segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Transformando Jogos de Mesa em Games: cyber 2020 / 2077


Texto introdutório sobre a adaptação de Cyber 2020 para um video-game. O texto não é meu (vide link) e somente traduzi da melhor forma possível.

A tradução visa somente facilitar o entendimento do texto original (encontrado em

Irei traduzir outros textos do site com o tempo, de acordo com relevância e tempo para isso.

Acredito que o texto, no entanto, seja interessante não paenas para fãs de Cyber, mas tamb´pem por falar um pouco desta ponte entre  os jogos eletrônicos e os de mesa.

Não há como, qunado o assunto é cultura cyberpunk, como evitar as comparações entre realidades virtuais e a realidade, ainda que na fantasia de um rpg de mesa, "palpáveis".
Abraços

"Implementando Mecanismos de Jogos de Mesa
em um video-game" (autoria não informada)

"Á primeira vista, pode parecer que nada pode ser mais fácil do que criar um vídeo-game baseado em um RPG que  já exista como Cyberpunk® 2020. Afinal, nós já temos todas as mecânicas preparadas e prontas para serem utilizadas nos sistema. Apesar de soar como algo simples, há muito mais do que os olhos conseguem ver.

As regras de jogo de mesa (pen & paper) foram feitas para dar aos jogadores tanta flexibilidade quanto possível. Elas são mais um conjunto de instruções com as quais os jogadores tem a liberdade de juntar de acordo com seu gosto. Improvisação, descarte de regras, ou adicionar novas são uma prática comum para jogos de mesa. Este princípio se aplica não apenas às regras do jogo, como combate ou testes de habilidade, mas também na confecção dos personagens. Jogadores só estão limitados pelo bom-senso, a concordância do grupo e sua imaginação.

Video-games, por outro lado, não tem tanta flexibilidade. Cada elemento deve ser contabilizado e cuidadosamente planejados. Claro que jogos de RPG modernos “AAA”* , como Witcher 2, ou o projeto em desenvolvimento de Cyberpunk 2077, podem dar ao jogador muita liberdade. Mas as mecânicas do jogo estão ligadas a regras muito estritas e se determinada ação ou opção não forem implementadas no código, então o jogador não estará apto a fazer aquilo. O mesmo princípio pode ser aplicado à customição de um personagem -  o jogador só pode fazer tanto quanto o jogo lhe permitir. Assim, se os projetistas do jogo decidirem que não é possível jogar com um anão feio, você não será capaz de jogar com um. Desculpem os fãs de Tyrion Lannister**.

É por isso que adaptar regras de RPG de mesa não é tão fácil como parece de primeira olhada. A flexibilidade de um personagem em um RPG precisa ser substituída por um leque restrito de regras. Cada habidade, atributo e mecânica de jogo precisa ter uma definição clara e seu lugar em um game. Por exemplo, a habilidade “guarda-roupa e estilo” estabelecem o conhecimento sobre o vestuário correto para se usar, quando vestir e como parecer bacana mesmo em um traje espacial.

Como você pode observar, esta habilidade cobre uma área vasta, que pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com a situação em que os jogadores estejam metidos. Em Cyberpunk 2077, esta habilidade precisa estar atrelada a uma mecânica de jogo específica. E todas estas mecânicas precisam estar claramente definidas, de modo a que funcionem bem com outros elementos do jogo e, ao mesmo tempo, possam ser facilmente compreendidas para o jogador. Afinal de contas, nós não temos um narrador ou mestre para explicar e interpretar as regras conforme você prossegue. E, para aquietar sua curiosidade, sim, nós temos algumas ideias realmente interessantes sobre como utilizar a habilidade previamente citada no game. Infelizmente nós ainda não estamos prontos para jogar as sementes [da idéia].

Para fãs “hardcores” de Cyberpunk 2020 por aí, mexer nas regras podem soar uma blasfêmia. Mas asseguramos que estamos trabalhando muito próximos a Mike Pondsmith *** para garantir que aquela sensação do jogo original de mesa, ainda seja mantida intacta. No entanto algumas coisas precisarão ser modificadas, como adicionar coisas novas e descartar coisas que simplesmente não funcionariam em um vídeo-game (Alguém disse “Geologia”?).
Sem dúvida que o tópico colocado aqui hoje () é só a ponta do iceberg, e você provavelmente tem toneladas de perguntas. Infelizmente nós não estamos prontos para revelar maiores detalhes no momento. De qualquer modo, nós estaremos felizes em ler seus comentários, portanto sinta-se à vontade para deixa-los abaixo e fique antenado. Quando estivermos prontos, certamente dividiremos informações com você.

Seja paciente e lembre-se: Atitude é Tudo!"


Tradução: Brega Presley

*(busquei a definição do termo, mas não achei. Creio que se refira a jogos “top de linha”, mas cabe, se algum leitor souber, outro significado).
** Para quem não sabe, é um anão, de uma família nobre na série de livros que deram origem à serie “Game of Thrones”.
*** Principal, mas não único, criador do Cyberpunk original. Na verdade isso não só me anima, mas também me preocupa. Nada contra a mudança de regras, mas ele não fez um bom trabalho com cyber 203X e não sei se ele ainda está afiado para participar do projeto. Torço para que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário