sábado, 10 de dezembro de 2011

É preciso Seriedade em Eventos: Tagmar 2 no Rio

Olha, nada contra  o pessoal do Tagmar no geral, que sei há quantos anos eles lutam com garra pelo sistema deles, que é bom e interessante.

Mas tem algumas coisas que não podem ocorrer, não apenas porque desmerecem este esforço, como também podem colocar em risco a credibilidade de terceiros que apoiam este tipo de atividade e o RPG nacional.

Hoje, 10/12 sai de casa 9 da manha com uma chuvinha chata e frio, levando meu filho de 10 anos, ambos empolgados  para ir na primeira parte do evento "Dia Tagmar" aqui no Rio de Janeiro.

Qual não foi minha surpresa ao chegar lá e descobrir que o evento havia sido passado para as 14:00, sem qualquer comunicação no site sobre a mudança, nem um representante qualquer da organização para esclarecer. Não fosse  o pessoal da loja estar bem informado nem mesmo teria sabido o que ocorrera e perderia talvez mais uma hora esperando alguém aparecer. Fomos embora.

Além disso divulguei aqui no blog os horários do evento, em mais de uma oportunidade, bem como em redes sociais e, espero, eventuais leitores do blog estivessem melhor informados. Outros blogs, pelo que sei, também não estavam informados do horário correto.

Como resultado tive um filho decepcionado, um autor de blog que já foi mais sereno, e uma imopressão de que algumas coisas precisam de mais seriedade no mercado nacional, seja divulgando materiais gratuitos ou não.

Há uma diferença em pequenos atrasos, aos quais mesmo os mais pontuais estão sujeitos, para uma mudança de horário e planejamento que não seja devidamente informada, nem mesmo no site oficial.

Deixo portanto minha queixa pública aos organizadores do Dia Tagmar aqui do Rio que não atentaram a isto, queixa esta que precisa ser entendida como construtiva, e, espera-se, única.

Abaixo deixo imagem retirada do Site http://www.tagmar2.com.br/ , com informação datada de 9/ 11/ 2012 (ontem) com o horário das 10 - 18:00 de hoje para o evento.
Volto a dizer que o sistema é de qualidade e bem feito, mas que não concordo com este tipo de atitude apresentada pelos organizadores.
 Isso "queima" o filme não apenas de quem atua diretamente na divulgação, mas de quem, de boa fé, procura ajudar.

Também deixo claro que a opinião aqui expressa não necessariamente se extende a outros autores ou organizadores do Saia da Masmorra.

Acho que é isso.

Brega

18 comentários:

  1. Lá continua dizendo que era as 10h. Bem, dei sorte de não poder ter ido. Minha mulher ficou doente e tive que ir no hospital visitar o pai da amiga dela.

    É uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei como foi a partir das 14:00, se foi bom, se foi no horário ou não.
    Só sei que sai de lá quase 11 horas da manha e nenhum tipo de informação dos organizadores havia sido dada, portanto imagino que realmente o horário era mesmo o das 14:00.

    O complicado é que isso entre outras coisas é assumir o risco de quepessoas compareçam e se simtam desestimuladas a conhecer este RPG ou a comparecer a outros eventos qualquer.

    E não estamos no Brasil exatamente com jogadores de RPG de mesa caindo pelas bordas.
    É um desrespeito, ainda que não-intencional, não apenas com jogadores do Rio, mas com organizadores de outras cidades que tenham mantido seus cronogramas.

    Brega.

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei não indo no de SP, acabei me esquecendo do evento. Espero não ter tido isso por aqui também.

    ResponderExcluir
  4. Complicado, principalmente que os eventos que estão ocorrendo para comemorar os 20 anos de Tagmar estão sendo organizados por fãs em diversos locais. Aqui no RN, ele está em anexo a nosso evento, a Mostra Lúdico-Narrativa, que será entre dias 15 e 17 de dezembro. As mesas de comemoração serão no dia 17, concomitante ao evento.

    http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/evento/venham-conhecer-a-mostra-ludico-narrativa

    Acho que foi um caso em separado e infeliz. Seria legal o pessoal que ortanizou se manifestar aqui ou no site do Tagmar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. De novo, que fique claro, minha crítica é exclusiva e pontual ao ocorrido hoje no Rio.
    Não quero "detonar" um empenho de duas décadas por causa de um unico ocorrido, nem aqui nem no resto do país.
    Muita gente vai não apenas jogar Tagmar, mas jogar RPG em eventos assim, e jogadores, sobretudo novos, são objeto a ser tratado com carinho e respeito.
    Não acho os organizadores do Rio "um bando de incompetentes". São todos maiores de idade, vacinados e jogam, no minimio, a tanto tempo quanto eu, se não, mais.
    Acho que faltou sensibilidade no ponto acima explicado.

    É o tipo de critica necessária para que não ocorra novamente, em Tagmar ou em qualquer evento, e não para se "crucificar" alguém.

    Brega

    ResponderExcluir
  6. Ps: Nem mesmo sei como foi a tarde do evento, e minha torcida é que tenha sido legal. Há bons motivos para achar isso.

    O problema foi não fazerem o evento iniciando no horário previsto, e só aqui no Rio.

    Isso não muda minha admiração pelo sistema, não muda meu respeito por quem o criou e por quem o representa hoje. Mas, exatamente por ser um RPG "icone", uma situação como esta não pode ser deixada sem crítica, que, como também comentei é "dura", mas se propõe construtiva.

    Brwga

    ResponderExcluir
  7. Acabei narrando numa mesa de SP... Nove horas da manhã já estávamos na biblioteca... A mesa que organizei começou a rolar lá pelas 11 e acabou somente às 16:30... Tirando uma pequena pausa para almoço (esfiras do Habibs engolidas meio que as pressas)o tempo foi de puro jogo...

    ResponderExcluir
  8. Nós do supernerds também anunciamos o evento, mas tinhamos todos nossos integrantes comprometidos com compromissos inadiáveis, faço minhas palavras as do Diogo Moreira. Dei sorte, porque se eu tivesse ido e levado meu filho, eu ficaria um troll, quer dizer, uma fera!!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Fui um dos organizadores do encontro em SP, e só fiquei sabendo do ocorrido pelo site de vc´s.
    Concordo com a reclamação, é justa e coerente, não teve o objetivo de "crucifica" ninguém, meus aplausos a vc Brega.
    Peço apenas, que, dêem a oportunidade dos responsáveis se retratarem.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal,

    infelizmente o que aconteceu foi um atraso no inicio. Cheguei as 11:15 e ninguém da loja tinha informado que havia chegado gente antes. Não havia neste horário nenhum jogador esperando.

    A primeira mesa começou as 12:30 (hora que chegou os primeiros jogadores) e a segunda mesas começou as 14:00. O evento foi bem legal.

    Tivemos problemas também com 3 mestres que por problemas pessoais não puderam ir. Sei que não justifica, mas todos do projeto Tagmar 2 são voluntários e as vezes as coisas não saem como pensamos.

    Em nome do projeto Tagmar 2, peço sinceras desculpas pelo ocorrido.

    Att,

    Marcelo Rodrigues
    Coordenador do Projeto Tagmar 2

    ResponderExcluir
  11. Uma observação importante: não alteramos o horário do evento, o que houve foi um atraso por parte da equipe. Com certeza alguém deu a informação errada que o horário tinha sido para as 14:00.

    ResponderExcluir
  12. @Marcelo Rodrigues

    Quer que coloquemos seus posts como um tópico no blog?

    ResponderExcluir
  13. Acredito que confundiram o "atraso" com o horário do evento em Fortaleza, que começaria as 14:00.

    ResponderExcluir
  14. Marcelo e demais organizadores:

    No meu entender houve um enorme atraso, sem qualquer ação no sentido de avisar o pessoal da sede sobre isso.

    Saí de lá quase 11 da manha, com filho pequeno, sem qualquer tipo de informação segura sobre o que estaria ocorrendo.

    Como disse acima e repito: É CLARO que isso não desfaz nem o esforço de vocês nem o de outros organizadores.

    A crítica é construtiva, não desmerece o restante do evento aqui no Rio e em outros lugares e não se propõe a ser verborragicamente desrespeitosa.

    Pessoalmente GOSTO de Tagmar (e olha que nem sou fã de fantasia em RPG geralemente), acho um sistema que merece louros e respeito, e creio que qualquer pessoa que tenha ido nos eventos teve boas razões para se divertir.

    Tagmar é um RPG a ser jogado e conhecido. Mas exatamente por sua relevância (e você, certamente, sabe disso muito melhor do que eu), é importante que seja "cuidado", pois representa de forma única a fundação de RPGs nacionais. Daí também a pegação de pé.

    Abraços
    Brega

    ResponderExcluir
  15. De forma simples e objetiva, mesmo que tivesse sido o caso de troca de horário/cidade(não me parece que foi, mas não importa no caso) não havia nenhum organizador no horário divulgado.

    Eu GOSTO do Marcelo (imagina se eu não gostasse, hehehe), espero que a recíproca ainda seja verdadeira, e tenho a referência de que os demais mestres e organizadores sejam gente boa, mas foi algo que precisou ser dito, até porque divulgamos aqui tbm o evento.

    A gente elogia e divulga, mas também cobra.
    Amor sincero custa caro.
    :O)

    ResponderExcluir
  16. Cara de forma alguma fiquei chateado com vc. Fiquei chateado mesmo foi comigo mesmo por EU ter dado o furo. Realmente eu podia ter ligado para o pessoal da Point HQ avisando que estava atrasado... mancada minha mesma! :(

    Mas fica a lição para os futuros eventos :)

    Espero que possa mestrar para vc e para seus filhos. Em janeiro eu vou no Saia da Masmorra e vou estar lá para mestrar.

    ResponderExcluir
  17. Marcelo,
    O espaço continua aberto para vocês.

    Fica frio, a gente ainda te ama. Mesmo com fios de cabelos ruivos daquela sirigaita nos ombros e a cueca suja de batom (eca!).

    Ps: E como foi, afinal, o evento sabado, que ISSO ainda não sei?
    Brega

    ResponderExcluir
  18. O evento foi bem legal, principalmente que era só do Tagmar. Por volat de 12:00 começou a chegar gente e foimei logo uma mesa.

    O Ygor apareceu lá, fazia munto tempo que não o via. Chegou mais um mestre (Alexandre) e outra mesas foi formada.

    A aventura ficou legal, e foi muito bom, pois o evento serviu de playtest e conseguimos anotar os problemas.

    Esta aventura que mestramos, é muito importante, porque será a nossa nova aventura introdutória. Ela é focada em passar a história de Tagmar, com varias cenas de charadsa e definitivamente não é uma aventura de porrada.

    O saldo foi bem positivo, pois pela primeira vez atraímos pessoas exclusiva para o Tagmar, o que demonstra que nossa base de jogadores está expandindo.

    Queria aproveitar e agradecer ao vcs e a todos os outros que tem dado apoio e que tem divulgado o nosso trabalho.

    VALEU!!!

    ResponderExcluir