quarta-feira, 11 de março de 2015

Sabres De Luz: Armas Elegantes Para Tempos mais Civilizados

fonte: Monge Nerd
Ao longo da história de Star Wars e seu Universo Expandido (agora "lendário") diferentes tipos de sabres de luz foram imaginados.

Antes de se falar um pouco deles, é importante se destacar que, ao contrário do que se imagina, eles NÃO foram bolados por George Lucas, mas já eram citados aqui e ali em livros de Ficção Científica e Fantasia muitas décadas antes.

A história "KALDAR: WORLD OF ANTARES" (Edmond Hamilton), por exemplo, já tem alguma coisa nesse sentido, vbem como em histórias de Fritz Leiber e Larry Niven. No entanto, meu chute é que as inspirações para o Sabre de Luz e a Ordem Jedi tenham vindo, possivelmente, de Isaac Azimov (na série Lucky Starr, que por sinal não li, mas fiquei curioso), e, mais fortemente como candidata, a história "Pastel City" de 1971 (M. John Harrison) onde existe uma ordem de cavaleiros protetores de um império galáctico.

Nada disso desabona o uso dos Sabres de Luz em George Lucas, até porque, mesmo ele foi devidamente copiado em vários filmes posteriores (como Star Crash e seu inverossível "jedi like".

O fato é que os sabres de luz, originalmente, eram espadas laser, somente, por si só já muito bacanas e que davam um excelente clima "Space Opera" para o "Star Wars" original, tanto que a arma ainda é o simbolo máximo dos Jedi e de Star Wars até hoje.

Como é construído:

O sabre é formado por diferentes peças e acessórios, como uma bateria, mas seu principal - e mais raro - componente, é um cristal que seria  o coração de um Sabre de Luz.

As histórias tendem a reforçar a idéia de que somente um jedi em conexão com a Força pode construir um (o que acho, pessoalmente, uma bobagem). Seja como for, a idéia é que o cristal se conecta ao sabre do mesmo modo que o Jedi se conecta à força, e somente um estudante que já tenha adquirido alguma experiência poderá montar um.

Há muito bla-blablá a respeito de significados diferentes de cada cor de lâmina para cada especialçidade de Jedi, mas acho que pela raridade dos cristais, e sendo que cada um deles teria uma cor diferente, minha supressão de descrença não me permite chegar a esse ponto de chatice. Há um bom resumo disso na Wookipedia, e recomendo a leitura.

A primeira história a tratar do assunto é a fraca "Sombras do Império" que além do chato Dash Randarr (um "Han Solo" genérico) tenta fazer um link entre o segundo e terceiro filmes da trilogia clássica. (Tem coisa aproveitável lá, mas não se empolguem demais, que a historinha é meio fraca).

Na história Luke arruma uns cristais (não lembro mais como) e aprende, na marra, a construir um sabre usando sua conexão com a força e deduções lógicas.

Diferentes Estilos de Esgrima:
O universo Expandido de Star Wars cita as famosas "Stes Formas", estilos diferentes de combate com "lightsabers" que indicariam táticas e usos diversos para os sabres de luz.

Os estilos, nomeados de Shi-Cho, Makashi, Soresu, Ataru, Shien/Djem-so, Niman e Vaapad são descritos de forma genérica (por exemplo a forma V, Shien, é descrita como um estilo de combate especializado em rebater blaster, etc). Há muito material a respeito dos estilos, com diferentes ênfases e soluções, mas sempre usando material oficial de base. Recomendo ESTE LINK como ponto de partida para quem quiser entender um pouco mais.

A base cinematográfica dos estilos, no entanto, é o Ken-do. sobretudo no estilo de Vader, cuja armadura traz dificuldades de movimentação similares a de uma armadura feudal japonesa (não lembro onde li isso, desculpem a falta de referência aqui).

Nenhum estilo fala especificamente do uso de dois sabres o mesmo tempo, e meu chute é, que isso precisa de uma revisão porque na série clássica Luke usou duas para enfrentar uma Sith com um chicote,  Kana Jarrus usa dois em um momento de Star Wars Rebels (sem spoilers para além disso), Anakin usou doi na Nova Trilogia, e a assassina Asaj Ventress usa dois todo o tempo, sem falar em um certo espinhudo Zabrack em um dado momento das Clone Wars (animação 3d).

