quarta-feira, 25 de abril de 2012

Death Cards: "Dust Devils" na Guerra do Vietnã


Estou acabando de dar forma a primeira versão de "Death Cards", um RPG que usa o sistema de Dust Devils (usando cartas) e ambienta os jogadores como soldados (preferencialmente) americanos na guerra mais impopular vivenciada até hoje por aquele país.

A idéia é dar voz aos demônios interiores surgidos depois de calor, combates, labirintos verdes tropicais, insetos, armadilhas e um inimigo invisível.

Se der tempo vou fazer um test-drive no próximo sábado, depois da mesa de Dust Devils (que tende a ser curta).

Algumas das mudanças são o uso de "Knacks" em vez de "Past and Present" da segunda edição (Knacks, da primeira, tem um mecanismo que se ajusta melhor à ambientação), os significados de cada naipe (como sistemas alternativos tal qual Ronin e Concrete Angels já o fazem), e em vez de "chips", temos "colar de orelhas" para dar um clima mais macabro à ambientação proposta.

Estou fazendo um (brevíssimo) resumo da primeira e segunda guerras da Indochina, sugestões de cenários, knakc (habilidades) e demônios sugeridos e falando bem brevemente sobre algumas das armas utilizadas.

Ao contrário dos famosos "colares de orelhas" de inimigos mortos, que são uma invenção televisiva, as "Cartas da Morte" eram cartas de baralho jogadas sobre inimigos mortos, em uma tentativa  macabra, ainda que estupidamente inútil, de criar terror no inimigo (os vietcongs).
 E são perfeitas para nomear um RPG com esta temática e este sistema.

Quem se interessar, vá ao encontro de Abril do Saia da Masmorra, dia 28/4/2012, na Point HQ de Ipanema. Visconde de Pirajá, 207, terceiro andar, a partir das 14 horas.

ps: Só reforçando que a mesa de Death Cards é uma possibilidade, mediante tempo disponível e interesse, apesar de eu achar que tem boas chances de ocorrer.

Abraços
Brega Presley

2 comentários:

  1. Sou loko de vontade de conhecer esse Dust Devils. Tu podia fazer um resumo jogável né? rs

    ResponderExcluir
  2. Rafael,
    A idéia é fazer isso semana que vem, tipo um "fast play" do sistema.
    Só tenho de ver COMO fazer isso, por questões de direitos autorais.

    Até onde sei, SISTEMAS não são regidos por lei (não se pode patentear regras em si), mas ambientações, sim.

    Então devo fazer isso via "Death Cards", que ambientação inventada por mim. Mas tenho de conferir isso e o farei dentro dos limites permitidos.

    Temos TRES advogados no meio da turma do SDM, e quando eles dizem o que pode ou não em termos de lei, levo a sério.

    Seja como for, tbm até onde sei, as duas versões do Dust Devils foram disponibilizadas gratuitamente pelo autor.

    Se morar em São Paulo, o pessoal do metagamers (parceiros do nosso blog) tem andado jogando esse sistema. Aqui no Rio tem o SDM. Em outros locias, a gente tenta te ajudar a achar quem mestre, se der.

    Abraços

    ResponderExcluir