quarta-feira, 26 de junho de 2013

Beat´em Up: Knights of the Round

Knights of the Round é um jogo para arcade antigão (1991) da Capcom que tinha alguns diferenciais:





-Primeiro, era para até três jogadores simultâneos, algo que ainda não era muito comum na época.

-Em segundo, o jogo é uma releitura dos cavaleiros da távola redonda. Uma releitura meia-boca, que seja, mas ainda assim, é divertido.

-Foi o primeiro jogo que vi que os personagens subiam de nível conforme avançavam. No caso, eles iam ficando gradualmente mais marombados, com armas maiores e armauras mais poderosas e isso refletia nos danos e skills dos personagens.

E, por fim, era legal porque você podia cortar a comida que aparecia e os tesouros e dividir com os colegas, o que era uma mão na roda no modo multiplayer.

Cada fase tinha um cenário interessante, como uma vila em chamas, castelos e plantações (mas não eram muito distintas para além disso, diga-se)e dúzias de cavaleiros com armaduras diferentes, aguias carregando facas (surreal isso, não?) e malabaristas espadachins, sem falar em cavalos (ok) e ...TIGRES. . . (???), mas que, tirando qualquer observação mais crítica, funcionava legal.


Dois chefes de fase eram excepcionalmente interessantes: Um Samurai (nem imagino o que ele estava fazendo na Inglaterra, sobretudo usando uma armadura que não era usada então, mas isso é parte da graça do jogo).

O outro era uma espécie de "robô" a lá "Medieval-punk", uma armadura gigante movimentada por correntes e que lançava bolas de ferro com espinhos.

Adaptando:
O problema para  o jogo de Btu é que o game só nos fornece três personagens jogaveis:
Arthur (o personagem de estatíscicas equilibradas), Lancelot (que capricha na destreza) e Percival (o fortão com um machado).

Como opção, criei um quarto personagem, Sir Galahad, que explico mais abaixo.

Procurando pela rede, achei as "fichas" de cada um e as adaptei para Btu (versão Beta)ao meu modo, mas sintam-se a vontade para modificar de outras formas.
(Deixei 11 pontos em vez de 10 para distribuição).

Então segue:

Personagem não-existente no game: Galahad:

Regras: O jogo não tem armas de ataque a distância, como bazucas, flechas ou afins,e nem permite armas extras, já que os personagens já se utilizam das proprias armas.
Mas tem os seguintes intens:

-Comida para recuperar energia
-Tesouros (mais pontos)
-Bastão encantado (aumenta um nível o personagem)
Um botão vermelho que derruba os adversários em cena
-Cavalo de Xadrez: Chama um cavalo para ser montado.

A partir disso sugiro as seguintes adaptações:

-Os cartões de Energia (comida): Usados normalmente, mas, no caso, podem ser "quebrados" e divididos pelo número indicado de reposição
-Os cartões de armas melee sejam usado como cartões de tesouros, com 1, 2 ou 3 "chips" de experiência.
 -Os cartões de armas  à distância sejam, respectivamente:

-"Chamar Cavalo" (1),   - Efeito: o jogador pode subir em um cavalo (ele vai para quem o chamou). A partir daí ele usa skill em vez de power para combate e só resultados 5 ou 6 o atingem. Se o atingirem ele leva  o dano normalmente e cai no chão, com o cavalo fugindo.

-"Derrubar Adversários" (2)Tira um turno dos inimigos, e cada um "na tela" leva um ponto de dano.

-Subir de nível (3): Fornece, instantaneamente, um ponto a mais em uma habilidade para ser gasto em qualquer skill, além de zerar  o dano recebido. Este utimo deve ser colocado em jogo muito raramente, a criterio do mestre.

Ataques Especiais:
O jogo Knights of the Round contém ataques especiais pouco diferenciados para os PJs, então sem sugestões, aqui.

Fases e inimigos:

O jogo original tem as seguintes fases:
1: Village On Fire

A maior parte dos inimigos é de soldados simples, com espadas e sem maiores desafios. Um tipo de soldado que carrega uma arma mais pesada é possível, aqui, (com maior bônus de ataque, por exemplo), mas fica a critério do mestre.

O ambiente é uma vila com vários edifícios pegando fogo e barreiras de madeira (ótimas para serem quebradas em busca de bônus).

O vilão é Scorn. ele tem um machado de cabo longo, nenhum ataque especial digno de ser mencionado e uma risada chata.

2) Confuse Fight

Um número maior de inimigos, e um qu ataca do alto de um cavalo, recebendo os mesmos bônus que um personagem receberia. Se um atacante inimigo cair de um cavalo os personagens poderão rolar speed para tentar alcança-lo primeiro.

O Ambiente é uma estrada, com várias barreiras, barris e arvores.

O vilão chefe é  Braford,  The Swordmaster - um cavaleiro que ataca com uma espada longa e uma curta. O ataque especial principal dele é lançar um raio cinético.
Detalhe: Bradford começa em cima de um cavalo.

3) Battle at the Castle Fort
Acho que eu vi um gatinho... oh não, gatinho é a @@#$%!  É um TIGRE!

A batalha fica mais complicada, com portass elevadiças (que se abrem e despejam mais inimigos), escadas e salões de um castelo. Um novo tipo de inimigo interessante aqui são os tigrees (2 deles t[á ótimo) que saltam de grandes distâncias e podem atacar qualquer personagem (jogada de speed aqui é a melhor, na minha opinião, para se defenderem).

O Chefe é   Arlon, o Imerador Prateado, que é grande e tem um porretão poderoso. Arlon é rico, então caprichar em bôbnus pode cair bem.

4) Knights Festival:

No início da fase existe uma espécie de pique-pandeira com um estandarte carregado por um escudeiro. Quem alcançar primeiro pode ganhar uns pontinhos de experiência. Use Speed.

O cenário é um acampamento de cavaleiros, com tendinhas, tochas espetadas no chao e afins. Um bom inimigo extra aqui podem ser as águias carregando facas. Use Skill para desviar delas. Outro são arqueiros, que, detrás de barreiras, lançam flechas. um objetivo pode ser os cavaleiros quebrarem barreiras com arqueiros, para só então poder atingi-los. E tome dano enquanto isso.

Chefão: Phantom, the Nightshade: Ele é um espadachim e um acrobata, extremamente ágil e chato, pois pode lançar uma onda de fogo e multiplicar sua imagem x 3. ele também faz malabarismos com cutelos, mas considere os ataques deste tipo normal, se preferir.

5) The Expediction:
Uma fase à beira de um rio. Inimigos por todos os lados, aguias com facas e, quem sabe, magos que jogam bolas de energia (como granadas) em cima dos combalidos jogadores.
O Chefão aqui é Balbars, The Hammer, um grandalhão com uma armadua de caveira e um martelo de responsa. foi chatinho de matar no game, faça ele quebrar as nozes de alguns personagens.

6) Knights in the Strange Land
Uma das mais bizarras. Os personagens andam por uma plantação, enfrentando todo o tipo de inimigos.
Ao final, o Samurai "Blood Armor Muramasa", um inimigo  comedor de créditos. Entre suas habilidades estão flutuar (e mandar uma chuva de fogo).

7) Decisive Battle at the King's Castle
Fase final em três partes.
O bicho vai pegando pelo castelo, e a trecho, quando necessário, inclua um dos seguintes chefes:
a) Iron Golem: um inimigo mecanico e controlado por correntes. Ele lança bolas de aço espinhodas e é mal. Faça os personagens, antes de chegar nele, passar por uma série de fileiras de bolas de aço com correntes caindo do teto a cada pouco (skill).


b) Phantom ou qualquer outro(s) chefes que já tenham aparecido.


c) Chefe final: Garibaldi.
Garibaldi usa uma armadura dourada, e é dificil. Ele tem poderes de vários chefes anteriores, mas cabe aqui alguma criatividade. Ele pode chamar mais capangas (dois sempre com ele) só pra tornar as coisas divertidas.


Mais fases:
Em geral o Beat´em Up costuma requerer um numero maior de fases que  o existente para uma boa mesa. Seguem sugestões para serem colocadas no m eio disso tudo:

- Taberna: Em uma das fases  os personagens resolvem ir beber em uma taberna. Muita confusão, lutas em bal~cão e candelabros caindo. Chefe final... a Cavaleria Brienne de GoT. ela pode lançar facas em várias direções (evitando ficar cercada) e bate forte.

-Navio: Os personagens devem usar um navio para ir de uma fase para outra. E, adivinhe? ele é atacado por piratas. Pulos sobre cordas para não cair em buracos, canhões fixos que possam ser disparados (ok, não tinha isso na idade média, mas isso é um Beat´em Up!), e piratas e mais piratas. O chefe pode ser Krogan, o terror dos mares, que tem como ataque especialdisparar uma pistola para cima e fazer cair vários mastros.

-Em cima da muralha: Com um muro de uma torre, como paisagem, os personagens devem atacar uma linha inimiga derrubando ou matando seus inimigos.

-Skill 1: Cavalgada: os personagens, todos eles em cima de cavalos, devem defender uma carruagem com a rainha Guinevere das forças inimigas.

-Morgana: Morgana usa criaturas mnstruosas na defesa de seu palácio. Entrar e destruir sua maldade são um bom objetivo. Cabem até outras mini-fases aqui, como um cemitério de esqueletos,  guardas do palácio e uma besta enorme e que salta tentando engolir os personagens.

Skill 2: Nadar em um fosso de jacar[és: Os personagens devem nadar em um fosso para chegar a outro lugar. Com isso precisam de skill para nafar e atacar ao mesmo tempo, sem falar em subir e pegar ar a cada 4 turnos.

-Mordred: Chefe secreto: Uma fase "secreta" poderia ser, após derrotarem morgana, o surgimento de Mordred, filho de Arthur e Morgana Le Fey, que deseja a todo custo o calice sagrado, também. Ele poderia usar uma armadura negra e seu ataque especial poderia ser a sufocação estilo Darth Vader dizendo para Arthur.. I´m your SON!!!! (noooo, thats impossible!).


A versão Beta de Beat´em Up (seria a Beta´em Up?) pode ser encontrada AQUI  no blog do Daniel Sant´anna, e recomendo para quem nunca viu.

O Daniel prometeu a versão final para breve, então até lá a gente vai fazendo uma pressãosinha bacana e apurrinhnado ele com essas adaptações.

Braços

Ps: Só para reforçar: O projeto não é da gente do SDM, mas do Daniel "DM" Sant´anna, que manja pra cacilda e inclusive dá palestras sobre criação de jogos. A gente (eu principalmente) somos somente fãs e apoiamos  o projeto, como outros blogueiros o fazem. Merito é todo do Daniel.

Repetindo o link da D+1, onde o Beat´em Up RPG  versão beta, e outros jogos deles podem ser baixados gratuitamente,

Daqui a algum tempo ele deverá lançar o livro impresso, com mais regras, informações e opções, e ficamos no aguardo (sou um dos primeiros na fila para comprar).

3 comentários:

  1. Nossa...meus parabéns, esse jogo é muito divertido. VOcês deveriam divulgar mais esses projetos, usar mais o facebook e tal, e outras contas do mundo nerd, como a rede social do jovem nerd.

    Meus parabéns pelo projeto.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o projeto não é meu, mas do Daniel Santanna. Sou só um fã, e ele divulga bem no facebook.

    Vou passar alguns links que ele e outros escritores que conheço frequentam:

    Saia da Masmorra no Facebook: https://www.facebook.com/groups/131812546896163/

    Dungeons Carioca no Facebook: https://www.facebook.com/groups/dungeoncarioca/

    Indie RPG: Reune autores diversos e admiradores de Indie (mas não somente). Costuma ter papos bem interessantes por lá: https://www.facebook.com/groups/280836628639990/

    ResponderExcluir
  3. Seja como for, a primeira coisa que li sobre beatém Up foi no Blog do Diogo Nogueira o Pontos de Experiencia, que tem link aqui na página da gente.

    Nada custa linkar os amigos, hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir