segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Análise Savage Worlds - Parte 1


Oi pessoal, estou aqui para falar sobre um sistema de RPG que tem "tomado de assalto" as mesas de vários eventos, incluindo o nosso querido Saia da Masmorra. Muitos se perguntam como é o sistema, qual sua proposta, e como ele é efetivamente em jogo.


O Savage Worlds (SW) veio para o Brasil há pouco tempo, com uma campanha realizada com muito sucesso através do Catarse. A tradução é de boa qualidade, e o formato e qualidade do livro são ótimas. A Retropunk, editora do Savage no Brasil, promete trazer muitos suplementos para o sistema que estão em tradução, mas o livro básico contém material suficiente para muita diversão!

Proposta do Sistema


Em inglês, os chamados "três Fs" (Fast, Furious and Fun!) são o conceito base do sistema. Ou seja, o foco do sistema é ser Rápido, Furioso e Divertido! O ponto principal que leva ao sucesso do sistema é que ele atinge esses objetivos, através de mecânicas leves, simples e rápidas de aprender.





Esse é o ponto forte do Savage. Desenhado como um sistema genérico (coisa que faz algumas pessoas
torcerem o nariz, infelizmente), ele faz a adaptação de qualquer cenário ser feita de uma forma muito rápida e eficaz, mesmo que às vezes você tenha que mexer um pouco em algumas regras e criar algum conteúdo. Falarei mais sobre isso na segunda parte da análise.

Criação e Evolução de Personagem


Em SW, um personagem possui Atributos, Perícias, Vantagens e complicações. Mas ao invés de usar um sistema de criação por pontos, o SW atribui uma certa quantidade de cada uma dessas características na criação do personagem.

Os Atributos são Agilidade, Astúcia, Espírito, Força e Vigor. Os valores dos atributos são definidos em uma progressão de dados. Os personagens começam com d4 em cada atributo, e podem subir em sequência para d6, d8, d10 e d12. Um personagem inicial pode distribuir 5 pontos para aumentá-los.

As Perícias são várias, mas não é uma lista enorme, são aproximadamente 20 perícias no livro básico. Cada perícia é baseada em um atributo, mas não começa com o dado dele. As perícias começam em d4 -2 (não treinadas), e o jogador usa os 15 pontos disponíveis na criação para subir ao custo de 1 dado por ponto enquanto o dado for menor do que o dado do atributo correspondente e 2 pontos por dado quando excede o dado do atributo.


O personagem começa com uma Vantagem, mas pode adquirir outras, compensando-as com as Complicações. O Jogador pode possuir até uma complicação maior e duas menores. Com a maior ele ganha 2 pontos, e um ponto cada com as duas menores. Esses pontos podem ser usados para aumentar Perícias, Atributos ou adquirir outras Vantagens.


O personagem evolui com pontos de experiência. Em cada sessão de jogo, é sugerida uma premiação de 1 a 3 pontos de experiência, e a cada 5 pontos o personagem recebe um "progresso" o progresso permite que o personagem melhore Perícias, Atributos ou ganhe uma nova Vantagem. Além disso, cada personagem possui estágios (Novato, Experiente, Veterano, Heróico e Lendário) que são atingidos de 20 em 20 pontos de Experiência acumulados. Os estágios permitem que o personagem adquiria certas vantagens mais poderosas, que não podem ser adquiridas durante a criação do personagem.

Sistema Básico


Existem dois tipos de personagens no SW. Os "Cartas Selvagens" e os "Extras". Para realizar um teste, os cartas selvagem rolam o dado atribuído à sua perícia, mais um "Dado Selvagem" que é um D6. O melhor resultado entre os dois prevalece. Os Extras rolam apenas seus dado da Perícia correspondente, sem Dado Selvagem. Todos os Personagens dos Jogadores são Cartas Selvagens. Alguns dos Personagens do Mestre, os que são considerados excepcionais, também são Cartas Selvagens.

A dificuldade padrão do sistema é 4. A cada 4 pontos acima da dificuldade você ganha uma ampliação. Ampliações aumentam o dano no caso de ataques, trazem efeitos extras no caso do uso de poderes, entre qualquer outra coisa que o mestre possa imaginar. As ampliações são muito interessantes no Savage porque o sistema de rolagem permite que o dado "estoure" de forma ilimitada. Toda vez que é rolado o número máximo no dado, o jogador rola o mesmo dado de novo, somando o resultado ao anterior. Isso significa que mesmo um personagem com um dado baixo pode superar uma dificuldade alta ou conseguir ampliações de vez em quando.

Outro ponto chave são os "Benes" (Benefícios) representados da melhor forma por fichas de pôker (na campanha do Catarse os benes eram uma das recompensas). Em cada sessão, cada um dos jogadores começa com 3 Benes. Algumas vantagens (como Sorte, Sorte Grande) modificam o número inicial de Benes. Os jogadores podem utilizar os Benes para rolar novamente qualquer resultado (esse é o uso mais comum), algumas vantagens de liderança permitem compartilhar Benes com as tropas comandadas ou também podem ser usados para absorver dano, entre outros usos.

Conclusão da Primeira Parte

Esse é o básico do sistema, espero que com este resumo consigam observar como o sistema funciona em seu nível mais básico. Na parte seguinte farei uma análise mais profunda de como acontece uma mesa de Savage Worlds e como o jogo funciona na prática, incluindo o sistema de combate, que é muito bom! Até a próxima!

Saudações rpgísticas,
  Antônio "Wizard" Henning

Um comentário:

  1. Cara, realmente o Savage virou meu sistema genérico favorito! Belo post! Parabéns!

    ResponderExcluir