O vilão "Inquisidor", da série "Star Wras Rebel, parece ser um esgrimista formidável e conhecedor das qualidades e falhas de diferentes estilos.

Formas em RPG:
Não manjo necas do sistema traduzido pela galápagos, apesar de jogar, e menos ainda de sistemas que usam o D20, então não posso falar muito deles, mas posso ajudar um pouco aos que usam o D6 nesse sentido. (Já tenho pronto material e mando para cá nos próximos dias).


E finalmente: DIFERENTES ESPADAS:

Há uma enorme diversidade de sabres de luz no universo SW. Mesmo no modelo básico, com uma lâmina apenas, há variantes de empunhadura que são dignas de nota:

Sabre básico: Empunhadura clássica, com diferentes desigs, mas com mesmo efeito prático. Usada por Jedis como Luke Skaywalker, Vader, Obi-wan, etc.

Sabres Antigos: mais de 1000 anos antes da saga clássica, sabres de luz eram abastecidos com um fio em uma bateria presa à cintura.

Cabo curvado: Usado por Dooku e Asaj Ventress, é um sabre mais estiloso e que permite um tipo de pegada diferenciado. Este sabre parece ser mais adequado ao estilo "Makashi", dado a flexibilidade que ele fornece.

Estilo "Tonfa": Outra variante mortal nas mãos de um especialista, Aparentemente usado melhor em pares.

Lança-Sabre: Um cabo longo de empunhadura, mas com uma lâmina normal na ponta. Uma variável seriam as "long-handed", espadas com empunhaduras bem maiores, ainda que não do tamanho de uma lança.

Lightclub: Um sabre de base comum, mas com uma lâmina bem maior, com cerca de 3 metros de comprimento.

Dualphase: Uma espada que poderia apresentar dois tamanhos diferentes de Lâmina de energia. Pelas descrições é uma forma em desuso e era mais utilizada para duelos, como fator surpresa, em tempos idos da Velha República.

Sabre de Treinamento: Aparentemente um sabre que não causava dano, usado para padawans iniciantes.

Lightwhip: Um chicote, usada pela personagem Darth Sith Lady "Lumyia". Basicamente um cabo de energia cortante e mortal. Luke em uma aventura clássica, precisa improvisar com dois sabres para conseguir bater esta arma.

Lightfoil: uma espécie de sabre de luz mais fraca usada por não - usuarios da força (nobres em geral).

Sabre de Luz Duplo: O famoso sabre de luz de Darth Maul, (entre outros usuários). Este sabre permite ataque e defesa simultâneo e tem uma base maior que a de um sabre padrão.

Sabre Curto: O sabre usado por Yoda. Mais curto (e no RPG D6, menos poderoso) porém mais leve.

Sabre de Punho: Sim, parece que existe uma versão "wolverine" de sabres de Luz

Sabre de Punho 2:  Feito de gozação em um "anime anos 80-like" do youtube, é uma brincadeira com a mão perdida de Luke Skywalker sendo substituida por uma lâmina. Achei a idéia tão bacana que, mesmo não sendo oficial, incuí na lista.

Sabre-duplo giratório: É o sabre do Inquisidor em Rebels. Não apenas é duplo como aquele treco gira em alta velocidade. Uma arma bem bolada e mortal.

Sabre-Espada: Visto (e criticado) no trailer do próximo Star Wars, é um sabre que tem dois "sabrinhos" de luz saindo para proteger seu portador. Uma espada um pouco mais longa e, possivelmente, pertencente a um Sith.
----

Spoiler Alert: O Sabre de Ezra:
O sabre do guri tem uma coisa bem bacana:
Não apenas pode ser usado como sabre, mas também tem uma arma de pulso. O dano é atordoante, não-letal, mas é uma ideia bem bacana. Como diz o mestre dele no desenho "Por que não pensei nisso antes?".




Faixa-Bônus: A série com o personagem David "Lucky" Starr (nome parecido com o de certo jedi conhecido, não?) também é conhecida por ter sido, aparentemente, onde as famosas "três leis da robótica" apareceram. Vale a pena dar uma espiada nos livros, eu creio, e na página da WIKIPEDIA para saber um pouco mais.


Um pouco da bibliografia consultada:

http://starwarsgalacticconflict.b1.jcink.com/index.php?showtopic=26
http://starwars.wikia.com/wiki/Main_Page

Brega Presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário