quinta-feira, 2 de junho de 2011

Estória do RPG: Tomo II

RPG e Suas Contribuições Para as Primeiras Civilizações:

Como todos deveriam saber, o RPG teve uma marcante guinada de 360º (ou seja, ficou na mesma) com o surgimento das primeiras cidades.
Tendo em vista que os Antigos Mestres do Tacape (MT) roubavam muito, a escrita passou a ser uma forma de dar alguma garantia aos jogadores que as regras eram as mesmas do encontro anterior, bem como técnicas de arte, que eram fundamentais para os primeiros ilustradores
(Pitágoras, o primeiro Nerd)

As Primeiras Tentativas das Civilizaçõs Antigas:
Os povos do Mediterrâneo criaram os primeiros proto-RPGs conhecidos, salvando em escritas de barro e argila suas criações. Lá, o RPG era, considerado uma dádiva dos céus, e sua prática feita apenas por sarcedotizas ou mulheres influentes. Já com os egípcios, os primeiros esboços para jogos de dados,e amavam tanto a idéia que as pirâmides em homenagem aos dados de 4 lados (como rolar uma pirâmide era meio complicado, eles fizeram ela com os 4 lados aparentes- garanto que vocês não sabiam disso!).

Na China, surgiam os primórdios de miniaturas para wargames, fato conhecido pelas estátuas do Imperador Xiam, mas eram pouco práticas de serem carregadas em eventos e convenções, e, com um sorriso amarelo, a idéia foi abandonada por lá.


Grécia: Berço do RPG Ocidental: (aka GURPS Greek Universal Reference Pittomaiconian System)
Pitágoras, o primeiro Nerd conhecido da história, entre os gregos, desenvolveu a matemática pela necessidade premente de se jogar Gurps, um sistema que desafia até hoje os matemáticos.
Heráclito escreveu os primeiros livros de história com personagens overpower, com semi-deuses como Apolo (Guerreiro nível 100),
Na época, Prometeu foi acorrentado por Zeus, segundo as lendas, por ensinar aos homens a fazer downloads de livros pela internet.
Mas foi somente com as peças em homenagem ao Deus Dionísio que os primeiros Cosplays tomaram um rumo. Como já era padrão na época, mulheres tinham mais o que fazer e não achavam a menor graça em RPG, preferindo a leitura de Mangás.

Sócrates encantou os atenienses com sua forma indie de mestrar, que evitava o uso de livros de regras gigantescos e induzia (atravéz da maièutica,) seus jogadores "advogados de regras" a deduzirem que apenas sabiam não sabiam de nada, e assim, começarem mesas muito mais divertidas. Como Sócrates valorizava a Deusa Mnemosine, guardiã da memória, suas mesas e sistemas só chegaram aos nossos dias atravéz de escritos realizados por terceiros.

Platão, grande sistematizador do RPG até os dias de hoje, avançou um pouco as idéias de Sócrates sobre o tema, demonmstrando haver um "mundo das idéias perfeitas" (como o enredo de uma aventura criada por um mestre) e o mundo imperfeito, este que nós vivemos, e no qual jogadores @@###$%&*! com tudo ao fazerem as coisas mais idiotas do mundo e imprevisíveis, mesmo dentre os ´sabios dentre os sábios. A Alegoria da Caverna nada mais é do que um desabafo de Platão sobre como os energuminos jogadores enxergam apenas as sombras de suas mirabolantes concepções. E sim, Platão era um pouco megalomaníaco, eu acho. Ainda assim, brilhante.É celebre, por exemplo, sua Obra, "O Banquete", onde em uma mesa com diversos filósofos, cada um à sua maneira, como louvam os Deuses do RPG.

Dos gregos vem o conceito de "Deus Ex Machina", que em termos gerais é quando um mestre salva a pele de seus aventureiros colocandoum deus mais poderoso no enredo que os impeça de virarem churrasco persa.

Por fim, os espartanos, que valorizavam tanto culturalmente apetrechos de RPG que diziam aos seus filhos "Voltem carregando seus escudos, ou voltem sobre eles".
(E ok, chega de falar de gregos, que essa foi a pior!)


Roma e o surgimento das Campanhas:
Entre os romanos, Julio Cezar, que era um mestre para todos os jogadores, e um jogador para todos os mestres, é famoso por sua frase “Alea Jacta Est” (“os dados estão lançados”).
Os "jogos romanos" em locais como o Coliseu, foram os percursores de Live Actions mais bem elaborados, mas um pouco menos sanguinários que os de nossos dias.
Roma caiu, séculos depois com a invasão de bárbaros jogadores de Cards, que não deixavam espaço e mesas para os Romanos jogarem RPG em paz em eventos diversos.

Começou a seguir, um longo período histórico de Trevas, que culminou na imposição de sistemas universais de forma violenta, (e sobre a qual falaremos em mais um ano ou dois de blog, se mantivermos a frequencia de atualização deste treco).


Tio Brega Presley, trazendo iluminação para vocês, seus bárbaros!

2 comentários:

  1. orra! Como esse texto tem erros de português!

    Não dá pra entender nada!

    Se quiser eu faço uma revisão e te envio por e-mail.

    ^^

    ResponderExcluir
  2. E de digitação. Fora os que já tirei antes de publicar.

    Só piora o fato de eu escrever quando estou com insonia e minha atenção para "detalhes" ser menor.

    Vou revisar e prometo caprichar mais.
    Valeu o toque.

    Abraços.

    Brega

    ResponderExcluir