terça-feira, 10 de abril de 2012

Aliens 101

Com o Advento de "Prometheus", muita coisa que arquivo de informação há anos deve ficar desatualizada. Hora de passar a bola, portanto, enquanto posso.
Os arquivos que vou repassar ao longo da semana não estão ocmpletos ou finalizados, e serviam de base para mim em algumas mesas, mas principalmente, eram por diversão e curtição, mesmo.
Então, o texto final contém uma série de erros, tem muita coisa que [é chute meu ou mateiral não-canônico, e servem como fotne, mas não como referência última para os Aliens (Aka Xenomorphos) dos filmes Aliens, games AVP, etc.

Há uma diferença importante aqui: Nos extras de "Aliens, o Oitavo Passageiro", algumas cenas do filme de Ridley Scott mostram que os alienigenas são capazes de se reproduzir sozinhos, ou seja, eles ão teriam uma rainha. A cena mostra membros da tripulação presos às paredes sendo transformados, gradualmente, em "ovos".


Cameron, diretor do segundo Alien ("Aliens"), ao fazer o roteiro de Aliens o Resgate, não tinha esta informação, e criou o ícone cinematográfico que é a Rainha Alien.

Além disso, Cameron transformou um filme de terror psicológico em algo como "Rambos no Espaço". Há alguma discussão sobre qual é melhor (pessoalmente prefiro mais o filme de Scott), e quase todo mundo concorda que o terceiro filme foi o pior (até porque sem ele não teriam feito o quarto).

Fora isso, na versão de Ridley Scott a espécie fecundada não importava, os aliens aparentemente seriam sempre os mesmos. Nas contibnuações e games, a espécie varia sim. Haverá um pouco sobre isso mais adiante.

Eu gosto do terceiro filme, aliás. Acho que a série deveria ter terminado ali (Aliens 4????? ARGHT!), mas devo ser o único fã de aliens a pensar assim.

Abraços e boa leitura a quem se interessar (sobretudo ao Parejo, fã dos bichinhos):

Xenomorfos:
(parte 1)



Nomenclatura:
 Nome entre os Yautja (predadores): Kiande Amedha (Carne Dura)
Também conhecidos como Xenomorfos, linguafoeda acheronsis (lingua dividida, antes que alguém se adiante em fazer um trocadilho) ou, simplesmente para os fãs," Aliens".

Localizados pelos humanos pela primeira vez no planeta LV-426 pela Nostromo, em retorno para a Terra, dentro de uma nave alienígena, os Xenomorphos são uma espécie extremamente agressiva, resistente e adaptável e, pior, semi-inteligentes. São objetos de desejo  tanto de humanos (para base de armas militares) quanto de Predadores (como troféu).

Os humanos, ao menos a parte corporativa deles, quer exemplares que possam ser estudados e usados como armas biológicas, sobretudo pela corporação Weyland-Yutami, uma das piores corporações da ficção.

Já os Predadores desejam apenas a espécie mais perigosa que conhecem para treinar suas habilidades e estabelecer sua honra..Muitos caçam uma Rainha, viva, e a mantém acorrentada, de forma da que ela forneça espécimes “pupas” para treinamento e caçada. Uma Rainha, viva ou morta, costuma trazer grande prestigio para um clã.

Uma vez capturada uma viva, tomam-se as providências para ela gerar ovos que serão posicionados em vítimas e mutados em aliens adultos. As espécies que servirão de hospedeiros influenciam nas capacidades do adulto-zangão, e podem reforçar habilidades sensoriais, de força, de agilidade, de resistência, de velocidade ou esmo de inteligência. Gerados e tornados adultos, os zangões alien é que se tornarão a caça e o troféu desejado. Contudo, este é um jogo perigoso, e uma rainha pode se mostrar um inimigo muito mais imprevisível e ardiloso do que os Yautja gostam de admitir.

Para entender parte do fascínio que esta espécie mortífera causa é poreciso entender um pouco mais sobre os xenomorphos, sua biologia e sua organização social.

Ciclo de Vida:
O Ciclo de vida de um Xenomorpho é bastante similar ao de insetos terrestres em alguns pontos: Tudo começa com um ovo:

Ovo:
O primeiro estágio de vida de um linguafoeda acheronsis, sai de uma “rainha” (ver mais abaixo uma discussão sobre seu sistema reprodutivo). Em geral os ovos tem 60 cm de tamanho e ficam guardados na câmara de uma Rainha.

 Quando um hospedeiro é encontrado, ele é capturado por “zangões”, levado ainda vivo para dentro de câmaras de um ninho, preso às paredes de uma destas câmaras para que os ovos, ao amadurecerem e expelirem “Face-huggers” possam ser depositados.

 Os ovos se abrem na presença de calor ou movimento próximos a eles, como uma flor, e um Face-huggers salta para encontrar o corpo de uma vitima. São um pouco resistentes, mas tiros e fogo destroem estes ovos com facilidade.

Os ovos são feitos de um polímero especial, similar ao que se transformará no exoesqueleto dos adultos, posteriormente. Os ovos tem aproximadamente 27 quilos.Um ovo pode durar de muitos meses a vários anos.

Nos Games os ovos são altamente inflamáveis, a ponto de serem explosivos.

Face-huggers (Abraçadores de Rosto):
É o segundo estágio de desenvolvimento,Parecem um pouco com mãos com garras. Se prendem à uma vitima fazendo dela um hospedeiro para o depósito de um embrião (pela boca da vitima em geral) que irá se tornar um alien. Nas horas em que fica preso se liga ao sistema nervoso da vitima e qualquer tentativa de retirá-lo pode causar morte do hospedeiro.

Face-Huggers se movimentam rapidamente, não apenas pelo chão, mas também por paredes e tetos, a uma velocidade próxima da humana de corrida e dão saltos surpreendentes (até 3 metros). e forem bem-sucedidos tentarão dar um “abraço” enrolando sua cauda em torno do pescoço da vítima, fincando suas pernas e torno da cabeça e, finalmente, depositando um ou mais ovos no hospedeiro. Em geral um ovo é depositado para cada 50 quilos.

“Morrem” após o embrião ser devidamente instalado e estar pronto para “nascer”.

Este momento de “grude”, também é relevante pois será quando o embrião, em contato com o hospedeiro vai se adaptar ao DNA do hospedeiro, facilitando sua sobrevivência no meio em que o hospedeiro é adaptado. Considere esta adaptação com cuidado em uma aventura, pois nem todo material, oficial ou não, considera a “absorção” de parte do DNA como válida.

Em geral um cachorro de médio porte já pode ser utilizado como hospedeiro, mas seja qual for o mesmo, o período de incubação irá variar entre um a três dias, e qualquer tentativa de retirada do mesmo pode resultar em um aperto fatal no pescoço da vítima, ou mesmo na secreção de um ácido. Isto força os familiares e companheiros de uma vitima a manterem o Face-hugger ali. Para quase todos os efeitos, seu ataque é mortal, ainda que a morte não seja imadiata.


Chestburster (“Estoura-Peito”):
Também chamado de “Perfurador de Peito”, ao “nascer” (em geral após a primeira tentativa de ingestão de alimento) o embrião abre um buraco no peito de sua vítima e de lá sai em disparado. Este nascimento geralmente é fatal ao hospedeiro.

Apesar de poder dar mordidas realmente dolorosas, tem o comportamento de fugir em busca de locais seguros e escuros.  As larvas do terrestre "Aedes Egypt" fazem exatamente isso, e uma forma de captura ou de cerceamento de um Chestburster poderia envolver uso de luz forte para direcioná-lo a um determinado lugar.

Em RPG, aliás, uma aventura inteira poderia ser feita na busca de Face-huggers ou Chestburster em uma estação espacial ou base isolada, uma vez que os jogadores (e portanto, seusm personagens) SABEM o que aconteceria se (ou quando) apenas um deles escapasse vivo.

Seus sentidos dos já são bem desenvolvidos, e ele já caça (animais pequenos a princípio e vai crescendo a velocidade surpreendente). Se não for encontrado em questão de dias, é transformada em um adulto.

Como há a busca por locais escuros, pode-se supor que Aliens em seus primeiros estágios TENHAM algum tipo de proto-visão, diferenciando claridade de escuridão, e que percam esta capacidade ao longo do desenvolvimento de um exo-esqueleto mais grosso.

Para se transformar em um adulto são necessárias grandes quantidades de água e fontes de carbono, assim como alimentos calóricos. O Chestburster pode se aklimentar de quase qualquer material, já que seu ácido interno dissolve boa parte dos materiais.

Há fontes, como o esquecido RPG "Aliens", que afirmam que os xenomorfos se alimentariam de eletricidade, e seriam praticamente baterias vivas, dada a acidez de seu sangue. Fica a critério do narrador, mas se eles se alimentassem de eletricidade não precisariam daqueles dentes, pois não?

Um comentário:

  1. bacana o post. Revi os 3 primeiros recentemente, gosto muito do 1, mais ainda do 2 e odiei o 3. Agora vou ver o 4 e aguardar ansioso por Prometeus :D

    ResponderExcluir