quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aventuras One-Shot

Aventuas one shots

Fala pessoal um tempo sem postar devido a falta de tempo, mas já correndo atrás do prejuízo rs, hoje vou dar aquela dica de mestre para aventuras oneshots

1-Escolha o sistema que vai mestrar, leia o máximo que puder sobre as regras, escolha as que mais lhe agradarem e se livre das que você não gostar, nunca permita que elas atrapalhem a narrativa. E nunca, NUNCA mestre para um "advogado de regras" sem um porrete à mão. Faça um resumão das regras e leve-o sempre com você, e deixe as páginas marcadas no livro (conhecer as regras é importante para que em nenhum momento a narrativa seja prejudicada).

2- Crie sua ambientação, o local onde vai se passar a aventura, faça mapas, faça descrições do cenário. Faça uma sinopse da aventura, tente manter tudo na mais perfeita ordem. Leve sempre um Macro consigo, são as idéias gerais que guiam a aventura (isso é de grande ajuda para o mestre não perder o controle da mesa). Deixem os seus jogadores fazerem o que QUISEREM, aí está a graça do RPG, evite ao máximo intervir na vontade dos jogadores

Dica do Paulo Jr.:

"Muita mestre gosta de levar para mesa uma história aberta ao invés de uma aventura linear. Existem bons motivos para se fazer isso, aventuras muito lineares e fechadas não têm a menor graça,mas eu sempre tive dificuldades de administrar aventuras muito abertas. Com isso acabei pegando a manha de inserir aventuras fechadas em ambientes abertos, de forma que elas continuam sob seu controle sem que os jogadores se sintam frustrados com isso."

Crie seus NPC's (faça suas fichas e um breve histórico e insira-o ao seu cenário), não tenha medo em utilizar NPC's já usados que deram certo em outras oportunidades

Deixe as fichas dos personagens dos jogadores prontas, com um breve histórico do personagem. Deixe que os jogadores escolham o personagem com quem mais simpatizarem. (Isso faz com que o jogo seja iniciado rapidamente) Faça personagens um pouco mais fortes do que o normal, como você terá em geral jogadores que não conhecem o sistema, pode evitar algumas mortes desnecessárias, não permita que personagens morram desnecessariamente por azar nos dados, não coloque os personagens uns contra os outros (isso se torna interessante em campanhas mais não em one-shots)

Incentive que o jogador interprete seu personagem, para que este se apegue a ele e premie (de alguma maneira) os jogadores que interpretarem bem seus personagens.

Seja pontual nos encontros, isso lhe dará tempo para aprontar tudo antes que todos os jogadores apareçam, o mestre tem que ser o exemplo da mesa.

Lembrando que o mais importante de tudo é: SE DIVERTIR

Por Heigbertg, Almirante das Forças Terrestres (Vulgo Leandro Parejo)



2 comentários:

  1. Ao contrário do que muita gente pensa, aventuras one-shot dão muito mais trabalho para mestrar do que campanhas.

    Numa campanha vc tem um trabalho prévio muito maior mas, uma vez estando tudo arrumadinho, o trabalho que vc tem entre as sessões é mínimo.

    Se vc gostar de one-shots com frequência, a cada sessão vc precisa começar do zero, com personagens novos, temas novos e muitas vezes um sistema novo. Isso dá uma trabalheira da porra.

    Paulo Jr.

    ResponderExcluir
  2. Um outro truque interessante para one-shots é deixar dois ou três encontros extras reservados, caso alguém comece a se afastar muito do plot. Assim esse cara vai ter alguma coisa para fazer.

    ResponderExcluir