domingo, 20 de janeiro de 2013

Preconceito e o mercado de RPG na década de 90

Hoje em dia é quase banal encontrar RPGs em lojas e livrarias. Vivemos um momento em que o RPG (ou os temas correlatos) são amplamente divulgados pela internet e centenas de lojas e pequenas editoras daqui e de outros países são facilmente contatadas, mas poucos jogadores da nova geração (principalmente aqueles que apontam o dedo para a Editora DEVIR com acusações disso e daquilo) sabem que foi a iniciativa dela e da GSA (editora do Tagmar, Millenia e Desafio dos Bandeirantes) que trouxe o hobby para o país, foi a iniciativa da DEVIR que abriu os olhos da Abril Jovem e o AD&D foi traduzido e comercializado em terras tupiniquins.

Outro fantástico artefato que eu encontrei em minha arrumação anual do escritório foram esses RECADOS que eu havia ganho de um amigo para completar minha coleção. O RECADO foi o primeiro e durante muito anos o único veículo de informação para colecionadores de quadrinhos e RPG no Brasil, mais tarde nós vimos o surgimento da Dragão Brasil, Dragom, Arkanum, RPG Magazine entre outros, mas lá em idos de 1990 era o RECADO que trazia informações sobre novidade e lançamentos e a DEVIR livraria estava á frente deste movimento.
Bem, o texto fala por si só!

 Na época do lançamento do GURPS o Brasil não tinha um RPG de qualidade. Mas as editoras estrangeiras achavam que o Brasil não tinha um "público sofisticado o bastante para esse produto!" 
Prestem bastante atenção no início do texto deste recado. Apesar de ser um dos primeiros RPGs publicados no Brasil e de ter uma longa história o GURPS praticamente não é jogado em eventos no Rio... porque?

Esse RECADO histórico publicado em português trata do lançamento do DarkSun, cultuado cenário para aventuras de RPG lançado pela saudosa TSR.
Podemos ver aqui que o RPG era um produto que a DEVIR realmente queria ver em todas as mesas do Brasil, ela oferecia um esquema de encomenda e reserva bem elaborado e vimos muitos importados chegando aqui graças a ela!
 O Universo dos quadrinhos adaptado aos RPGs e claro Rules Cyclopedia, clássicos que hoje só encontramos em eventos como o Saia da Masmorra Viva aos Oldschools!.

 MERP competindo por atenção até no Brasil. O MERP era um dos RPGs com mais módulos e suplementos que competiam com o D&D e AD&D. Ambos muito divertidos e de excelente qualidade.
Para uma folha A4, preto branco, dobrada no meio e batida a máquina o RECADO tinha bastante informação. Olha as logos de peso que fizeram parte dos parceiros de importação da DEVIR, que saudade!

Bem, como eu falei lá em cima o sistema de reservas e importação da Devir era bem elaborado e graças a ela vimos muitos jogos em nossas mesas que de outra maneira não veríamos.

Bem, espero que este pedacinho da história do RPG no brasil agrade a todos! 

Espero que gostem e fiquem todos com Deus!

Luciano Mota "Tolkien" Bastos

5 comentários:

  1. Impressionante, não? Abraços e melhor postagem para mim nas ultimas semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Brega! E sim, os caras tinham uma imagem muito errada do Brasil!

      Excluir
  2. Fenomenal essa postagem...
    Não nego a importância da Devir como percussora de nosso Hobbie, mas eu também aponto o dedo pra ela, kkk
    Com demora para entregar títulos e falta de credibilidade quanto ao suporte deles!
    Quando se lança um RPG que tem suplementos eu realmente espero ver estes mesmos lançados!

    Cara a Jambô deu um banho de suporte para o M&M e TRPG, bem como ta fazendo o mesmo com 3D&T, fez com Reinos de Ferro!

    Eu comprei o Gurps 4th em português e duvido ter qualquer tipo de suporte e lançamento para ele no futuro, com muita sorte a devir lança livros básicos e deixa muita coisa boa de lado...
    Eu gostaria de ver o Gurps com diversos títulos e olha que nem sou fã dele, mas eu ia adorar usar um sistema com tanta variedade de títulos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Plebeu!

      E realmente, críticas ao trabalho da DEVIR devem ser feitas sim.

      Abrax!

      Excluir