segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

5a. Edição do Dungeons: Estão de Sacanagem??

Aviso: Assino esta crítica como minha, porque muitos dos participantes do encontro e dos outros autores do blog tem imenso carinho pelo D&D. Então críticas e desagrados, favor não ficarem fulos com o resto do pessoal.

Mas vamos lá:

Como está estourando desde hoje cedo pela rede, o Dungeons terá uma quinta edição.
A "novidade" é que desta vez eles pedem para jogadores dizerem "que RPG eles querem" para remodelar o sistema e/ou ambientação. O proprio Igor, enquanto rascunhava isso aqui, comentou sobre isso mais cedo.

Se formos falar em bom português, o que a editora parece estar dizendo é:

"Não sabemos mais como levar adiante este sistema e queremos fazer uma média com nossos leitores e financiadores (quem compra os livros) para tentarmos nos segurar com o osso".

E o que eles, talvez, REALMENTE queiram dizer é:

"Não sabemos mais como fazer nossos leitores e jogadores gastarem ainda mais dinheiro. Digam-nos como podemos fazer VOCÊS gastarem mais, que a gente faz uma média com vocês, e vocês ainda vão ficar felizes de gastar mais não sei quanto a cada 3 anos, fingindo que vendemos um bem de duração um pouco maior".

Não sei, na boa, se é simples "incompetência". Se for, é a incompetência mais lucrativa que já vi. Afinal, isso torna todo o estoque de livros produzidos inutil e o jogador precisa começar "do zero" a cada pouco.

Fazem isso com Cardgames. Porque não fariam com RPGs?

Quem sabe um pouco de história do consumo, entende que o mercado, por exemplo, de eletrodomésticos, faz  o seguinte: Cria máquinas de lavar, ventiladores e reprodutores de filmes (Vídeo, DVD e agora, Blue Ray), com vida útil cada vez menor. Assim, se garante que os consumidores comprarão a mesma coisa várias e várias vezes.

Aliado a isso temos o "design" e a moda. Uma camisa, mesmo que bem cuidada, ficará "velha" por causa de pequenos detalhes (como gola ou corte) em poucos anos. A economia de consumo é uma brincadeira bem cara, moçada.

Nos RPGs vivemos atualmente o mesmo problema: Os livros começam a ter um prazo reduzido artificialmente de validade. Que grande modificações exigiam uma "quarta edição". Ou mesmo uma "3.5", forçando mestres e jogadores a renovar pilhas de livros? Para que cada vez livros que satisfazem menos tempo? "ão ficou satisfeito? Ah, então compre nossa nova versão, o Dungeons 5.12!"

Que mudanças tão grandes eram realmente necessárias da terceira para a 3.5, ou da quarta para uma quinta edição, que não podiam ser resolvidos com um PDF gratuito a ser baixado? Ou com um livro encardenado com as mudanças? Só a gente sabe usar pdf e arquivos com erratas?

Acho, pessoalmente, cara de pau de uma editora que lançou um RPG em 2008 (ou 2009?), com o estardalhaço que foi, vir, tres anos depois apenas, pedir que os "jogadores" os digam o que querem. A maioria dos consumidores deles parece querer algo como o Pathfinder, então porque não se investir nele e em sua franquia? Ou em um produto similar?

Ou se gastar parte do lucro obtido com a quarta edição e fazer uma pesquisa decente de mercado? Ou fazer uma pesquisa decente ANTES de lançar mesmo a quarta edição?

Quanto se gasta nos livros básicos da "santissima trindade" de Dungeons? 80? 100 por livro?
Fora, atualmente, as miniaturas. Isso nem sei calcular, mas não imagino que seja barato.
Não acho que queiram suia opinião. Querem que você compre mais livros. Se precisarem ouvir você para isso, sem problema. Daqui a 4 ou cinco anos, quando os livros começarem a vender um pouco, só resta esperar que não precisem "ouvir você" de novo, pois não?

Se querem ouvir os consumidores e suas sugestões, uma das minhas seria a seguinte:

- " Querem novos conceitos? Ok, então reembolsem quem comprou os livros há tão pouco tempo, admitindo o produto como falho."

Sinceramente, a história do Dungeons merece mais do que virar um bem descartável a cada três ou quatro anos. Fiquem espertos, nada custa e, quem sabe, até se economiza um bocadinho...

Brega Presley

21 comentários:

  1. Engraçado, seu amado Cyberpunk tem 3 edições e é super recente. L5R está na quarta edição e ninguém reclama. Call of Cthulhu tá em qual? Sétima?

    RPG é negócio como qualquer outro. Se alguém acha que alguma editora não quer ganhar dinheiro está louco no mínimo.

    Eles se equivocaram no quarta edição e estão querendo fazer as coisas como devem ser feitas dessa vez, ouvindo o público deles, jogadores de qualquer edição de D&D. Pelo que eu ando lendo pelos blogs de pessoas que estão participando desse processo as coisas estão indo muito bom e é capaz de ser possível usar o material novo em qualquer edição, então pode ser que nada se perca. Ninguém é forçado a comprar uma edição nova, compra quem quer.

    É foda, só porque o D&D é o RPG mais famoso, galera ama descer o cacete, mas outros títulos que fazem a mesma coisa ninguém fala nada e acha normal.

    ResponderExcluir
  2. Aliás eu recomendo que qualquer um que leia esse post dar uma olhada no post anterior, com uma visão menos preconceituosa sobre a nova edição de D&D.

    http://saiadamasmorra.blogspot.com/2012/01/d-quinta-edicao-ela-vem-vindo.html

    ResponderExcluir
  3. Diogo, mas eu RECLAMEI da 4th edição de L5R. é que você nãoi me conhecia na época, e nem eu escrevia em um blog, hehehe.

    Ela siau pouco tempo depois de eu ter comprado "Burning Sands" (que é para 3.5), por exemplo.

    Pelo menos nisso eu sou coerente, :O)

    E L5R passou por uma tentativa (péssima) de virar d20 no caminho, fora toda a complicação dos cardgames. E foi criticado duramente no processo.

    Mas o que me pega no DeD é outra coisa: É o intervalo curtíssimo da 4th para anunciarem a quinta. 3 anos, se tanto.
    E é um livro que sai tres vezes mais caro que L5R, porque em teoria são precisos os tres principais.

    E eu vi que voce tinha escrito depois de postar minha "putice".

    Mas recomendo que seja lido, de qq forma.

    ResponderExcluir
  4. Muita gente reclama das várias edições de L5R, só não tanto quanto o D&D, porque há menos gente jogando. Um dos motivos porque tanta gente gostou da terceira foi a péssima qualidade da segunda.

    Todos que postam aqui tem opiniões diferentes, o que é aceito e entendido por todos desde o início do blog.

    Por favor, não qualifique as opiniões dos outros como preconceituosa.

    ResponderExcluir
  5. Só para explicar, há um problema adicional: não me convenceu o discurso de fazer "algo que voces queiram".

    Em teoria isso já deveria ter sido feito na quarta edição.

    E na 3.5.

    E na 3.0, aliás.

    Quanto tempo decorreu da 3.0 para o anuncio da quinta?

    Mas o problema é o seguinte: Eles podem querer lucrar com isso. Mas entendo que estão abusando um pouco demais. Se é "100%" compatível é incognita. Sinceramente duvido, porque nunca é compativel.

    Mesmo, já que citou, L5R: Uma escola em um sistema de combate de uma edição é mortal e apelona, e na outra pode ficar fraquinha.

    E não se trata de preconceito. Eu falo mal de DeD para encher o saco. O problema, aqui, é mais embaixo, é a boa e velha prática de se diminuir vida util de produtos, ou seja, se vender um produto com "validade" menor que a esperada. Ou você esperava que 4th edição de DeD durasse tão pouco?

    ResponderExcluir
  6. Como resultado, temos um problema: Quem levar a brincadeira a sério gasta quase 300 reais (se os valores estiverem errados, me avisa), só no básico.

    A pergunta é: Porque uma quinta edição e não uma edição com errata? Se é preciso tanta mudança que exija uma quinta em tão pouco tempo, porque não se admitir que a quarta foi um erro?

    É esperado que um livro se desatualize" conforme os jogadores mudam de perfil, ou quando o sistema apresenta erros crassos.
    E desculpe, mas nenhum perfil de jogadores se modifica em tão pouco tempo, e um erro de jogabilidade tão grande que mereça mudança em tão pouco tempo é de se estranhar.

    ResponderExcluir
  7. Fora tudo isso, para terminar, Trail é um jogo que traz uma experiencia diferente de Call, por exemplo. E por ser um RPG de terror tem mesmo vida util menor.

    Mas DeD é um jogo que é planejado para cada personagem poder chegar a niveis como 15, 20 ou mais. É um jogo de menor mortalidade e, em teoria, deveria trazer maior estabilidade" para o jogador e seu personagem.

    Abraços

    Ps: Não fica fulo comigo. Beijo na testa.

    ResponderExcluir
  8. Pô, Diogo,
    Como é que posso ser preconceituoso quando escrevi isso:

    "Sinceramente, a história do Dungeons merece mais do que virar um bem descartável a cada três ou quatro anos...".

    Eu não gosto de jogar Dungeons no geral. Mas disse e repito que é questão de gosto.

    Mas a crítica é necessária. Se algo de errado não estivesse acontecendo, não causaria a balburdia que está causando, e nem a cisma que a quarta edição causou (e possivelmente voltará a acontecer com a quinta edição, pelo andar da carruagem).

    E quem compra honestamente os livros gasta os tubos se quiser se manter atualizado.

    Para a gente isso não faz muita diferença, porque somos um pouco mais velhos e estabilizados financeiramente. Mas para a molecada, de 20, 20 e poucos, faz, e bastante (pelo menos fazia para mim na faculdade).

    Braços
    Brega

    ResponderExcluir
  9. "Engraçado, seu amado Cyberpunk tem 3 edições e é super recente."
    Não li isso antes.

    Diogo, vamios lá, que é preciso explicar algumas coisas:
    1) não são 3, mas CINCO versões de Cyberpunk:
    -Cyberpunk 2013 (1987): Suplementos péssimos, como o "Solo o Fortune" que falei bem mal, salvo engano.
    -Cyberpunk 2020 (1990), e é só uma atualização de cyber 2013, com muita coisa repetida.Mas tem boa coisa nos suplementos. Não todos.
    Cyberpunk "trevas" (lá por 95) - Inutil e dispensável, tentava competir com Vampire. Vale a pena para expandir possibilidades, mas é dispensável. Ainda não falei (mal) deles como gostaria.
    -Cyberpunk: Cybergeneration: Excelente, mas é outro universo. E feito 10 anos depois do primeiro.
    -Cyberpunk V3: 2006: Horrível e totalmente dispensável. E feito 20 anos depois do primeiro.

    MESMO cyber 2020 eu não uso muita coisa do conceito original, porque adapto e crio coisas de baciada que nada tem a ver com os livros oficiais.

    Repetindo, sou coerente em minhas críticas.

    Braços

    ResponderExcluir
  10. Porque a quinta edição? Pelo visto, pelo mesmo motivo que houve a terceira de L5R. A quarta não agradou muita gente (aliás eu acho que se não tivesse tido o nome de D&D a quarta edição poderia ter tido uma receptividade muuuiiito maior).

    Eles erraram na quarta edição e agora estão querendo fazer algo melhor.

    E D&D não é um jogo de menor mortalidade, basta jogar as edições antigas, Dark Sun, Ravenloft (Shit just got serious).

    A quinta edição vai tentar unificar os jogadores de D&D espalhados por todas as edições. É quase utópico, mas eu tenho esperanças e acredito que eles possam conseguir isso. Eu ainda acredito.

    Embora eu acho que o D&D pudesse estar muito melhor em outra editora, longe da Hasbro, vou dar um voto de confiança, quem acompanhou as colunas Legends & Lore ao longo do ano sabe porque.

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu não estou puto contigo. Só acho isso, citando uma parte do artigo do Dave DM do Critical Hits (blog ganhador do prêmio Ennie de 2011):

    "So, you can bitch and piss and moan and start edition wars and talk about why you hate WotC or D&D or 4E or 3E or whatever. And all that does is piss away the chance you have to constructively help make a new edition you want to play. If you do the bitchy pissy moany thing instead of the honest constructive thing, you’re saying you care more about hating D&D than D&D."

    ResponderExcluir
  12. O que, de novo, não altera o fato de que a molecada que gastou dinheiro suado na quarta edição vai ter de gastar outra vez em pouquissimo tempo.

    Eu, pessoalmente, sou a favor de sempre darmos votos de desconfiança. A gente espera para ver no que vai dar e torce pelo melhor, mas com olhar crítico. Ou teremos a sexta edição daqui a a uns 4 anos.
    Braços

    ResponderExcluir
  13. Bom, galera, eu li o artigo.

    Achei algumas coisas legais e outras desgradaveis.

    Bom mas isso não vem ao caso.

    Pelo que vi o Brega tocou na ferida do D&D.

    Bom, eu como disse no outro comentário que fiz sobre D&D.

    É esperar para ver.

    Por que digo isso?

    Sou cara que começou aos oito anos de idade jogando e mestrando First Quest com os amigos do condomínio no corredor.

    Joguei até 2° Edição. Quando chegou a terceira, eu havia parado um pouco de jogar RPG. Época de Vacas Magras.

    Quando voltei a jogar RPG, tava na 3.5. Joguei uma sessão do sistema e me desanimei um pouco.

    Bom... o que vou dizer aqui não vai agradar gregos e troianos pois eu não tô aqui para agradar ninguém nem puxar o saco.

    Eu não gostei da 4 Edição sinceramente... prefiro jogar muito mais a 1° e 2 ° Edição por causa das regras.

    Eu recentemente depositei as minhas esperanças em Old Dragon. Eu devo ou não mestrar uma Mesa de Old Dragon nos Encontros que irei. Isso quem decide sou eu.

    Quanto a Quinta Edição, eu espero que Ela faça jus ao Nome e volte ser aquele D&D que sempre gostei de jogar.

    Bom, galera, era isso que queria falar.

    P.S. Pelo que vi nos comentários tem gente que tem que rever seus conceitos. Não vou citar nomes pois não preciso chegar ao ponto de ser baixo e mesquinho.

    ResponderExcluir
  14. Haia!

    Achei interessante essa visão. Joguei só até a 3.5, mesmo, até por que depois disso comecei a ter dinheiro e a não ter tempo mais. Não lembro muito quanto custava, mas era uns 50-80 dolares por box com livros básicos na amazon, não?

    Enfim.

    Livro acaba sendo um negócio, mesmo. Fazer só por amor em geral não funciona. E cada tipo de público gosta mais de uma edição ou de outra - pra empresa, é bom ter variedade, e se a gente quer q rpg continue popular, conhecido e com menos preconceitos, é bom que eles continuem produzindo coisa que venda.

    Mas também, não são poucos amigos meus que ficaram na segunda e de lá ninguém tira eles. Compra quem quer e pode, quem não quer não compra e quem não pode se vira.

    Anyway, meu ponto é o seguinte: parece que eles náo sabem mais o que fazer com o sistema? Até pode parecer, mas whatever. Se isso levar a um sistema melhor, pq não? E se levar a um sistema pior, bocaberta é quem comprou e gastou o dinheiro nisso.

    Até xD~

    ResponderExcluir
  15. Creio que a discussão não é bem sobre o sistema ou ou o tempo entre as 'ed.' mas sim no investimento individual, principalemnte do mestre para se manter atuzalizado... bem, digo e continuo afirmando, 'RPG não tem data de validade' e ninguém é obrigado a comprar nenhum produto... logo, fica fulo quem quer :-), a própria Wizards of the Coast tem um política que eu acho muito bacana no 'Wizards Comunity', ao se inscrever na RPGA você pode indicar que joga AD&D ou D&D Classic sem problema, nas GENCONS você vê mesas e mais mesas de AD&D e ninguém tá nem aí para ed. X ou Y... na boa, é tudo muito pessoal, e se as novas ed. vierem para mudar a coisa pra melhor que seja! no caso de ficar ruim pode ficar esperando que o grupo responsável 'roda', a Wizards como sub. da Hasbro tem metas e essas metas giram na casa dos milhões de doletas, se o trabalho não agradar a maioria, ou seja não vender, eles estão com um problemão, claro que a pupularização nem sempre é a resposta para um bom jogo (vide Cthulhu D20)mas é no mínimo o que a maioria vai gostar.

    Abs para todos, e fiquem com Deus

    Luciano Tolkien

    ResponderExcluir
  16. Eu espero que funcione.
    Mas isso não deixa de significar que muita gente gastou dinheiro e pagou vestindo a camisa na torcida e para apoiar as mudanças e teve como resposta um produto de validade muito menor que a esperada.

    Acho a briga de gerações uma bobagem se vira radicalismo, mas como comentado antes, será muito muito dificil fazerem um sistema que agrade a todos dessa vez, e a atitude deles aumenta os riscos de "organizadas" se degladiando.

    ResponderExcluir
  17. Lá e de volta outra vez...

    E Diogo, muda o discurso. Vc repetiu pro Brega a mesma coisa que falou para mi no Orkut, rsrsrs.

    E pior: ta falando sem ao menos conhecer bem as paradas.

    ResponderExcluir
  18. Cara conhecer ele conhece. Agora é aquilo, ele tem uma opinião diferente da sua, então devemos respeitá-la (apesar de também não concordar com ele)

    ResponderExcluir
  19. Crianças, não briguem.
    Ou coloco todo mundo para jogar Dallas RPG.

    ResponderExcluir
  20. ... ou para assistir Pornô Gospel (nada contra os religiosos, mas os vídeos-pornos de base gospel devem ser muito esquisitos, convenhamos).

    ResponderExcluir
  21. L.P

    Não tem ninguém brigando!

    Eu só to falando pq isso ta rolando desde a comunidade do Orkut. E pelas paradas que ele falou, conhece muito superficialmente para abranger os sistemas citados como um todo (Aqui Cyberpunk, lá GURPS).

    ResponderExcluir