sexta-feira, 26 de abril de 2013

Matrix RPG: Outras Encarnações de NEO


Na época que saiu a trilogia Matrix eu tive um trabalho hercúleo de criar uma base de informações para uma campanha de RPG baseada na trilogia. Usei muita coisa de outro RPG, igualmente não oficial, o Matrix D6, mas mudei tanto as regras e a ambientaçãque é quase outro jogo.

Passado uma década, muita coisa ali não presta, e faria diferente uma série de regras e sistemas. Mas uma ou outra eu gosto bastante.

Uma delas é a descrição de outras encarnações de NEO (ou no caso, outras anomalias, já que NEO não é bem uma re-encarnação das versões anteriores de anomalias). Segue, se tiver utilidade para algum RPG baseado em Matrix de vocês.

Nada disso é oficial, então sintam-se a vontade para remodelar ou refazer o que desejarem.

Como "NEO" era um anagrama de "ONE", usei isso como base para alguns trocadilhos próprios que, obviamente, direcionaram as descrições.

Abraços e segue:

--------------------------------------------
EROZ

-Eroz (Símbolo: Zero, ou um “oroborus”): A Primeira anomalia. Em uma simulação primitiva da
Matrix, Eroz era um homem que vivia entre sua comunidade em um jardim perfeito. Dele foram clonadas diversas outras pessoas ou pelo menos utilizado o material genético básico para o desenvolvimento de outros fetos.O material foi retirado de sua coluna, na altura da costela. O projeto não deu certo pois Eroz, aconselhado pelo Merovingeo,  passou a exigir os mesmos direitos de controle da Matrix que o Arquiteto. Eroz foi perseguido dentro da Matrix e morto, mas uma espécie de “fantasma” seu permaneceu nos códigos da Matrix influenciando gradativamente as simulações posteriores.
            Seu dom especial é a “Transferencia de Mente”, na qual ele é capaz de realocar suas freqüências mentais para outro corpo humano. Alguns acreditam que ele tem, sistematicamente, criado “versões alternativas” da Matrix, desviando em paralelo a energia produzida pelas baterias humanas para seus próprios projetos. Outros, que ele não tem maiores poderes do que interferir, freqüentemente, nos planos de uma realidade “matematicamente perfeita” do Arquiteto. Seu paradeiro atual é desconhecido.A principal característica de Eroz era o amor a si mesmo.
            Eroz muitas vezes é representado atravéz de um “oruborus”, uma imagem antiga de uma serpentedevorando a p´ropia caud, ou simplesmente atravéz do numero “Zero”.
--------------------------------------------
PI
-Pi (Símbolo: pi): A única “anomalia” feminina conhecida.  Pi viveu uma simulação seguinter à de Eroz, mas mostrou ser impossível se evitar uma anomalia em um sistema tão complexo quanto a “matrix”. Desenvolvidos seus poderes, Pi se revoltou contra o Arquiteto, exigindo ser tratada como “deusa mãe” da humanidade, em virtude de seus poderes, e igualmente foi derrotada pela complexidade do sisterma. No entanto, ao invéz de simplesmente destruir Pi, permitiu a ela a criação de uma comunidade de humanos, em um local mais tarde conhecido como “Zion”, bem como permitiu a ela criar um programa que garantisse mais estabilidade para a Matrix, em resposta aos problemas causados anteriormente por “Eroz” (uma falha ainda não totalmente remediada por ele). O programa, é claro, veio a se tornar o que hoje é a Oráculo. O principal traço de “Pi” era sua alta capacidade matemática, indo além até as vezes do que o próprio Arquiteto era capaz de prever estatisticamente.
--------------------------------------------

Niphi i´tne

Niphi i´tne (Símbolo: infinito): Niphi i´tne, também conhecido como “Rei Sol”  foi rei de uma enorme cidade com características antigas, e cujo nome é hoje desconhecido, no que seria a terceira “versão” da Matrix. Niphi era capaz, pelo que se sabe,  de sair e voltar sua conciencia para a matrix sempre que desejasse. Seus poderes eram tão amplos que a própria Oráculo teve de se opor a suas tentativas de unificação de comando da Matrix, criando uma versão primitiva dos Agentes. Usando não apenas programas, mas programas integrados a mentes humanas, a resposta ofensiva dentro da Matrix foi forte o suficiente para eliminar a ameaça que ele apresentava (a chamada “Guarda Pretoriana”). Vencido, ele criou parâmetros no “Mundo Real” para o despertar sucessivo de novas pessoas, a fim de fortalecer a oposição humana contra as máquinas.
            Ele teve o dom único conhecido como “Desejo de Morte”, com a qual matava seus adversários humanos ou programas com o olhar. Alguns adeptos sobreviventes de sua cosmovisão se identificam atravéz do numero 8 escrito ou desenhados em objetos (uma bola de bilhar com o numero oito, por exemplo).
--------------------------------------------

Lapha

Lapha (Símbolo: alfa; peixe): Lapha era um menino bastante tímido e estranho, mas profundamente capaz de entender que  a capacidade de crença humana era fundamental na resistência as máquinas e criou, baseado em suas proprias visões e em escritos de Agemo,uma teologia bastante poderosa para auxiliar a união dos humanos contra as máquinas. Não apenas se auto-exilou para fora da Matrix como criou um modelo de sociedade bastante estável baseada na oposição às máquinas, minimizando, inclusive, a resistência dos habitantes de Zion a novos “despertos” com a promessa de que um deles seria o novo messias (ele intitulava a si como profeta).Lapha foi profundamente estudado e reverenciado por Morpheus em sua juventude.
Seu símbolo por vezes é desenhado  como o do “peixe”  cristão e muitos vêem em seus ensinamentos muitos paralelos entre os de Jesus Cristo.Seu dom “especial” era a “piedade”.
(lembrando que isso é um jogo, e não tem a intenção de ofender ninguém, etc, etc)
--------------------------------------------

  Agemo
Agemo (Símbolo: Omega, Ferradura): Agemo foi uma anomalia oriental, que dominou parte da Matrix durante certo tempo. Foi capaz de notar a falha sistêmica que produz as “anomalias”na Matrix e elaborar um poderoso discurso filosófico e matemático sobre o mesmo, influenciando não apenas os programas, mas os humanos que viviam na Matrix a serem mais críticos para a realidade que os cercava.Também foi fundamental na modificação de aplicação de um programa-guardião conhecido como “Seraphin” quando prescentiu que o programa-Oráculo estava a ponto de ser “canibalizado” por outro poderoso programa criador (o Merovingeo). Alguns acreditam que ele também fundou comunidades “alternativas” a Zion no Mundo Real, em  locais desconhecidos da Europa, Ásia e África.Muitas vezes sua figura é representada como a ferradura de cavalos, de cavalos ou mesmo de centauros, e dizem que sua presença atraia boa sorte.

Brega Presley

7 comentários:

  1. Achei muito boas as suas teorias para a origem dos escolhidos. Mas a primeira versão achei um pouco confusa, tendo em vista que a 1ª versão : Matrix-paraíso foi um fracasso.

    Mas isso é assunto para um bate-papo, não dá pra resumir tudo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é facil de resolver

      é só assumir que os "escolhidos" só surgiram depois do fracasso da primeira matrix.

      então Eroz teria vivido na segunda versão criada

      Excluir
  2. Daniel, eu escrevi isso há uns bons dez anos, e nunca fiz uma revisão, então cabe toda e qualçquer discordância. Acho que mais acertei que errei, mas sem duvida que devem ter problemas em qualquer um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que pela premissa que vc tomou, o índice de acerto tão alta que qualquer coisa diferente é apenas uma anomalia do sistema.

      Excluir
  3. Cara, que otimo trabalho.

    Parabens pela criatividade.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo, sempre quis fazer uma versão para storytelling!

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis fazer uma versão para storytelling, ficou muito bom sua teoria!

    ResponderExcluir