quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Coisas Retrô: Donkey Kong e Old Dragon

Donkey Kong: Esse joguinho que fez história era  o "Nintendo DS" de minha geração (sim sou um velho caquético de 38 anos) lá pelos meus 9 ou 10 anos.

Video-game só se fosse ATARI e relógio digital era  o máximo. Relógio CASIO com calculadora era  o sonho de consumo da petizada.

Como descobri um emulador on-line do joguinho repasso para vocês, porque é a coisa mais "old School" que consigo lembrar. E, acreditem, na era pré game-boy isso era totalmente viciante.


O que fala muito sobre minha geração... (fazer  o quê?), hehehe.

Antes disso haviam alguns "joguinhos" de uma só tela, igualmente simples.
Eram todos em branco e preto, com um som sofrível, com um som deploravelmente simples (ainda assim, impressionante para os padrões da época) e comandos simples.
Um jogo de duas telas era algo tão revolucionario quanto um game 3D hoje.

Quem nunca experimentou sugiro a experiência:
http://www.handheld.remakes.org/online/java/donk/donk.htm

Computador era algo que precisavamos programar "na mão" cada vez que queríamos jogar algo, e eram jogos para os padrões de hoje completamente bobinhos.

Em um período assim um RPG "lá fora" (aqui, em 1983, nem mesmo tinhamos ideia de que existisse algo assim no Brasil, com rarissimas exceções), era algo simples para os padrões atuais. D&D, agora relançado em uma onda retrô pelo pessoal da "Old Dragon" pode ser uma experiência interessante não apenas para quem já conhece o cenário e as regras, como para quem nunca conheceu.

Também recomendo a nova geração experimentar ao menos uma mesa de "Aventuras Fantásticas" (há um texto bacana começando aqui: Aventuras Fantásticas) , primeiro RPG que experimentei, bem simples, mas ainda assim divertido de conhecer.

Afinal, conhecer como era um RPG e como cenários e sistemas evoluiram ajudam o jogador a entender não apenas como e porque algumas decisões editoriais foram feitas, mas até mesmo o porque de sacadas como o "antigo" mundo das trevas ter feito o sucesso que fez (e ainda fazer), e, quem sabe, abrir um pouco o questionamento dos jogadores mais novos para a pergunta:

"E Então, o que falta fazermos, a partir de agora?".
Cada geração que apresente sua resposta.

Brega

4 comentários:

  1. fala brega! vc acredita que eu tenho este livro na minha estante? rpg Aventuras Fantásticas, realmente é fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe

    Acredito.
    Foi o primeiro RPG que joguei, ja mestrando de cara.
    Mas considero que "perdi a virgindade" com cyberpunk 2020, que jogo e mestro até hoje.

    O meu "Aventuras" comprei junto com um amigo, e no vai e volta do livro ele sumiu. Guarde o seu com carinho que é uma raridade histórica.

    Brega

    ResponderExcluir
  3. Brega, não somos velhos somos "Old School". ;)
    Também tenho o Aventuras Fantásticas "Capa Preta" (era como o chamávamos) e tenho um Mario Bros (Game & Watch). Minha mais preciosa reliquia. :)

    ResponderExcluir
  4. Risos.
    Verdade Kbeça.

    Eu tenho saudades é do meu joguinho "Western Bar" da cassio.

    ResponderExcluir