domingo, 6 de março de 2011

This Old Haunted House: resenha

Há algum tempo, a Chaosium, que publica o Call of Cthulhu, vem publicando as chamadas monographs, onde um ou mais autores externos preparam um livro completo para um dos jogos da empresa, e esta os publica em papel e/ou .pdf.

No meio das monographs há coisas boas e ruins, mas duas delas me suprenderam: são This Old Haunted House e This Old Haunted House, Too.

Os livros são apenas uma coletânea de plantas para casas antigas, no total de 25 por livro, no período de 1640 a 1930. Ou seja, casas tipicamente associadas a assombrações.

Em termos de cenário, os livros são pobres. O primeiro tem uma linha do tempo com alguns comentários sobre arquitetura americana, e o segundo algumas dicas de descrição para dar o ar "assombrado" para as casas.

Porém, apesar da simplicidade, os livros são úteis, pois normalmente em aventuras que envolvem casas mal assombradas, estas são grandes, e um leigo preparar uma planta destas não é fácil.

Além disto, as plantas podem ser usadas para outros jogos, de terror ou não, especialmente se levarmos em conta o período de tempo extenso que os livros cobrem. Se você precisa de uma grande casa, com um jeitão antigo (embaixadas, palacetes, casas de fazenda...) é fácil utilizar uma destas.

As plantas são de fácil leitura, apesar de os sinais gráficos (portas, janelas, escadas...) não serem legendados.

A dupla de livros não apresenta grandes defeitos. Em algumas casas a planta não ser acompanhada de uma imagem do exterior do imóvel. Além disto, achei que o segundo livro acrescentou muito pouca coisa. Quem tem um deles, pode dispensar o outro sem problemas.

Plantas mais modernas fazem falta, mas para ser justo, esta nunca foi a intenção do autor, e nem combinaria com os títulos (...Old Haunted House...).

Assim, compra recomendada, com poucas ressalvas.

Igor

Um comentário:

  1. Parece ser uma boa dica pra galera que gosta de mestrar aventuras de terror. Principalmente para mestres inexperientes

    ResponderExcluir