quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cenários para BEAT´EMUP Parte 2: Interlúdio


Seguindo minhas sugestões de cenários para o RPG Beat´Emup!, de Daniel "DM" Martins:

 (A Parte 1 está AQUI)

Hoje, em vez de continuar trazendo cenários, escrevo sobre uma sugestão (depois continuo a trazer sugestões de fases-cenários). 

Ja aviso (eu mesmo reconheço) que pode  ser bizarro demais e não funcionar, mas pessoalmente sou um entusiasta da idéia de que RPG é um estilo de jogo muito aberto para experiências, e como qualquer oficina de criatividade, pode ser uma idéia que agrade a alguém. Eu, pessoalmente, planejo tentar isso um dia em uma mesa. Seguindo:

Por que não transformar uma parte de sua aventura convencional em Beat´Emup?

Não a campanha inteira. Talvez nem mesmo uma mesa inteira, mas uma parte de uma aventura.

-Os personagens vão enfrentar uma gangue de Cyber-psicopatas em uma rua? Use as regras de Beat´Emup um dia.

-Seus personagens vampiros vão atacar caçadores? Beat´Emup pode ser divertido.

-Luke, Leia, Chewbacca e Han fugindo pela Estrela da Morte? Faça da cena uma pancadaria pelos corredores da Lua Artificial.

-Seus jogadores de Fantasia Medieval tem de chegar a um castelo? Faça da sessão uma série de combates Beat´Emup um dia.

Os Jogadores e o Mestre PRECISAM estar a vontade com a idéia. Beat´Emup é quase uma paródia, uma brincadeira, com jogos convencionais, e tem gente que prefere levar a sério todo o tempo (nada contra). E é um sistema que não funciona para aventuras / campanhas mais complexas. Servem para divertir, e não serão todos, certamente, que vão curtir a idéia.

A resolução de combate neste sistema é simples e rápida, e ela permite que uma quantidade absurda de inimigos brotem por todos os lados. Não é adequada (nem se preocupa com isso) para grandes explorações de interpretação. Mas podem dar uma boa folga eventual em uma mesa (isso se os jogadores toparem).

Algumas campanhas são baseadas em combates, outras requerem um pouco mais de roleplay e há, ainda as que são mais baseadas em resolução de enigmas. Mas boa parte delas, sobretudo as de porradaria, apresentam momentos em que um grupo enorme de inimigos surge para enfrentar os personagens, e, se a campanha tiver boas doses de humor (não funcionaria, por exemplo, transformar o combate contra um grupo de cultistas em Cthullhu, em uma cena Beat´Emup), uma troca eventual de sistema pode ser divertido.

É um recurso narrativo a ser utilizado com cautela, mas não exatamente uma novidade. Por exemplo, o filme e o mangá ""Scott Pilgrim Contra o Mundo"  faz isso (inclusive há um game com ele) com  e funciona bem.

(Hummm... Scott Pilgrim em uma mesa de Beat´Emup! ... isso me dá idéias!)

Seguindo: Então COMO transformar um RPG em Beat´Emup!?
Vai variar de jogo pra jogo, mas como o sistema usa 4 atributos, segue uma sugestão genérica  a ser adaptada:

Olhe a ficha de seu ´personagem:
Atributos de habilidade e destreza viram "SKILL"
Atributos de Força viram "POWER".
Atributos de Movimentação viram "SPEED"
Atributos de Energia e pontos de dano viram "STAMINA". Uma alternativa é usar algo como "willpower" ou Pontos de Sorte.
O jogador deve observar uma de suas habilidades profissionais ou poderes e transformar UMA delas em um golpe especial.

De maneira geral, ignore habilidades secundárias, a não ser que você  e  o jogador realmente queiram muito.

Muita coisa vai ficar de fora, mas a idéia é realmente um jogo simples e uma mudança narrativa temporária.

Vou dar alguns exemplos:

1)Em Cyberpunk 2020 tenho em minha mesa um personagem chamado FRESH BLOOD, um policial meio psicopata que é entupido de implantes.
Seus Atributos Básicos  são:
- INT [ 7 ]   REF [ 9/13]  TEC [ 5]  AuCon [ 3 ]   SOR [ 4]   TCO[  9  ]  EMP [ ?/2] ATR [  4 ] Mov [5].

Deste eu usaria: Reflexos (13), Tipo Corporal (9) MOV (5) e Sorte (4).
Reflexos viram Skill. Como o numero em Cyber 2020 vai de 1-10 (com exceções) divido os valores pela metade (arredondando para cima).
Então fica: SKILL (Ref): 7; POWER (TCO): 5; SPEED(Mov): 3; STAMINA (sor): 2
Total de pontos utilizados: 17.
Problema: O jogo Beat´Emup dá como atributos máximos iniciais 10 pontos, e máximo de 5.
Como o reflexo de Fresh Blood excede os humanos, deixarei ele com 6 no atributo "Skill". Ele é forte, mas preciso abaixar algo, então deixo o power em 4. Com Speed e Stamina fica 15. Alto ainda.

