segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Gumshoe como OGL

Um dos vários kickstarters atuais é o do jogo Hillfolk, de Robin Laws, criador do sistema Gumshoe, usado no Trail of Cthulhu, Fear Itself, Esoterrorists e outros jogos. Trata-se de um sistema totalmente voltado para aventuras de investigação, que foi objeto de comentários em minha resenha monstro do Trail of Cthulhu aqui.

Um dos detalhes interessantes desse kickstarter é que ele prevê uma quantidade extra de material enorme, conforme o valor total obtido, criado não só por Laws, mas por vários autores de RPG consagrados (até o sumido mark Rein-Hagen), em diversos gêneros. Nesse exato momento, só faltam os goals entre U$ 94.000,00 e U$ 96.000,00. Perdido entre o material extra, porém, é a promessa de Laws liberar o Gumshoe pela Open game License, permitindo que qualquer pessoa utilize o sistema para produzir material próprio, sem qualquer pagamento a Laws, caso o total chegasse a U$ 50.000,00.

Bom, o total chegou e ultrapassou muito este valor, motivo pelo que, ao que parece, o Gumshoe vai ser liberado. É uma grande notícia, visto que é um dos poucos, senão o único, voltado especificamente para cenários investigativos.

Igor

Nenhum comentário:

Postar um comentário