segunda-feira, 16 de maio de 2011

Manifesto Transhumanista


Alguns jogos de RPG como "Cyber-Punk 203X" Aka Cybepunk V3, e sem duvida, o excelente Eclipse Phase, usam este conceito, mesmo que não perceba ou não o nomeie assim.


Segue então uma tradução do "Manifesto Transhumanista", ou , como a tradução do site transhumanista.no.sapo.pt/declarar.htm chama, Declaração Transhumanista. Pode ajudar mestres a saberem um pouco aonde estão se metendo, hehehe.





DECLARAÇÃO TRANSHUMANISTA


I: No futuro, a tecnologia vai rapidamente mudar a humanidade. Nós prevemos a viabilidade de redesenhar a condição humana incluindo parâmetros como a inevitabilidade do envelhecimento, limitações das capacidades intelectuais do Homem e da máquina, sofrimento e o nosso aprisionamento no planeta Terra.




II: Pesquisas sistemáticas devem ser feitas para se compreenderem esses desenvolvimentos futuros e as suas consequências a longo prazo.


III: Os Transhumanistas pensam que, sendo geralmente abertos e receptivos a novas tecnologias temos melhores hipoteses de as usar em nosso próprio proveito, do que se as tentarmos banir ou proibir.



IV: Os Transhumanistas defendem o direito moral daqueles que pretendem usar esta tecnologia para expandir suas capacidades intelectuais, físicas e para expandir seu controle sobre a natureza. Nós procuramos um crescimento pessoal para além de nossas limitações físicas.


V: Os Transhumanistas apoiam um humanismo cientifico. Ao planear o futuro é obrigatório ter em consideração a possibilidadede um progresso tecnológico dramático. Seria trágico se os enormes benefícios potenciais falhassem em se materializar por causa de tecnofobia ou proibições desnecessárias. Por outro lado, também seria trágico se a vida inteligente fosse extinta devido a algum desastre ou guerra envolvendo tecnologias avançadas.


VI: É necessária a criação de uma ordem social onde criações responsáveis possam ser implementadas. Apesar de a maioria dos transhumanistas acreditarem na liberdade pessoal e no bem-estar de todos os seres inteligentes, o transhumanismo não apoia nenhum partido ou ideologia política em especial.


===


Ps1: Para quem se interessa no tema autores adicionais e paralelos, sugiro textos de Donna Haraway (em especial os relacionados aos conceito da Antropologia Cyberpunk) e o livro de Umberto Galimberti "Psyqué e Techné".



Ps2: Minha intenção era colocar TAMBÉM aqui um manifesto pos-cyberpunk, mas o site que encontrei foi relatado como "site malicioso", então vou adiar uns dias sua postagem.


Ps3: quem tiver um bom inglês, sugiro que procurem no youtube "The Transhumanist Manifesto".




Brega

4 comentários:

  1. Muito interessante, e não só no sentido rpgístico. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Brega você se sentiria melhor no mundo do Blade Runner, não é verdade???

    ResponderExcluir
  3. Pedro, pior é que não.

    Gosto do humor negro da coisa, mesmo.

    Mas que uma ou duas belas replicantes me fariam feliz, isso lá é.

    :O)

    ResponderExcluir
  4. Que tipo de recomendações bibliográficas, ou meramente de pesquisa geral, voce me recomenda para um estudo aprofundado do trans-humanismo? Eu pessoalmente estou procurando associar filosoficamente o materialismo de nosso tempo com o trans-humanismo quanto conceito geral. Agradeceria qualquer contribuição.

    ResponderExcluir