quarta-feira, 16 de outubro de 2013

RUNICARDS - Um Novo Conceito Entre o Card e o Board Game



Olá Amiguinhos!

Hoje venho trazer uma resenha para vocês de uma novidade, que é o excelente RUNICARDS, o jogo que é um cardgame, mas com cara de board game.

Ele não é um TGC, o que significa que o jogo vem fechado e completo. As expansões futuras previstas para o jogo serão módulos independentes, que independem de ter ou não o jogo original, desta forma quem comprar as expansões poderá jogar somente com elas sem nenhum problema. E apesar disso, as expansões serão perfeitamente compatíveis com o jogo original.

Runicards é um jogo de cartas diferente de tudo que já foi feito no Brasil! Ele pode ser cooperativo ou competitivo. Possuí regras pra ajustar o tempo de duração da partida e a dificuldade do jogo.
Além disso, todos os participantes da batalha jogam até o final e tem chance de vencer até o final!


O idealizador do jogo é Rovalde Banchieri, que é designer de projetos da Panini do Brasil, e fundador da Kalango Analógico. Ele desenvolveu também a arte e design do jogo "Pop-Up Fight", que veio no encarte do álbum ilustrado do UFC.





MAS, COMO FUNCIONA O RUNICARDS?


Em Runicards, basicamente os participantes jogam cooperativamente com heróis contra os monstros do baralho. Cada partida segue o rumo de três cartas de aventura que contam uma história para os jogadores. É uma simplificação de RPG em forma de card-game, como num boargame com história.

Além disso, Runicards pode ser jogado de duas formas diferentes:

- AVENTURA (Cooperativo): cada participante escolhe um herói e todos juntos devem derrotar monstros e enfrentar desafios seguindo a linha de história de uma aventura. Muito parecido com uma aventura de RPG ou jogo de vídeo game.

- IMPÉRIO (competitivo): os jogadores tentam dominar o mapa de jogo construindo suas cidades em torno de seus castelos e contratando monstros para atacar impérios rivais.


O passo seguinte após a escolha do tipo de jogo, é a escolha do herói e a montagem de seu baralho de habilidades, composto por cartas de habilidades básicas e heróicas. Após essas escolhas, os jogadores escolhem o tema do jogo, que é a aventura da qual participarão que é composta de três cartas, uma de aventura que explica a história que o pessoal irá jogar, uma de conquista, que apresenta um desafio aos jogadores, que caso cumprido oferece alguns bônus que facilitam o grupo, e a uma carta de covil, que revela quem será o vilão da aventura.

Durante a aventura, os jogadores enfrentarão diversos desafios até chegarem ao vilão final dela. Este desafios podem ser armadilhas, maldições, do cenário, ou ainda pulsos de poderes rúnicos, além de monstros claro! Vencendo os desafios, os jogadores ganhando experiência, que vais endo acumulada,e  quando atinge um determinado patamar, que podem ser convertidos em novos níveis, ou ainda serem utilizados para comprar novas cartas de itens e de habilidades.

Os monstros são desafiados no campo de batalha, e o jogador utiliza suas cartas de habilidades para derrotá-los. No modo cooperativo, se um jogador perder, TODOS perdem o jogo,e  no competitivo, vence o "rei da mesa".


O QUE VEM NA CAIXA E COMO COMPRAR?


Bom, estas vem sendo perguntas muito frequentes que venho enfrentando, então, nada mais justo que eu venha esclarecê-las aqui nesta resenha.

Dentro da caixa básica de jogo Batalha pela Terra do Fogo vem:

• 21 cartas de Heróis com 7 personagens únicos
• 144 cartas de Habilidade
• 55 cartas de Desafio
• 55 cartas de Tesouro
• 55 cartas de Aventura
• 55 cartas de Monstros
• 55 cartas de Império
• 01 mapa de cartas para o Modo Aventura (cooperativo)
• 01 mapa de cartas para o Modo Império (competitivo)
• 100 marcadores de Recurso usador no Modo Império
• 81 marcadores de Dano (Modo Aventura) e Recursos (Modo Império)
• 01 manual


O recurso que permite modos cooperativos e competitivos de jogo é o grande diferencial olhando superficialmente o jogo, e enche realmente os olhos, pois é como se estivesse comprando um jogo e ganhando dois.

Outra mecânica muito boa é da criação do herói. embora existam 7 tipos de heróis únicos, eles são completamente customizáveis e vão definir que tipo de estratégia o jogador irá seguir. Inicialmente, o jogador começa com três cartas de habilidades básicas e duas heróicas, e ao longo do jogo vai adquirindo outras. Além disso os heróis sobem de nível, o que é de fundamental importância, pois irá determinar quantas cartas você terá na mão no final do turno. Heróis de nível um por exemplo, permitem que o jogador termine com três cartas na mão no fim do turno.

O jogo pode ser encontrada para venda em www.kalangoanalogico.com.br. Corra lá e garanta o seu!




Este mês teremos o lançamento oficial de RUNICARDS no Saia da Masmorra no dia 19.10. O autor de Runicards, Rovalde Banchieri, estará no evento apresentando o jogo, e fazendo um demonstrativo durante todo o dia. Ele levará algumas unidades para venda no local.

Bom, é isso! Aguardamos você sábado para conhecer Runicards e prestigiar o Saia da Masmorra!

Let's game!

Edson Sorrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário