domingo, 3 de março de 2013

Para gostar de Vaporpunk! Castelo Falkenstein no próximo Saia da Masmorra




Imagine a Era Vitoriana em todo seu glamour e explendor cavalheiresco, salões espelhados amplamente iluminados! Cavalheiros e Damas bem vestidos exibindo suas medalhas e jóias! A tecnologia fantásticas de máquinas como dos romances de Júlio Verne e Arthur Conan Doyle sendo misturadas, anacrônicamente, á armas elétricas, máquinas do tempo, membros artificiais vapor-mecânicos... agora acrescente Fadas, Dragões, Anões, Ocultistas Magos e donzelas aventureiras, Fortalezas bélicas voadoras e castelos mágicos! Esse é o mundo de castelo Falkenstein. 


Castelo Falkenstein foi lançado no Brasil pela editora Devir em 1998 mas infelizmente é pouco jogado em nossos eventos! O cenário é a Europa Vitoriana Vaporpunk,  onde engenheiros do vapor e cientistas loucos inventam fantásticas máquinas capazes do melhor e do pior!



Castelo Falkeintein foi escrito por Michael Alyn Pondsmith e ilustrado pelo maravilhoso trabalho de William C. Eaken é um jogo ganhador de vários prêmios incluindo de melhor jogo em 1994 e sistema mais criativo, é uma revolução nos RPGs em um período dos jogos de RPG em que a interpretação estava mais em alta que os sistemas clássicos de fantasia e ficção.




Para completar sua elegância e inovação Castelo Falkenstein não utiliza dados nem planilhas como os RPGs comuns, cada jogador possui um diário para seu herói onde constam as habilidades em que ele é melhor, divididas em Fraco, Médio, Bom, Ótimo, Excepcional, Extraordinário e não há uma lista fixa, tais habilidades e perícias podem ser absolutamente qualquer coisa que o jogador imaginar!




Para ajudar a resolver ações usamos cartas cujos naipes estão associados a elementos como:


          Copas: Atividades emocionais e românticas

          Ouros: Atividades mentais e intelectuais

          Paus: Atividades físicas

          Espadas: Atividades sociais e relacionadas com status

As cartas podem ser usadas de 2 maneiras:


1° Seu valor nominal total é usado para aumentar o valor final de um teste. Ou seja um 10 de Espadas seria realmente um +10 no caso de um teste de sedução. Já um 8 de Paus seria realmente +8 para somar ao teste de saltar.


2° Seu valor nominal é ignorado e ela conta como +1 (não importando o valor nominal  da carta) para qualquer outro teste que não seja do mesmo naipe.



video



Para ajudar no prazeroso processo de mestrar Castelo Falkenstein um outro grande fã do jogo construiu um excelente escudo do mestre que pode ser baixado neste endereço, impresso e plastificado para servir ao propósito.


http://rpgdopc.blogspot.com.br/2012/07/falkenstein-escudo-do-anfitriao.html



A temática Steampunk já virou uma mania mundial e uma excelente opção para um Live Action com apelo visual sem paraleos (o problema é usar as fantasias no excelente clima Brasileiro!).


Como sempre estarei no evento com a mesa e os jogadores que quiserem jogar só precisam me mandar um e-mail ou mensagem no Facebook.


Como todo jogo da R. Talsorian games (Sim! A mesma empresa que criou o fantástico Cyberpunk 2020, que receberá nova versão em breve!) Criei cartas (como na minha mesa de Cyberpunk já narrada em nosso evento) para facilitar no dia do jogo e criar uma sensação de imersão com suas ilustrações, fotos e informações para jogo. (Caso alguém queira imprimir as cartas, elas são do tamanho de cartas de Magic e podem usar os shields comuns)






Os personagens representam as classes mais incomuns e bacanas para o cenário, só não coloquei um cientista louco Vaporpunk por causa do tempo de jogo e dos recursos para tal personagem. Cada personagem já tem sua história, dados do diário e estatísticas básicas. Lembrando que o jogo não utiliza dados e sim cartas de baralho comum.













Mantive informações para serem definidas pelos jogadores dada leveza do sistema e a facilidade com que eles podem ser adaptados.




Bem é isso! Espero que todos gostem, como sempre a mesa estará aberta e quem for chegando vai pegando os personagens!

Fiquem com Deus!

Luciano Mota "Tolkien" Bastos

8 comentários:

  1. Cara vc tem que narrar ele no DC!
    To quase dando um jeito de ir no SdM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá Plebeu! Vai ser uma honra ser seu anfitrião!

      Excluir
  2. Há, eu tenho aquele baralho!
    Comprei exclusivamente para Castelo Falkenstein =P

    É um baralho vintage da Ellusionist, muito bom.
    Tmbm comprei o arcane pro baralho de feitiços.

    Ficaram muito bons

    http://www.ellusionist.com/vintage-series-1800-playing-cards.html
    http://www.ellusionist.com/arcane-deck-playing-cards.html
    #ficadica

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as palavras do Luciano, Dock.

    ResponderExcluir
  4. Espero que depois desta matéria ninguém mais venha me perguntar de onde raios tirei o endereço do meu e-mail!!!! heheheheh
    Mas sério, desde 1994 o jogo tá por aí e quase ninguém conhece:dentro dos poucos que CONHECEM RPG e entre estes dentro do grupo dos que JOGAM RPG!!!!
    Quer dizer o jogo é praticamente a Rosa Negra em um canteiro de rosas azuis!!!
    Apesar de ter o livro e conhecer as regras, NUNCA consegui montar um grupo de jogadores que se dispusesse a jogá-lo...
    Alguém se habilita???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidinei, é encontrar um grupo para jogar "CF" é como encontrar grupo para jogar Kult ou Mago... complicado! Lá no evento você deve encontrar jogadores!

      Abs!

      Excluir
  5. O chato de mestrar no Saia da Masmorra é não poder jogar as mesas do Luciano. Adoro Castelo Falkenstein :P

    ResponderExcluir
  6. Bela matéria ! O mais engraçado é que ontem peguei uma revista da Dragão Brasil que falava sobre jogos alternativos, e citava justamente o Castelo Falkeinstein. Sou doido para jogar e ver como funciona.

    ResponderExcluir