terça-feira, 18 de dezembro de 2012

L5R Cancelado, Ed. Oráculo deixará de Existir:


Vi, agora pouco, a nota do Claudio Muniz, comunicando o cancelamento.

 Antes, o depoimento, retirado do Facebook:

===================
"Eu Claudio Muniz acredito que um projeto como L5R precise de um tratamento melhor, por razoes internas a Oráculo editora vai deixar de existir, nos dando tempo de fazer um trabalho melhor com L5R. Uma equipe mais profissionalizado avaliará a possibilidade de em um futuro a médio prazo retomar o projeto do L5R impresso, no entanto, ainda estará em pauta a publicação em PDF entre Brasil e Portugal (ainda em avaliação).
A estatueta possivelmente estará disponível, nossa equipe providenciará.
Assim, como o projeto começou errado, indo do texto, vídeo e premiações. Estamos suspendendo o projeto até ter algo a altura de um título como este. Nosso forte são os romances, nos quais estamos indo muito bem obrigado e trabalho de estúdio.
 Agradeço aos colaboradores e aos trolls que, sem eles eu não teria me divertido
."

====================================================

O mais estranho é: e o pessoal que investiu já no projeto?
Nenhuma linha sobre  quando ocorrerá a devolução do dinheiro?
Que tal, em vez de rir com os "trolls",  explicar isso para os RPGistas?

Se alguém tiver um link sobre isso, sou todo ouvidos, mas não é o primeiro projeto do Sr. Claudio que fica envolto em grandes promessas e resultados esquisitos.

Espero, sinceramente, que tenha sido o último!

Não apoio e não recomendarei mais absolutamente nenhum projeto dele ou de uma empresa na qual ele esteja envolvido. E recomendo EXTREMA cautela aos desejosos de gastar em um produto por ele anunciado. Incluindo pré-vendas e financiamentos coletivos.




Brega Presley

7 comentários:

  1. Volta para os contribuidores, nos prazos padrão do Catarse

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendo da estrada do Muniz, que eu acompanhei "de perto" por gostar muito de Genesis, ele infelizmente teve o azar de estar lidando nesse trajeto com "sócios" sem noção, pelo menos é o que sei...
    Profissionais que sacanearam ele, saca?
    Na mitsukai, os caras começaram no RPG, aí depois queriam mudar (Acho que foi isso), teve uma editora que ia publicar um livro dele e simplesmente cagou pro contrato e abandonou o cara (tb foi isso que soube vasculhando a net), ja á oráculo é um braço da tecnofantasy que já trabalha com contos, mas iria voltar-se ao rpg...
    Que eu saiba esse também é o primeiro projeto de financiamento prévio dele, e como nosso amigo disse, a grana volta, não há má fé nisso...

    ResponderExcluir
  3. Até o anúncio de cancelamento do projeto e fechamento da editora está cheio de erros de português (não são nem de digitação, é erro de linguagem mesmo).

    Sinceramente, ainda bem que isso não foi para frente, e torço para que eles percam o prazo a a licença fique disponível novamente. Quem sabe um grupo mais responsável não tente trazê-la para cá depois.

    ResponderExcluir
  4. Mas, eles falaram em continuidade do projeto a longo prazo, com uma nova equipe.. Sei não, acho q não vai pra frente, os caras não aceitam opiniões, ao contrtário da galera do Savage Worlds...

    ResponderExcluir
  5. Mas como disse, não apoiarei nenhum projeto na qual ele esteja envolvido e não apoarei nenhuma empresa com a qual ele esteja relacionado.

    Tem coisas que ele poderia ter feito para se precaver, como por exemplo passar o texto nas mãos de alguém, e não evems er poucas, dentro de uma editora com um protuguês razoável.

    Saber ouvir as críticas, saber responder perguntas, etc. Isso não vi ele fazer de forma satisfatória. Alías, não vi ele fazer isso, ponto.

    E é algo fudamental se precisa de pessoas que ajudem a financiar um projeto.

    Pode-se questionar se houve ou não má fé, mas é um tanto claro que competência técnica não existiu nem para levantar o projeto do chão. Então não fico otimista.

    Há empresas fazendo trabalhos competentes, como Coisinha Verde, Secular Games, Retropunk, Redbox e mesmo a Devir tem seus momentos.

    Uma vez é azar, mas duas? Haja rolamento de falha crítica, não?

    ResponderExcluir
  6. Foi um projeto mal ajambrado desde o inicio. As recompensas e o preço muito surreais.

    ResponderExcluir