sexta-feira, 18 de julho de 2014

Além de Dungeons & Dragons, quarta parte – D&D? Próximo!

...

 Salve, galera da masmorra! Se o negócio aqui é sair da masmorra, nada mais adequado do que avaliar a que veio a mais recente incursão da Wizards of the Coast dentro do calabouço mais antigo e clássico de que se tem notícia – falo, obviamente, do D&D Next – e, se virmos que não dá pé, por que não darmos uma olhada em alternativas, digo, RPGs de temática fantástica, alguns na masmorra, a maioria, não.

Pois bem. Next em português traduz-se por próximo. Faz sentido, uma vez q o D&D Next (é “next” e pronto, não usarei “quinta edição”, muito menos simplesmente “D&D”, como quer a WoC) é o mais recente membro de uma extensa linha de jogos da mesma família, como todo o mundo sabe. O importante aqui é notar, contudo, não o óbvio, mas sim que próximo denota futuro, um novo membro numa sequência, o que por sua vez implica tudo o que rotineiramente se associa ao novo: acima de tudo, inovação.

Bem. Quem deu uma olhada ou, melhor, quem analisou de cabo a rabo o Next (A edição básica, o PDF grátis) pôde constatar sem a menor sombra de dúvida que, resumindo, nos apresentaram uma versão muito próxima das regras da terceira edição; para ser mais preciso, uma mistura de uma versão simplificada ou “light” dessas regras com uma pitada aqui e ali de ideias tiradas de outras edições.

Não vi mal nenhum nisso. Para quem não conhece o D&D, o Next dá uma boa introdução. E o melhor pra “moral” da WoC como empresa “idônea” é que ela não marqueteou a parada de outra forma: disse desde o início (até onde eu li) que suas intenções eram exatamente essas: fazer uma miscelânea do melhor e mais clássico das versões anteriores e ainda por cima transformar isso num pacote o mais palatável possível para o principiante. Queriam agradar à maioria. Ou algo com esse teor, nessa linha.

O meu ponto, contudo e para reatar a ponta solta do segudo parágrafo lá em cima, é que se esperava um mínimo de inovação em algo tão grande quanto uma nova edição full blown do clássico dos clássicos! Fazer um recap de tudo o que veio antes e ainda por cima simplificar é tornar uma puta edição – a terceira (salve Monte Cook, salve Jonathan Tweet!) – um biscoito água e sal dos mais vagabundos (salve, Balducco! brincadeira J). É – porque não me ocorre melhor expressão agora – uma vergonha para uma empresa desse naipe e para o jogo de que se trata. É estragar a bagaça por razões de mercado e, ainda por cima, razões mal compreendidas, digo, uma edição inovadora (salve, de novo, Monte, Jonas Everway...) poderia até vender mais do que esse biscoito insosso! É até, ainda que essa não tenha sido a intenção consciente da vendidinha da Hasbro (falo da WoC), um desrespeito aos fãs do D&D, especialmente aos veteranos!!

Eu é que não vou jogar essa m&%#@!!!

Brincadeira (com aquele fundo de verdade ;-). Mas reitero: não é de se jogar fora completamente, vale para introduzir o povo inocente que não sabe de nada na paradinha.

Essa é a minha opinião. Tem um povo lá no Facebuque que se juntou a mim e fez coro. Os desarmônicos que se manifestem.

Falando em veteranos, já que a bagaça só faz efeito em gente inocente que não sabe de nada (essa piadinha já cansou, eu sei) – falando em veteranos, o negócio então é apontar alternativas ao Next, se é que existem e se justificam como tais.

Penso especialmente em RPGs que miram o jogador experiente. Algo como o 13 Age e Pendragon, sobre os quais falarei na semana que vem.

Dito isso, WoC, que os erros presentes tornem-se arrependimentos passados e que venha o próximo!

Next!

por Fábio Gullo




4 comentários:

  1. Eles ainda vão manter aquele esquema sacana de precisar comprar 18 livros para jogar?

    Isso é uma das coisas que podiam mudar.

    ResponderExcluir
  2. Você não precisa comprar livro nenhum para jogar.

    A ideia da Wizards of the Coast: você pode jogar baixando o Basic D&D gratuitamente (atualmente há apenas as regras gerais do sistema, mas uma atualização no início de agosto irá adicionar regras para o DM além de alguns monstros icônicos). Esse será o documento usado como default nos jogos públicos do D&D e pode ser o usado na sua campanha.

    Procurando por mais opções para seus personagens? Compre o Livro do Jogador.
    Quer mais monstros e adversários? Compre o Livro dos Monstros.
    Quer criar uma campanha única, com opcionais para transformar o jogo da forma que você deseja? Compre o Livro do Mestre.

    Quanto ao sistema em si: Eu gostei. Muita gente nos fóruns internacionais gostou. Na verdade, a maioria esmagadora gostou, pelo que tenho acompanhado. Vale notar que D&D 5 é o jogo mais comentado no E.N. World, muitos dos ditos grognards americanos (membros da OSR), tem gostado do jogo... Bom, é uma questão de opinião. Eu acho que o jogo tem sim suas inovações. Muito do esforço dessa edição é tornar a atividade de contar histórias mais próxima das regras. A criação de personagens é muito mais interessante do que nas duas edições passadas, as regras são mais simples, o sistema de magia funciona melhor e nada se interpõe entre os jogadores e o jogo. Mas, novamente, uma questão de opinião. Enfim, eu já fiz o pre-order de todos os livros, minha mesa está "mudando" de edição depois uma volta ao AD&D e enquanto estivermos nos divertindo, tá valendo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a 5a edição bem diferente da terceira, acho ela está muito mais parecida com a segunda. E, como jogador de bastante 13th age, posso dizer que ele está longe de ser um RPG para jogar experiente. Na minha opinião, ele é perfeito para iniciantes.

    ResponderExcluir
  4. Cara, o NEXT está mais parecido com AD&D?!?!? É isso mesmo?

    ResponderExcluir