sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aliens 103: Evolução e Corpo

Planeta Natal:
Há séries em quadrinhos que apresentam versões do planeta natal dos Xenomorphos. De modo geral seria um planeta com temperatura e ecossistema similar ao da terra, com exceção para o fato de ser muito mais brutal e competitivo do que no nosso ecossistema; A espécie dominante seriam os Xenomorphos, que teriam sido recolhidos para estudo (ou como arma) pela raça conhecida como "pilotos" ou "Space Jockeys".
Isto corre o risco de sofrer mudanças com o filme "Prometheus", mas vamos aguardar até lá.
A única coisa que parece certa é que a presença deles no planeta LV-426 (do primeiro e segundo filmes) certamente está associada a outra raça alienigena cientificamente mais avançada.


Evolucão dos Xenomorphos (Aliens):

Os aliens são uma forma de vida evoluida a partir de uma organizacão social similar a de insetos coletivos terrestres, Só que maiores e mais mortais. São predadores mortais e adaptãveis que vem de um planeta com uma fauna comprtitiva e brutal e são, provavelmente, a especie dominante por lá.

Ê provável que, entre seus ancestrais, a locomoção na água tenha sido bastante importante, já que se apresentam com um formato bem aerodinamico e são excelentes nadadores. Outro fator que corrobora a hipotese dos “aliens molhados” ê o fato de xenomorphos precisarem de grandes quantidades de H20 para crescer até a forma adulta.

As colméias são verdadeiras fortalezas, e os relatos sobre aliens protegendo o ninho soa indicativos de que a especie tem, afinal inimigos naturais, mesmo que outras colmeias de xenomorphos. Aparentemente, se formos usar como base segundo filme Aliens, a escolha de um ninho tende a ser em local com paredes tão grossas quanto possível, e próximo a fontes de calor.

Pele e Exo-esqueleto:
Os aliens são protegidos por um exoesqueleto escuro, liso e formado por polimeros. Este exoesqueleto tem diversas cavidades internas onde devem se localizar os orgãos e tecidos diversos da espécie.

Este exoesqueleto não são abandonado, por carcaças maiores, como ocorrem em crustaceos terrestres, mas crescem junto do corpo interno, como os ossos humanos. Esta pele é resistente a diferentes tipos de acido e bastante dura contra impactos.

A pele tem ainda tubos nas costas que, imagina-se tem alguma função de auxiliar na fixação (como ventosas) em locais altos, ou respiratórios dentro da água, mas sua função real é alvo de dúvidas ainda.

Camuflagem:
Dentro de uma "colméia" um alien é praticamente invisível. sua pele tem a mesma aparência e composição que as paredes de sua casa, e eles podem ficar totalmente imobilizados em paredes, tornanndo a vida de um invasor um verdadeiro inferno.

Sentidos:
 Os aliens não enxergam como os humanos, mas são extremamente sensiveis a sons, localizando as vitimas graças a poderosos ecolocoalizadores (o que explicaria aquela cabeça do tamanho de um bonde)

Em "Aliens 3" a visão de um alien se parece com a nossa. apensar de um pouco turva, e há a versão de que a visão deles seria similar a uma visão noturna.

Minha solução em um jogo é um pouco diferente: e, opinião pessoal não canônica, poderiam ser capazes de perceber sinais eletromagneticos como os de um sistema nervoso (igual aos tubaroes).

O "sonar eletromagnético" seria limitado em termos de distancia, mas extremamente eficaz para necontrar alimento e hospedeiros atras de paredes ou camuflados.

Seja como for, alguns sinteticos terrestres (androides) são projetados para bloquear exatamente estes sinais sonoros, obtendo uma camuflagem para aliens, similar a de predadores para a visao humana.

Além disso, há indícios de que sejam suscetíveis a ferormônios, o que indicaria olfato apurado, apesar de não haver indícios de que teriam pulmões.

Membros:
Os aliens são basicamente bípedes, com quatro membros principais, com dedos e garras afiadas nas pontas, que rasgam com facilidade boa parte dos tecidos organicos, e uma cauda.

A cauda que tem multiplas funções, como a de dar equilibrio em ataques, saltos e corridas; o pendurar-se, favorecendo ao alien posicionamentos mais vantajosos em ataque e defesa; e também como uma espécie de "lança" maleavel, extremamente afiada.

Locomoção:

São bipedes boa parte do tempo, mas correm com os quatro membros. Os aliens sabem escalar e andar até mesmo em tetos. São hábeis nadadores, e saltam a grandes distâncias.quando necessário (talvez com o auxílio das caudas).

Mais adiante falaremos de outros tipos de aliens, como aliens "quadrupedes", presentes no universo expandido.

Veneno:
Algumas fontes, como o RPG de 1992 citam que a cauda teria ainda um poderoso veneno tranquilizante para imobilizar alvos e ficar mais facil transporta-los para os ninhos. Faz sentido, no meu entender. Este veneno deixariam as vitimas grogues, atuando como um relaxante muscular, mas não eliminaria por completo a dor.

 Sistema Nervoso:
O cérebro alien e grande e capaz de fornecer uma capacidade de criar soluções realmente notáveis. Ficando no que chamariamos de cabeça, ele e protegido por um cranio mais grosso. É desconhecido a forma como a comunicação entre cérebro e corpo se dá, mas esta comunidação tem uma velocidade igual ou supoerior a de reflexos humanos.

O Sistema Nervoso de um Alien, além disso, fornece uma boa base para comunicações de caça mais complexas, coordenando mensagens de alguma forma entre si e permitindo ataques conjuntos. Aliens não chegam a ser inteligentes como humanos, mas possivelmente teriam inteligência comparável à de grandes símios, como chimpanzés.

No RPG Aliens é sugerido que os "Zangões" receberiam informações e ordens das Rainhas através de cabos ultra-finos, repassando a elas, também, o que viam ou sentiriam.

Não sou um fã desta idéia. Acho que é fixar demais os aliens como máquinas, e não como seres vivos, e prefiro a noção de uma forma de telepatia primitiva, ou de sistemas de comunicação desconhecidos por nossa espécie, mas funcionais entre aliens.

Poderes Telepáticos:
Algumas histórias em quadrinhos estabelecem que dentre os aliens, sobretudo dentre as rainhas mais poderosas e antigas, existiriam habilidades telepáticas. Ela se manifestaria em situações como controle de um exército e sonhos de humanos ligados ao xenomorphos de alguma maneira. É uma possibilidade, mas rainhas já são poderosoas por si. Se tivessem ainda super-poderes telepáticos, ficariam sem graça na maior parte de roteiros e histórias que poderiam ser imaginadas.

Sangue:
o sangue dos xenomorphos e incrivelmente corrosivo. Eles produzem um tipo de ácido "molecular" orgânico poderoso, capaz de dissolver até mesmo o aço.

Isto faz com que que atingir um alien e ser tocado por um respingo de seu sangue se transforme em um risco enorme quando um combate com o mesmo e travado. Não se sabe muito sobre coraçao e temperatura corporal ou mesmo respiraçao , mas acredita-se que eles não precisem respirar, e sejam exotérmicos (tenham sangue frio) o que explicaria porque gostam de ninhos em locais aquecidos.

Sono e Hibernação:
Xenomorphos são capazes de longos períodos de hiernação, mas aparentemente são facilmente despertados do sono quando necessário.
E sim, eles dormem, apesar de ficarem razoavelmente alertas. Não é incomum, dentro de colméias, que eles fiquem perfeitamente camuflados em paredes de um ninho, que, além de ter superfície irregular, tem uma composição muito parecida com a pele dos alienígenas. Isso garante a eles uma boa proteção contra inimigos, bem como permite armadilhas mortais contra invasores.

Sistema Digestivo:
Boca:
A língua de um xenomorpho é o que dá a eles o seu nome científico, linguafoeda acheronsis (Língua Fendida de Acheron – ou "LV 426¨- o primeiro planeta onde foram vistos).
Além de dentes poderosos e afiados, os linguafoeda acheronsis tem uma segunda mandíbula, uma língua-boca, que tem a função de perfurar cascas e similares,e de puxar o alimento para dentro de sua boca, onde será devidamente digerido.

Saliva:
Os Aliens adultos soltam secreção gosmenta que, diferentemente da saliva de nossa espécie, não tem uma função digestiva, mas é a base líquida do polimero que aliens usam em colméias e tem em seu prórpio exoesqueleto. Esta "cola gosmenta" serve como “durepox alien” para facilitar o aprisionamento de presas dentro de uma colméia, e que, quando seca se transforma em uma versão da substância orgânica que cobre a pele e os ninhos de xenomorphos.


Uma CURIOSIDADE sobre a baba aliens é que ela foi produzida em cinema com litros de "KY".


Alimentação:
Alimentam-se de quaase tudo o que seu sangue acido seja capaz de dissolver, o que é muita coisa, água e fontes de carbono, como equipes de mineradores a silta em uma nave espacial. Apartentemente preferem alimentos de origem ogânica, mesmo.

Geléia Real:
É motivo de controvérsia. Afinal, oficialmente a Rainha teria vindo de um ovo especial, que produzia um face-hugger real, que teria contaminado a primeira vitima em Aliens, e espalhado voinhos pelo planeta. Ou seja, a rainha NÃO seria uma "pupa" normal que injeriria geléia especial, como em alguns insetos, e só assim se desenvolviria rainha. Mas acho furada essa explicação do ovo especial, e prefiro fingir que não percebi o furo em aliens, mesmo.

A geléia real, portanto, é aparentemente um alimento especial teria uma função de ajudar na maturação de uma rainha e a de aumentar o tamanho de um Sentinela para que ele possa proteger uma rainha com maior poder e tamanho.

A quantidade de geléia real que uma imperatriz produz e tem em seu poder definiria o tamanho de sua "riqueza", o que faz sentido, já que este alimento pode ser usado para maturar aliens mais poderosos em um “exército” o que resulta em territórios maiores que podem ser dominados.

Em humanos, se ingerida, provocriaa alucinações diversas e poderia ser uma fonte de dinheiro extremamente valiosa para quem conseguir um pouco. Se sobreviver a uma tentativa.

Dá um bom “mote” para uma aventura usando humanos em RPG.



Um Rei Alien: Prova de absoluta falta de consenso e de
bom-senso no universo expandido.
  Reprodução:
O leitor mais atento já deve ter percebido o problema que é um universo criado por diferentes autores. Vemos isso em Star Wars, Star Treck, historias de super-heróis e versões de deputados acusados de crimes.

O "universo" AVP não foge a regra, e é impossivel sintetizar algumas coisas em um discurso integrado e que faça um minimo de sentido. Uma delas é a reprodução (resta esperar que Prometheus traga um pouco de clareza à esta bagunça).

A reprodução de linguafoeda acheronsis é confusa.
Em Aliens 2 uma rainha “surge” e se reproduz, o que traz alguns problemas de coerência com materiais que tem um “Rei Alien” para fecundá-la (afinal, nenhum é visto no filme). Fariam os Aliens reprodução assexuada, neste momento (a explicação do face-hugger real é posterior e não convence muito).

A reprodução de linguafoeda acheronsis é eventuakmente apresentada como sexuada (por Aliens Reis). Vulgo, sexo alien, e dois gêneros para a espécie. Há algumas revistas em quadrinhos que tem um monstro "rei alien" protegendo o ninho.

Onde estava um cidadão assim em Aliens 2 ninguém explica.

Em AVP 2 temos o “predalien”, que é capaz de produzir ovos e implanta-los diretamente em suas vitimas, e como os Predatores Yautja, definitivamente, tem diferenciação sexual, esta característica só poderia vir da parte “xenomorphos” do seu DNA.

É mais fácil considerar que a diferenciação sexual PODE ocorrer, mas, dentro desta espécie alienígena, é apenas uma forma extra de garantir eventual modificação genética. Algumas espécies de rãs fazem isso, ou seja, falta macho? Uma fêmea vira macho. Falta fêmea? Um macho se transforma em fêmea. Prático, né? Mas totalmente chutado e não canônico.

Adiante apresentaremos outros tipos de aliens que podem aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário