sexta-feira, 30 de julho de 2010

"Desficcionalização"



Defictionalization:
n. When a product or object from a movie, book, or other fictional source is made in the real world. —defictionalize v. (http://www.wordspy.com/words/defictionalization.asp)

Aprendi esse termo esses dias. Basicamente, é o exemplo máximo da vida imitando a arte.
Trata-se do processo de trazer ao "Mundo Real S.A.", produtos, empresas e afins que se originaram em alguma obra de ficção.

O conceito é interessante e ainda não sei se acho isso legal, ou se a é a prova definitiva de que um meteoro de bom tamanho caindo no nosso planta em uma quinta-feira qualquer não é uma idéia tão ruim.

Por hora, no entanto, prefiro curtir a brincadeira.

Alguns exemplos de "Desficionalização" (tente dizer isso rápido enquanto bebe uma garrafa de True Blood).

OCP: http://omniconsumerproductscorporation.com/
Sim, existe uma empresa em São Francisco, firmemente empenhada em trazer e produzir produtos inspirados em obras de ficção.

Chocolates Wonka: Não lembro qual foi a empresa (acho que a nestlÉ), mas existem chocolates Wonka de verdade a venda fora do Brasil (ganhei um quando comprei o filme em DVD para meu filho, e acredite, era muito bom).

A Colônia "Sex Panther Cologne" do filme "Anchorman" (que não assisti) http://www.sex-panther.com/

Na internet é facil achar propagandas para produtos das empresas Veidt (de Watchmen), o que, se não é desficcionalização, bate na trave.

O Endereço de Sherlock Holmes: 221B Baker Street - era um endereço que Conan Doyle inventou, mas uma das casas, que agora abriga um museu dedicado ao detective, mudou o numero anterior e agora existe de verdade.

Energético Brawndo: (http://www.brawndo.com/) a bebida energética de "Idiocracia" (e que quase causou, por diversas razões, a extinção da raça humana, 500 anos no futuro) agora existe.
Beba Brawdo, o isotônito mutilador de sua sede.

Tru Blood: http://www.trubeverage.com/ Uma bebida que vem em uma garaafa igual a do seriado. Não é sangue de verda, claro, mas é bacana.´

Só para citar dois exemplos brazucas: tinhamos na década de 80 o "Planeta Diário", que era um jornal de gozação feito pelo pessoal do Casseta e Planeta,

Também tivemos, na primeira versão da novela "Yi Ti Ti" o batom "Boca Loca" (com a reedição da novela, quem sabe, veremos isso novamente).

E o que isso tem a ver com RPG???
Diretamente? Nada, ainda.
Mas fico, pessoalmente, imaginando como seria um Necronomiccon (quem sabe, editado, quem sabe, por uma editora associada a Pentex do Mundo das Trevas).
Ou uma Katana de titânio com a logomarca da Arasaka, ou quem sabe, um colete a prova de balas fornecido pela Ares a seus melhores clientes? Eu não ficaria chateado em ver um Carro do Batman (de Batman Begins) andando pelas ruas.
E, no dia que inventarem uma faca "sabre de luz" para cortar pão, juro que compro.

Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário