), de modo similar ao livro de mesmo nome do famoso espadachim Miyamoto Musachi (mais conhecido dos jogadores mais novos pelo mangá "VAGABOND").

Apesar de ser uma editora ainda pouco conhecida da maioria, pessoalmente creio que farão um bom trabalho (a torcida é essa) já que, aparentemente, os envolvidos estão empolgados com o material.

O site da editora  é bacana, com uma linha do tempo sobre a história dos livros.
O local onde a imagem foi divulgada (ainda sem maiores informações) é este:

http://www.facebook.com/editoraoraculo

Só repetindo: Eles só colocaram a imagem e eu não tenho confirmação oficial de que vão traduzir  o material. Mas se fizerem isso, já sou fã deles desde pequenino.


É questão de acompanhar e torcer nos próximos dias. 







ATUALIZAÇÃO (12/9):
A editora Oráculo confirmou seu interesse em traduzir o livro e está iniciando uma campanha de Financiamento Coletivo.


Estou no aguardo do link e assim que tiver repasso como postagerm nova.

,Mas seria interessante acompanharem diretamente no facebook ou manterem contato com a editora também. Até para eles saberem o grau de interesse de jogadores e possíveis compradores.

Abraços.



Faixa bônus:  Só para deixar vocês desassossegados:

CÓDIGO DO BUSHIDÔ - Versão L5R:
(Tradução de punho próprio, que usava nas minhas mesas):

“As palavras de um homem são como suas pegadas:
Você pode segui-las aonde ele for.
Portanto tome cuidado onde pisar.”

1-GI- Honestidade e Justiça: Seja extremamente honesto em seus negócios. Creia na justiça. Para o verdadeiro samurai não há tons de cinza em questões de honestidade e justiça.Apenas certo e errado.

2-YU-Coragem Heróica: Esteja acima das multidões que tem medo de agir. Esconder-se como a tartaruga não é viver com honra. Um Samurai deve ter uma vida heróica. É arriscado. É perigoso. É viver a vida completamente, preenchidamente, maravilhosamente. Coragem heróica não é ser cego. È ser inteligente e forte. Substitua “medo”por “respeito e cautela”. Nunca covardia.

3- JIN- Compaixão: Através de intenso treino o samurai se torna rápido e forte. Ele não é como os outros homens. Ele desenvolve um poder que precisa ser usado para o bem de todos. Ele auxilia seus companheiros à toda oportunidade. Ele tem compaixão. Se a oportunidade não vier ao seu encontro ele vai de encontro a ela.

4- REI- Cortesia e Polidez: Para um samurai não tem sentido ser cruel. Ele não precisa provar sua força. Ele é cortês até mesmo com seus inimigos. Sem mostrar o devido respeito ele nada mais é do que um animal. Um samurai não é apenas respeitado por sua força em batalha, mas também pelo seu trato a outros homens. A verdadeira força interna do samurai se torna aparente em momentos conflituosos. Bom Karma reside no homem cortês.

5-MEYO – Honra: Um verdadeiro samurai tem apenas um juiz de sua honra, e este é ele mesmo. As decisões que faz e o modo como as carrega são reflexos de quem você verdadeiramente é. Você não pode se esconder de si mesmo.

6- MAKOTO - Completa Sinceridade: Quando o samurai empenha sua palavra que fará algo, é algo tão bom como se ele já o tivesse feito. Nada no mundo poderá impedi-lo de completar aquilo que ele disse que faria. Ele não precisa “dar sua palavra”, Ele não precisa “jurar” ou “prometer”. Apenas o ato de dizer algo já basta para expressar seu comprometimento com a ação. Falar e Fazer fazem parte da mesma ação.

7- CHUGO- Dever e Lealdade: Para o Samurai, ter feito alguma coisa ou ter dito alguma coisa, representa sua responsabilidade por ela e suas conseqüências que se seguirem. O samurai é extremamente leal para com aqueles aos seus cuidados.


Brega Presley

9 comentários:

  1. Bem tenho visto uma certa desconfiança em relação a esse lançamento.

    Alguns rpgistas estão desconfiados por causa de um parceiro dessa editora que foi acusado de ter dado o calote em vários rpgistas no passado. Desconfiança essa que faz com que se acredite que esse parceiro, na verdade, seja o dono da editora e que apenas mudou o nome para evitar problemas.

    Eu estive afastado por muito tempo do rpg e por isso só descobri essa história no começo do ano. Em função disso não tenho nenhum problema e aguardo com expectativa o financiamento, e dependendo dos valores(se estiver dentro de minha condição financeira) eu participe para adquirir minha versão do L5R.

    Eu desejo muito sucesso a essa empreitada já que isso só faz enriquecer o mercado de rpg nacional.

    ResponderExcluir
  2. Anonimo, não tenho conhecimento de nada neste sentido. Mas faz sentido deixar sua preocupação expressa aqui, de qualquer modo.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, o fato de alguém ter postado isto anonimamente, para mim só reforça que o comentário não deve ser levado a sério.

    Se alguém acha que estão dando golpe por aí, deve se dirigir a uma delegacia e fazer a notícia crime, e não ficar falando dos outros pela internet.

    ResponderExcluir
  4. Foi acidental eu ter postado anonimo.
    Pronto.

    Está feliz com isso? :)

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa.
    Não quis dizer que a empresa está dando o golpe.
    Estou apenas falando que existe um outro lado que está desconfiando da empresa pelo histórico de um parceiro, rpgistas que vivenciaram esses problemas.

    Como eu falei eu mesmo só fiquei sabendo dessas histórias esse ano.
    E de qualquer forma eu só falei de fatos que são públicos.
    Inclusive existe até uma resposta, desse parceiro da editora oraculo, a respeito dessas acusações.

    ResponderExcluir
  6. George, a fala do Leonardo foi procedente porque, se tratando de um mercado, assumir autoria de uma fala como a sua é fundamental. Eu que aprovei a primeira fala, mas confio no taco do Leo nessas coisas. Se ele diz que coisas assim não podem ser anonimas, acredito e nem discuto. Sem querer ou não, temos uma responsabilidade para com leitores do blog.

    Agora, a função da gente é divulgar o que ocorre no mercado. De bom ou de ruim.

    Repito que eu NÃO vi nada na editora a este respeito (peço que DISPONIBILIZE O LINK para a citada resposta da editora), e se colocamos algo que parece interessante, também divulgamos eventuais problemas e deixamos os leitores a par de diferentes empolgações (como a minha a respeito do tema) e desconfianças, como a que expressou.

    Sem mais no momento.

    ResponderExcluir
  7. Meu objetivo era só falar que existem alguns rpgistas que possuem essa preocupação por causa de eventos passados. E por isso não havia citado nomes.

    Como você pediu o link para poder valida minhas informações então vou postar o link da resposta.

    Então aqui está.

    http://claudiomuniz.blogspot.com.br/

    Se for feita uma pesquisa no google mais informações sobre esse assunto podem ser encontradas.


    Reinterando eu não vivi essa situação nessa época e por isso não tenho nada contra a editora ou com o autor e faço votos de sucesso para o L5R e dependendo dos valores no financiamento eu participarei para adquirir minha cópia.

    ResponderExcluir
  8. George,
    Entendo seu ponto de vista. Visitei o endereço indicado e encontrei aqui: (http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2461) o mesmo comunicado (na Rede RPG) sobre o ocorrido.

    Também encontrei o texto do referido autor aqui: ( https://newsrpg.wordpress.com/2005/04/18/kriptus-e-beholder-comunicado-de-claudio-muniz/ ) em resposta a editora (creio que igual, ou bem similar ao que trouxe inicialmente).

    Se bem entendi o Claudio não era da referida editora, mas abriu um processo por se sentir parte lesada.

    Não sei como acabou o processo (nem se acabou) , mas não fiquei com uma impressão negativa do autor (apenas minha opinião). Não tenho opinião sobre a editora com a qual ocorreu a disputa.

    No entanto, cumpro o papel de informar sobre o ocorrido (já que comunicados oficiais de ambas as partes foram feitos e publicados em mais de um local na rede) , deixando tanto aos cargos competentes, quanto aos leitores suas respectivas ponderações sobre o mesmo.

    Agradeço pela informação inicial, entendendo que é importante que este tipo de situação seja exposta dentro dos limites cabíveis (como fizemos aqui, referendando com endereços as comunicações feitas).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, ao meu ver o grande problema da Mitsukai foi esse: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=481

    Na época, no Orkut, algumas pessoas estavam reclamando dessa promoção pois pagaram e não levaram nada, e até onde eu sei nunca foram ressarcidos disso.

    A maioria das pessoas que levou o suposto calote talvez nem jogue mais, afinal, foram quase 10 anos atrás, mas eu não me arrisco com isso e prefiro os diversos fan mades que tem por ai, ou mesmo o material importado. A principio não me arriscarei nessa empreitada não.

    Abs

    Sakai

    ResponderExcluir