quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

REBELIÃO – ASCENÇÃO E QUEDA



Há muito, e bem antes de a Editora Daemon publicar o livro, a equipe do site Universo Germinante trouxe à tona proposta deste excelente RPG nacional: Rebelião – Ascensão e Queda.
NEFILIM: OS PROTAGONISTAS DO JOGO


Os Nefilim são filhos de anjos condenados, fugitivos do Inferno, e seres humanos que não conseguem compreender a natureza dúbia de seus herdeiros. São seres incomuns, que gozam de imortalidade (embora nenhuma inda tenha alcançado um século de vida), e muita saúde (não são suscetíveis a doenças comuns, congênitas ou degenerativas) e que tem a missão de manter o equilíbrio entre seus poderes, não tendendo para nenhum dos lados.

Eles devem viver entre o apogeu concedido por seus poderes quase divinos (ou infernais), denominados Manifestos, herdados de seus pais, e que refletem tanto a origem celeste dos mesmos, quanto sua milenar convivência no inferno, e o risco ao qual eles os conduzem, qual seja, a Danação.

A Danação é o excesso do acumulo desses poderes que o tornam mais atraídos para as castas celestiais ou infernais, rompendo o equilíbrio. Se a energia acumulada for de Shamain (celestial), o Nefilim se torna um Paradísio; um autômato sem vontade das hostes celestiais. Se for de Sheol (Inferno), ele se torna um Diávolo; besta enlouquecida a serviço das fossas abissais.

No meio da disputa milenar entre o céu e o inferno, são os Nefilim quase que peões no tabuleiro de Anjos e Demônios – que são impedidos de exercitar um confronto direto, a não ser em caso de provocação – e manipulam os acontecimentos para que os eles sofram a Danação e se tornem excelentes soldados suicidas para suas tropas. Com isso, fica claro entender a importância da manutenção do equilíbrio por parte de um Nefilim: mais do que um capricho ou desejo é uma questão de sobrevivência.


A ORIGEM

Depois de milênios de tramas e preparações para o Armageddon, Shamain e Sheol se encontravam mais ou menos estabilizados e se posicionavam para o “fim dos tempos”, quando uma nova rebelião explodiu no inferno. Em meio à luta, os rebeldes estavam para ser derrotados quando uma misteriosa explosão os jogou na Terra. Esta explosão está historicamente registrada como um fato até hoje inexplicável que ocorreu na região de Tunguska, Sibéria, em 1908.

Os anjos caídos passaram a caminhar pelo nosso mundo. E neste caminhar tiveram contato com os humanos. Destes contatos, geraram filhos, qual sejam os Nefilim.




O SISTEMA
O sistema utiliza um sistema de parada de dados e uma tabela com definição de margens de sucesso, através do D10. As paradas de dados definem quantos dados serão rolados para saber se houve ou não sucesso na ação. A dificuldade fica por conta da tabela de margem de sucesso. Cada ponto gasto em Características e Especialização significa mais um dado na parada de dados e a margem de sucesso definirá quais dados da parada alcançaram o resultado, que deverá alcançar uma determinada intensidade de sucesso, que variam do sucesso absoluto a falha crítica. Podem ser utilizados ainda Modificadores Circunstanciais para definir maior chance de dificuldade nas rolagens, para mais ou para menos, podendo gerar em alguns raros casos, sucessos ou falhas automáticas.

O sistema de movimentação e de iniciativa por grupo torna os combates mais dinâmicos, e a forma como o dano é calculado, evita rolagens de dados neste aspecto, e as possíveis formas de defesa são a absorção ou a esquiva.

A forma como o sistema foi elaborado permite muito mais encontros sociais do que combate corporal propriamente dito, e em alguns aspectos, lembra a jogabilidade de Vampiro – A Máscara. O foco do sistema é o Role-Play  e ideia do cenário propicia, e muito as interações.

A AMBIENTAÇÃO

A sugestão dos autores é que o jogo se passe na Terra, próximo de nosso cenário atual, mas com uma temática retro-futurista, e com conteúdo mais sombrio. Poluição assombrosa, as religiões com poderes como na Idade Média, grandes corporações disputando controle político com a Igreja, cidades superpovoadas, impérios industriais decadentes, campos abandonados.

No meio de tudo isso existe rumores sobre a existência dos Nefilim, porém, soa aos ouvidos do público geral como notícias sobre UFO’s e afins. Por este motivo, a discrição é fundamental, pois mesmo sem querer, ser Nefilim já traz o peso de muitos inimigos em seu caminho, destacando entre eles, a Igreja Católica, que sabe de sua existência e os considera uma fonte de poder maligno, e os Adoradores da Lua Negra, uma espécie de culto diabólico liderado por um ser infernal da categoria mais forte das raças infernais: um Baalim.

O jogo é garantia de diversão para muitas e muitas sessões de RPG, e dá muita liberdade ao mestre ao trazer esses elementos para o nosso mundo. Durante o beta do jogo, tive oportunidade de jogar com os autores de Rebelião, Danilo Faria e Renato Simões, e realmente me diverti muito, principalmente por criar um personagem antológico na mesa do Danilo, que era Prefeito da cidade onde ele ambientou o jogo.

Um mundo caótico espera por vocês! De que lado você está? 

Por Edson Sorrilha.

3 comentários:

  1. Edson. sabe de quem é a arte dos livros?
    Belo visual.

    Brega

    ResponderExcluir
  2. Po Brega, com exceção da capa, o restante da arte foi eu quem catei na net algo que tivesse haver com cada tópico da postagem.

    Edson.

    ResponderExcluir
  3. Tranquilo.
    Boa seleção de imagens, então.

    ResponderExcluir