segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sim, Ainda Precisamos Falar sobre Machismo

Qual não é minha surpresa, depois de todo o rolo da semana passada de ver a imagem abaixo (o traço em vermelho é meu, para ninguém sair repetindo essa foto estúpida).



Já passamos, há alguns anos, do período do "Mulher que joga é namorada do mestre", etc.

O número de jogadoras que tem buscado o RPG (e Boardgames) expontâneamente tem crescido, já que os temas relacionados como Fantasia, FC, Animes e afons tem se tornado mais populares. 

Meninas Lêem Harry Potter, assitem animações japonesas, jogam games medievais e curtem musicas, camisetas e afins como meninos.

Nas oficinas que faço de jogos com a molecada uma das turmas tinha, no ano passado, 4 meninas e somente dois guris. Talvez não seja a realidade na maioria dos casos, mas é um indício de que temos de perder essa mentalidade sexista estúpida de que garotas só jogam porque querem agradar namorados, pais e afins.

Pode ser que na média a maioria dos RPGistas permaneçam sendo um publico masculino, mas é inegável que o perfil atual de mercado comporta um leque de gostos e opções que difere, e muito, de como a mídia nos retrata (em geral um bando de punheteiros virgens sem vida social).

Se queremos um espaço de jogo como RPG, não se pode permitir que este espaço seja tomado por um chauvinismo pueril.

Nem em RPG e nem em outros tipos de atividades "nerds". O mundo é meio grande para termos de nos limitar a essa mentalidade tão pequena.

Façam barulho e ajudem a evitar que nossas colegas RPGistas e nerds ainda sejam tratadas como pedaços de carne.

A Humanidade agradece.

Adendo (9/2)
Saiu uma postagem excelente da Natalia Avernus sobre a questão.
Sugiro fortemente a leitura:




3 comentários:

  1. adorei as doze razões. Lindas! A ainda tem gente que não gosta nem de ver!

    ResponderExcluir
  2. Cara, concordo em gênero, número e grau, só que depois dessa vibe a mulherada tá vendo machismo em tudo que é canto... Estive no último RPG Urbano e uma das mestras tachou um cara de machista pq ele não quis jogar com um personagem feminino... Menos, por favor! O problema existe e cabe debate, mas vitimização também acaba exagerando um pouco as coisas. Rolou um debate e realmente a mulherada não está preparada pra falar sobre o assunto. Pessoal escorrega, se contradiz, diz que mulher pode fazer determinadas coisas e homem não...

    ResponderExcluir
  3. Cara, não sei se "elas" nõ estão preparadas. Mas acho que cabe, nesses casos, um pouco de dialogo. Por exemplo, se atese dela e a de que [é machismo não querer jogar com mulheres, cabe a você argumentar, com calma e argumentos, o porque de não achar isso.

    E vice-versa.

    Abraços!

    ResponderExcluir