domingo, 8 de janeiro de 2012

O Pão Que Cthullhu Amassou (Receita de Pão)


Na nossa terceira edição da "Cervejada Saia da Masmorra" ( o ÚNICO evento de RPG brasileiro SEM RPG), realizada no final de dezembro de 2011 fizemos um churrasco interatuivo e a Primeira Copa Nerd de Futebol de Rua" (Esporte não é droga, pergunte ao Maradonna).
(Aguardem fotos).

Eu levei no dia um pão de Cthullhu (ou, como o Edson batizou "O Pão que Cthullhu Amassou"), e como prometido (mesmo lerdando) trago minha deliciosa receita do pão aos interessados:
(Parto do princípuio que a maioria aqui nunca fez pão na vida, então dou a receita bem explicada).

E sim, a receita é a sério.


Ingredientes:
-½ kilo de Farinha + o suficiente para dar liga (geralmente fico em torno de 750g).
-1 xicara morna de água (pre-aquecida, mornam antes de adicionar fermento)
-Algumas vezes ½ de leite tbm, mas não é necessário, e não aconselho na primeira vez que forem fazer.
-Fermento para pão (é diferente do fermento comum) Em pó: uma colher. Se for tablete: 2
-2 colheres sal (pequenas, de mexer café)
-1 colher normal açúcar (misturada ao fermento e agua morna)
-Uma colher de manteiga ou azeite (pefiro azeite)
-Um punhado de oregano
-Corante verde ou pó de espinafre.
-Queijo ralado
-Uns tres ou 4 "quadradinhos de queijo polenguinho
-Se tiver, um pouco de azeitona
-Se possível, um(a) assistente para ajudar.
-Uma travessa grande para misturar a massa, e uma forma de pão para montar e assar o pão.
-Uma colher normal para ajudar a tirar excesso da mão.
-Se for menor de idade, peça permissão aos seus pais.

Modo de fazer:
0) Se não tiver feito isso ainda, lave as mãos. Acredite, será sua última chance até acabar.
Deixe todos os ingredientes prontos. Evita sujar demais a cozinha.
LEIA TODA A RECEITA ANTES DE INICIAR.

1) Adicione na xicara de agua morna o fermento e o açucar. Deixe o fermento crescer alguns minutos enquanto coloca a farinha na travessa (5 a 10 minutos, mas vigie porque pode vazar fora da xícara).
2) Se não tiver feito isso ainda, lave as mãos. Acredite, será sua última chance até acabar. Adicione o conteudo da xícara sobre a farinha.

3) Pingue 3 ou 4 gotas de corante verde (encontra-se em geral em super-mercados). Não sei quanto de pó de espinafre usar, porque foi MUITO difícil de achar. Mas se achar e quiser, dizem que fica bom. é ele que vai dar uma cor "esverdeada" para o pão, mas sugiro deixar verde-claro, que a aparência final fica melhor. Se for colocar leite, essa é a hora.

4) Adicione o azeite ou a manteiga. Se quiser, pode colocar o queijo "polenguinho" e um pouco do orégano também, mas isso é do gosto de cada um. Passe farinha nas palmas das mãos. Ajuda (um pouco) a evitar que grude.´
-Adicione o sal, se ainda não tiver feito isso.

5) Comece a misturar. Se tiver uma batedeira de pão (pouca gente tem) use. Senão, prepare-se porque gruda bem. A mistura deve ser feita "aperdando" e mexendo com as mãos na massa, até ela estar bem homogênea. O ideal é que ela nem grude demais na mão nem fique "farinhenta" demais. Se precisar, vá adicionando farinha ou água de acordo com a necessidade.
-Limpe as mãos com uma colher.

O que você terá, até agora: Um monte de massa de pão, levemente esverdiado.
NAO LEVE AO FORNO AINDA.

Antes, duas coisas:
6-a) Coloque a massa na assadeira. Se possível, dê "Forma" ao pão. Eu divido em 3. 2/3 viram a "cabeça" do Ser Abismal. O outro 1/3 divido em 4 ou 5 partes para fazer os tentáulos, gurdados embaixo da cabeça. Se quiser tentar fazer entrelaçamentos ou afins, divirta-se, eu nunca tentei.
6-b) Grude os tentáculos na parte debaixo da "cabeça".
6-c) Eu "belisco" o pão um pouco, fazendo "casquiquas" que parecem couro de crocodilo. Dá um efeito bacana, mas fica ao seu critério.

7) Deixe a massa crescer (e ela cresce bem) por 1 hora ou duas (eu deixo 1 hora. e acho o suficiente). No MINIMO 45 minutos. ok? Deixe a massa coberta com um pano, enquanto isso.

8) Se tiver duas azeitoninhas cortadas, coloque-as no lugar dos olhos. Espalhe o resto do orégano sobre o pão. Isso dará um cheiro mais gostoso para a massa.

9)Agora leve o pão para o forno (pré-aquecido). O pão terá crescido. Se precisar, dê uma arrumada com a mão para ele se ajeitar na travessa. 40 minutos, em média. Coloque na prateleira mais acima do forno, e não junto ao fogo do forno.
E NÃO ESQUEÇA DE TIRAR O PANO ANTES DE LEVAR AO FORNO.

O pão estará pronto em geral quando enfiar um garfo na massa e ela sair com facilidade (isso é relativo e depende de percepção, mas dificilmente mais de 40 minutos serão necessários).

10) Mais alguns truques:
-Alguns fornos são bons, outros ruins. O meu é ruim, então preciso abrir na metade do tempo e "virar" o pão para um lado não queimar. Descubra se isso é preciso no seu antes de iniciar.
-Uma forma com água na prateleria debaixo da do pão ajuda a massa a não ressecar demais. Se der, faça isso.
-Parar a fornada no meio e borrifar água ajuda a formar "casquinhas" em cima. Nunca fiz porque não tenho borrifador, mas sugiro que experimente.
-Deixe a receita, ou pelo menos um resumo, impressa ou copiada a mão durante o preparo.
-Se tiver alguém com um minimo de experiencia culinária por perto, peça ajuda, pelo menos da priomeira vez. Tem detalhes que podem oter passados desapercebidos.
-Luvas térmicas ajudam a pegar o pão, mas elas seguram o calor por pouco tempo, emtão tenha o lugar onde vai colocar a forma quente preparado ANTES e abrir o forno.
-Não esqueça de desligar o forno quando retirar o pão. Não custa lembrar.
-Se for "virgem" de cozinha, é FUNDAMENTAL pedir ajuda a algue´m que cozinhe nas primeiras vezes.
-A receita deixa o pão parecido com um Chiabatta. Mas o pão "seca" rápido, então aconselho que seja consumido em menos de 24 horas.
-A receita pode ser mudada para diferentes fins, como se colocar mais queijo no recheio, não se colocar corante, ou se colocar outros ingredintes (depende do gosto de cada um). Vá experimentando mudanças devagar.
-Se for levar o pão a algum lugar fora de sua casa, deixe-o esfriar um pouco, depois embrulhe com alumínio. ajuda a manter o pão quentinho. Se não tiver, um pano também ajuda. Se for para algum lugar sem talher, leve uma faca para cortar.
-A forma sugerida resulta em um Cthullhu "simpático". Formas mais monstruosas tendem a não ficar boas pois a massa "incha" no processo.

Abraços e saboreiem "O Pão que Cthullhu Amassou".


Brega

12 comentários:

  1. Podia botar umas fotos do pão feito, hein?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, podia, mas algúém que levou máquina no evento me mandou uma foto?

    Tem essas e a do "futebol de Nerds" que queria mostrar, tbm. Foi "Epic... epic Fail", hehehehe. Até meu flho jogou. Divertido.

    Assim que tiver uma foto do pão, vou incluir aqui, pode deixar.
    Braços

    (Ps: Voce perdeu a maior pelada de todos os tempos, hehehe, ve se vai na próxima)

    ResponderExcluir
  3. hehehe, o LP já colocou, antes de acabar de escrever!
    Valeu Parejo!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria muito ir, mas não deu. Eu ainda acho que deviamos marcar uma cervejinha ou uma coca-cola de vez em quando, não só uma vez por ano.

    ResponderExcluir
  5. Pergunta off topic. Qual a fonte que vocês usaram para fazer o título do blog? E o S em forma de dragão é uma fonte ou desenho?

    ResponderExcluir
  6. A idéia é fazermos mesmo duas por ano, uma em cada semestre.

    Pessoalmente acho muito legal, porque, além de ajudar a desmistificar RPG como "coisa de gente esquisita", é uma forma de dar umas boas risadas a mais.

    Brega

    ResponderExcluir
  7. Quem desenhou o dragão foi o Luciano "Tolkien". Ele usou para o título uma fonte específica, que não sei o nome da fonte, mas a gente pode perguntar para ele.

    ResponderExcluir
  8. Olá Diogo!

    1° Vou postar as fotos e os vídeos, só acho que isso vai promover contratações para o "TFC" Tabajara Futebol Clube hehehehe

    2° A fonte foi adaptada de "Unzialish" coverti em curvas e montei o dragão á partir de outro vetor que eu desenhei.

    Abs

    Luciano Tolkien

    ResponderExcluir
  9. Valeu Luciano.
    E mANDA AS FOTOS E OS VÍDEOS. Aquilo foi muito engraçado.
    Tabajara FC é elogio para a gente jogando.
    Foi divertido.

    ResponderExcluir
  10. Brega, vou fazer este pão na primeira oportunidade que eu tiver. Adoro culinária e o Mito Cthulhu.

    Aliás, alguém ae já ouviu falar do jogo "Cthulinária Miskatônica"? É um jogo aonde cada jogador é um cozinheiro preparando pratos usando as criaturas do Mito Cthulhu. Se alguém tiver o pdf do jogo, por favor me passa pq tem um tempão q eu tô procurando. Vlw.

    ResponderExcluir