sexta-feira, 30 de março de 2012

Dark Dungeons: O RPG confundido com satanismo

Para quem não sabe, aparentemente uma certa rede de televisão resolveu fazer um "jogo" similar ao que acham ser o RPG, que, ao que tudo indica, vai descambar no "satanismo" (segundo me disseram, ainda falta ter coragem de assistir um pouco para ter certeza), o que pode levar, mais uma vez, a uma onda de babaquices e ignorâncias sobre o RPG.

Só que essa história é mais antiga.

No começo dos anos 80 apareceu um filme do Tom Hanks (Mazes And Monsters) que "alertava" sobre os perigos do RPG (um jogador pira e tenta se matar das torres gêmeas, se confundindo entre ele e seu personagem).

Falei disso nesta postagem (e em algumas outras). Babaquice pura, é a mesma coisa que achar que alguém vai jogar "Detetive" e virar um assassino em festas.

Na decada de 80 saiu uma historinha ainda pior e que merece alguns comentários. Trata-se, evidentemente de "Dark Dungeons", a mais parcial, maldosa e babaca versão sobre RPG que já li.
A história, traduzida e muito bem discutida, pode ser lida na tese de Rafael Carneiro Vasques "As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na educação escolar".
(já comentei sobre a mesma aqui:
http://saiadamasmorra.blogspot.com.br/2012/01/tese-sobre-rpg-rpg-e-educacao.html,
 mas ela pode ser lida aqui:
http://pt.scribd.com/doc/35936458/As-potencialidades-do-RPG-Role-Playing-Game-na-Educacao-Escolar
(começa na pag 31, mas recomendo a quem se interessar, ler a monografia inteira).

Desculpem o linguajar chulo, mas é irritante ver que ainda existem pessoas que culpam jogos, filmes e afins, buscando bodes espiatórios para sacrificar.

5 comentários:

  1. É a mesma coisa que falar que futebol incita violencia já que as torcidas organizadas vivem se matando por aí.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é revoltante ,os tempos mudaram e nós da blogosfera rpgistica temos o poder de combater isso ...somos formadores de opinião , então continue assim meu camarada ...vamos divulgar como realmente é o bom RPG

    Sucesso decisivos para vc!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi a tal novelinha, mas se for verdade, passaram dos limites (de novo).

    ResponderExcluir