Além disso, conversando (conversa fictícia) com o Pedro Cip, jogador da mesa que usa  o personagem, ele me fala que vê é mais porradeiro que habilidoso, então resolvo baixar  o Skill para 3 e deixar  o power 5. somando com os outros dois atributos, ficou 13.

Aqui tenho duas opções: Ou deixar 13 para todos os personagens (já que nenhum deles é inicial) ou baixar para 10 de algum modo.

Resolvemos então tirar mais tres pontos. Retiramos 2 de "Speed" (já que o personagem é um tanque, não precisa correr) e mais um ponto de Skill. 

Ao final a ficha ficaria: FRESH BLOOD: POWER 5; SKILL 2; SPEED 1; STAMINA 2
Como habilidade especial Crio "Cyber-psicose" que tranforma ele em uma máquina de matar. Seu braço vira uma serra elétrica e seu dano causa +3 no turno. O poder especial gasta muita bateria dos seus implantes e ele perde um ponto de Stamina (de acordo com as regras de Beat´Emup) ao fazer isso.

No jogo de Arcade "Aliens vs. Predador" existe um personagem com um braço cibernético, por exemplo (Major Schaefer), que pode ser usado como base de referêcia, também.

2) Em Mundo das Trevas tinha um personagem vampiro, Show-we que tem múltipla personalidade.

Não tenho mais a ficha, mas chutaria que era algo assim:  

Atributos Originais: Força 3 Destreza 2  Vigor 3 Carisma 2 Manipulação 2, Aparência 2, Percepção 4 Inteligência 5, Raciocínio 1

Força vira POWER (3), DESTREZA vira SKILL (2), VIGOR vira STAMINA (3), e SPEED ...?

Bom, resolvo que nenhum atributo simula SPEED, então uso, neste caso, o atributo secundário "ESPORTES", que ele tem 4.
POWER 3; SKILL 2; SPEED 4; STAMINA 3. Total 12.

Meu personagem era mais inteligente que forte, mas como não existe algo assim, resolvo que ele terá muita energia (é um vampiro, afinal) e aumento sua Stamina para 4. Total 13.
Neste caso, eu e os demais jogadores resolvemos que Vampiros podem ser mais poderosos em sua ficha inicial e deixamos como 13 a pontuação inicial.

Ao final a ficha ficaria: Show-We (vampiro): POWER 3; SKILL 2; SPEED 4; STAMINA 4.

Poder especial: Bom, aqui decido que ele terá não os poderes da ficha icicial, mas algo diferente e mais vampiresco. Escolho "Sugar Sangue" (que não existe no material original), e crio uma descrição: "Cada dois turnos meu personagem , se não for atacado, retira dois pontos de stamina do alvo e ganha um. O poder não funciona contra Chefes de Fase ou inimigos não-humanos."


O jogo "Darstalkers", da Capcom, apesar de ser mais um jogo de luta, pode ajudar tanto no visual e cenários, como na criação de, personagens com sua galeria de monstros.

3) Em D&D o mesmo pode ser feito. Divida e arredonde para cima os atributos que julgar necessário por quatro. Veja se a pontuação bate os 10 (no máximo 13, mas isso já é ter um personagem bem apelão). Escolha um poder para cada. Por exemplo, um guerreiro pode ter o Poder Especial de Ataque Em Velocidade (atacando alvos múltiplos em um redemoinho de fúria). Dê um nome bacana (por exemplo: Berserk).

Ou uma habilidade de "pisão", que derruba, sem causar dano, todos os inimigos próximos. Um mago poderia ter o poder de uma bola de fogo ou míssil mágico, um Ladrão um poder de "Teleporte"  (viraria uma sombra e apareceria atrás de um inimigo), um Clérigo poderia invocar um trovão, um anão poderia arremessar um machado boomerangue, etc.

Cada nível ou cada x níveis do personagem daria a ele uma ficha extra. E por aí vai.

Há alguns jogos do tipo "Beat´Emup" com temática medieval.
Sugiro, no entanto, "KNIGHTS OF THE ROUND" pelo visual,  e D&D: Shadows Over Mystara" para facilitar a adaptação (e provar que não sou tão maluco assim).
Knights of the Round Arcade

D&D: Shadows Over Mystara

Se a idéia for absurda demais para você e seu grupo, não se preocupe, que na próxima postagem sigo trazendo cenários mais "convencionais".
Abraços

Brega Presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário