quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Yggdrasill - Os Nórdicos Estão Chegando!!!



Olá amiguinhos!

Pegando a onde dos RPG's importados que vem entrand com força no mercado nacional, iremos dessa vez,falar sobre o novo projeto da New Order Editora, liderada pelo amigo Anésio Vargas, Yggdrasill.

Yggdrasill foi inicialmente publicado pela francesa 7eme Cercle (mesma produtora de Kult,  3:16 e Trail of Cthulhu), e traduzido para o inglês pela Cublicle 7 (produtora do aclamado One Ring RPG), e agora será traduzido para língua portuguesa pela New Order Editora, que já adquiriu direito de outros RPG's da 7eme Cercle.

Com uma proposta diferenciada, falaremos agora um pouco sobre esse RPG, que terá uma mesa teste no próximo Saia da Masmorra 19.10 com o próprio tradutor.



APRESENTANDO O SISTEMA


Muita curiosidade tem surgido à respeito das regras do Yggdrasill RPG. Toda essa curiosidade é natural, visto que é um RPG recente, não só no Brasil, mas é um lançamento e pouco conhecido até mesmo nos países de língua inglesa. Yggdrasill é um RPG francês e de um tema menos explorado que a fantasia medieval nórdica, porém com algumas mecânicas diferenciadas.

O cenário é fácil de se imaginar, pois todo mundo tem alguma idéia de como seria um cenário nórdico com Vikings, mas mesmo assim o livro básico de Yggdrasill reserva algumas surpresas, com um ótimo detalhamento conceitual.

No Brasil, possivelmente os suplementos do sistema serão lançados em português antes mesmo destes sairem na língua inglesa, pois o trabalho de tradução está bem adiantado. Para vocês terem uma idéia em língua inglesa não saiu ainda nenhum suplemento.

Vamos agora abordar algumas mecânicas do sistema:



1. REGRAS


A rolagem dos dados é bem simples e trata-se de uma modificação muito inteligente do sistema Roll & Keep usado no Legend of the Five Rings. Em Yggdrasil as jogadas de todos os testes seguem a fórmula:

ATRIBUTO d10 (soma os 2 mais altos) + HABILIDADE
Exemplo: teste de vigilância = PERCEPÇÃO d10 (segura os 2d10 mais altos e soma-os) + VIGILÂNCIA
Supondo que o personagem tenha 4 pontos de PERCEPÇÃO e 3 pontos de VIGILÂNCIA o teste ficaria assim:
4d10 (segura os 2d10 mais altos e soma-os) + 3 (p.e. 4d10 = 2, 4, 6 e 8, então resultado = 6 + 8 + 3 = 17
Todo teste é comparado com um número alvo determinado pelo mestre, mas que em geral é 14. Se o resultado for igual ou maior que a dificuldade o teste é um sucesso.

 



2. PERSONAGENS

Os personagens são criados com pontos de criação e são compostos de Atributos e Skills além de vantagens e desvantagens. Eles são baseados em "classes" bem soltas que dão alguns guias de como é o personagem, mas restringindo muito pouco. Muito interessante são as 3 runas que governam o destino do personagem que são sorteadas e vemos que as runas têm um papel recorrente no jogo.

Os personagens têm alguns atributos secundários que são calculados com base nos atributos principais e existem algumas opções especiais para se comprar desde a criação do personagem. Trata-se de manobras de combate e magias.




3. COMBATE

O combate é bem rápido e mortal. O teste realizado segue a formula acima e é comparado com a defesa do oponente. Caso o ataque seja maior que a defesa ele causa dano. O oponente pode ainda tentar uma última defesa sacrificando uma das suas ações para fazer uma esquiva ou um bloqueio.


4. MAGIA

Existem 3 formas de magia em Yggdrasill sendo elas feitiçaria, encantamentos e runas. As magias podem ser usadas tanto para dar bônus aos aliados como para causar penalidades e maldições aos inimigos. Cada estilo de magia tem um sistema próprio de regras tornando-as completamente diferentes e não apenas magias diferentes de um mesmo tipo como as magias de mago e clérigo do sistema D20.




5. OUTRAS MECÂNICAS

Vale a pena mencionar o sistema de renome que cria outro objetivo para os jogadores além de ganhar XP e dinheiro e também o fato do sistema ser muito amigável ao mestre reduzindoade de muitas anotações durante combates, etc.

O sistema de destino também merece destaque é o de destino, que são escolhidas aleatoriamente na criação de personagem, e definem os aspectos positivos e negativos do destino do personagem. O mestre do jogo é, portanto, encorajado, durante o jogo, a encenar o destino do personagem como desenhado pelas runas. As runas utilizadas no jogo podem ser visualizadas nesta página: http://en.wikipedia.org/wiki/Runic_alphabet, mais especificamente no alfabeto Elder Futhark".
Destaque também para o sistema de "pool" de fúria que funciona como forma de  adicionar dados a rolagem dos personagens. 

Outro detalhe que faz toda a diferença é que o livro é completo com um cenário extenso, mitologia, panteão, geografia, história costumes, magias, criaturas e inimigos, equipamentos e uma aventura grande. Sendo assim nada mais é necessário para jogar por muito tempo.



Resumindo, Yggdrasill é um jogo onde você joga com homens de um norte mítico, entre o quarto e sexto século, onde seu personagem pode viver sagas heroicas enfrentando seu destino, com uma mecânica dinâmica que proporciona boa diversão e informação sobre a cultura nórdica!

A fã page do jogo no Facebook é: https://www.facebook.com/Yggdrasillbr?fref=ts

Em breve haverá o início do financiamento coletivo para tradução e impressão do livro básico em português. Espero que o pessoal possa ajudar participando como muitos já fazem com outros jogos publicados via sistema de financiamento coletivo mundo a fora!

Let's game!

Edson Sorrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário