sábado, 4 de fevereiro de 2012

3:16 Carnificina nas Estrelas


Introdução

Este jogo se passa num futuro distante onde os humanos querem dominar a universo. O autor do jogo é Gregor Hutton e a tradução foi feita pela Retropunk editora. A arte interior do livro foi feita pelo autor e é bem tosca. A arte da capa é bem bacana e foi feita por Paul Bourne. 3.16 É um livro bem pequeno de capa mole com aproximadamente cem páginas sendo que cada uma é um terço de uma folha padrão o que também facilita muito seu transporte e manuseio, o preço pela Retropunk é de 27,90 ou 40,00 pratas caso você o queira o PDF incluso.

Missão dada é missão cumprida!

Basicamente em 3:16 os jogadores são um grupo de soldados das Forças Expedicionárias enviados para destruir raças alienígenas pelo universo a fora. Os tipos de missões são (aniquilação,captura, investigação, exploração e resgate). No inicio tem um conto que dá uma ambientada para que o leitor entenda qual é o espírito de 3:16. Na seqüência eles passam rapidamente sobre o que é RPG e os materiais necessários para se jogar.

Criação de personagens.

Nesta parte você cria MUITO rapidamente uma ficha de personagem para jogar. Lá identificamos coisas como Nome, reputação, posto, habilidades (10 pontos para distribuir entre HC (combate) e HFC (fora de combate). Mortes (quantos vermes você matou, também conhecido como “bodycount”) e Lembranças (Forças e Fraquezas). Além disso na ficha você tem a caixa de saúde, armas, armaduras, drogas e equipamentos (kit, medalhas e anotações). Quem tiver o maior numero de HFC é o Sargento, o personagem com maior HC será o Cabo, o resto serão soldados. Para cada posto existem responsabilidades e equipamentos diferentes.


As regras

A primeira cena é um cargo alto passando a missão do grupo. No primeiro encontro o mestre escolhe o numero de marcadores de ameaça que representam as forças alienígenas, logo é feito um teste de Predomínio (role 1d10 contra sua HFC, tendo que tirar menos ou igual para ser bem sucedido), caso todos os players sejam bem sucedidos foi uma emboscada (o maior resultado determina o alcance), maior sucesso é de um player (ele determina o alcance inicial), maior sucesso de alienígena (o mestre decide o alcance inicial), todos fracassam (alcance longo), alienígenas tem sucessos e os personagens não (emboscada alien, o mestre determina o alcance).

Para cada sucesso dos jogadores de HC um marcador de ameaça é retirado e um numero de mortes é causado. Para as rolagens de HFC você realiza a tarefa pretendida (por exemplo investir ou recuar etc...). A habilidade alienígena ( normalmente se pega a maior habilidade de personagem e -2 para determinar a HA) causa 1 de dano aos jogadores que falharam ou tiveram um resultado igual ou menor que o dos aliens. O jogador bem sucedido pode anular seu sucesso para que ninguém dê dano neste turno (útil quando os companheiros forem morrer). Os personagens agindo antes dos alienígenas no final da sua jogada eles podem mudar seu alcance em um nível.

Existem as drogas de combate que dão uma nova jogada de HC, porém se você tirar um 10 na nova jogada você toma dano.

Usando uma força o personagem remove todos os marcadores de ameaça do combate e ao usar uma fraqueza é removido 1 marcador de ameaça do combate e o personagem que a usou (porém o combate continua para os outros personagens ao não ser que tenham terminado os marcadores de ameaça).

Uma vez por planeta o oficial (mínimo sargento) pode invocar um bombardeio orbital testando HFC que mata 1d1000 mortes, todos os personagens ficam machucados e os incapacitados morrem (a não ser que use uma força ou fraqueza) Depois ele será interrogado porque solicitou o bombardeio e testara HFC para não ser rebaixado. Evacuar (somente o personagem com maior cargo) teste de HFC. Forçar fraqueza (o personagem com menor posto) Invoca uma fraqueza de outro personagem mesmo que este seja contra, teste de HFC.

Saúde

Cada jogador tem dois níveis de saúde (machucado e incapacitado) além disso ele tem sua armadura que aguenta 1 de dano (o jogador escolhe quando toma dano nela, porém só e recuperada no fim da missão), se o dano exceder isso o personagem morreu (ou seja 3 pontos). Ao final do combate cada jogar recupera 1 de dano. Existem dois tipo de danos, os X são danos comuns e os danos por exaustão e mentais são marcados com E.


Evoluindo

Quando a missão termina vem as recompensas (medalhas atos de heroísmo e matar o ultimo marcador de ameaça, ganha nível o jogador com maior mortes o resto joga 1d10 e o maior resultado também, na prática isso aumenta em um a HC ou HFC. Cada personagem aumenta sua arma em um nível.

O personagem pode adquirir um nova arma ou veículo, aumentar outra arma em um nível ou aumentar de posto se tiver usado uma força para conseguir isso teste sua HFC. No final do livro se encontram os Equipamentos (armas, etc...)


Toques finais

As ultimas páginas são dedicadas ao mestre dando dicas de como construir os planetas, o meio ambiente e os aliens com suas respectivas habilidades. O numero de marcadores do planeta normalmente é o numero de jogadores vezes 5 (os marcadores representam o nível de ameaça e não o numero de inimigos). Primeiro encontro 3, segundo numero de personagens, terceiro numero de personagens (-1, +1,+2) ultimo (todos os restantes). Um outra opção legal que este jogo possui é o revezamento de mestres.

Comentários

Literalmente a morte de um personagem é algo muito comum em 3:16, por isso deixe sempre personagens reservas a mãos, eles serão os reforços. Para quem pretende mestrar 3:16 ficam aqui algumas fontes de inspiração: os filmes da Quadrilogia Alien, Tropas Estrelares, Predadores, Leviathan, Outland-Comando titanio, os jogos Starcraft e Elite, o RPG Traveller e os livros da saga Duna, entre muitas outras. Quem tiver interesse na loja da editora você pode comprar

Não sei muito bem o que está acontecendo, mas nos últimos anos cada vez mais estão surgindo jogos no estilo “Fast Play” no mundo dos “indies” RPG’s isso realmente vem se tornando uma tendência muito interessante, principalmente para quem mestra aventuras one shot em eventos de RPG como é nosso caso. Não sei se uma campanha de 3.16 muito longa seria bacana, mas para One Shots com certeza é uma das melhores coisas surgiram neste ultimo ano.

Queria aproveitar e agradecer ao pessoal da Editora Retropunk Game Design por fazerem um trabalho sério e de qualidade aqui no Brasil, principalmente porque os “indies” rpg’s nunca tiveram o espaço merecido no mercado rpgístico Brasileiro até então.

Boa sorte e curtam a matança. OBS: Em breve uma adaptação de Starcraft pra 3:16 vai sair!

Por Heigberg, Almirante das Forças Terrestres, vulgo Leandro Parejo

3 comentários:

  1. Po levei uma vez no Saia da Masmorra, mas não tinha jogadores. Os que tinham torceram o nariz...rs

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,

    Cara, realmente nãio me lembro disso.
    O Parejo fez um RPG EXATAMENTE nos moldes de 3:16 (chamado Ruínas), e eu sou doido por Starcraft, aliens e Tropas estelares (o filme original e o livro), para citar só dois.

    O que pode ter ocorrido é que no dia o pessoal já estivesse em outras mesas ou, simplesmente, não conhecesse o RPG (acontece), se ele foi levado antes da gente ter lido a respeito.

    Seja como for, está convidadíssimo para levar o 3:16 mes que vem (março 2012), se quiser (sabado que vem corremos o risco de ter muitas mesas, então sugiro esperar mais um mês).

    Mesas vazias ocorre vez por outra, mas a gente tenta sempre arrumar jogador para todas.

    Minha sugestão é que leve o RPG mais uma ou duas vezes, que acaba rolando a mesa (em fevereiro tem coisa pacas, mas leva em março se quiser, e se der para avisar a gente antes, a gente já vai anunciando com antecedência).

    ResponderExcluir