sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia da Toalha, Nerdaiada!

Ou "Por Que todo Nerd Deveria Ler Mochileiro das Galáxias":


Ok, para quem não sabe, 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd. Nesta data também se comemora o  "Dia da Toalha".

A origem do Dia da Toalha é a seguinte:

Nos livros da série "Guia do Mochileiro das Galáxias" ou simplesmente "O Mochileiro das galáxias" para quem leu na primeira tradução da década de 80, a TOALHA ocupa posição central.

"Todo caroneiro" diz mais ou menos o Guia (escrevo de cabeça, li essa série umas dez vezes ou mais) "deve carregar uma toalha:"

"Primeiro, porque se um não-caroneiro ver que você tem uma toalha, vai ficar admirado e pensar "Essa sujeito Dumpal viaja pelo universo inteiro com apeas 30 dolares altarienses ao dia e ainda tem uma toalha? Incrível!"

-Em segundo, a toalha serve para defesa. Uma chicotada de toalha pode ser uma arma mortal na mão de um expert.

-Em terceiro, uma toalha é a única proteção eficaz contra uma Besta Voraz de Vraal, um animal terrível e feroz, mas buirro feito uma porta. Se você cobrrir sua cabeça ele não irá atacar você, acreditando que, se VOCE não cosnegue vê-lo, ele também não conseguirá (voraz, mas realmente uma besta).

-Além disso a toalha pode ser usada para improvisar uma vela, em um oceano paradisíaco, para se deitar sobre as areias de uma praia lindíssima, ou mesmo se cobrir em caso de frio.

-E, claro, se ainda estiver suficientemente limpa, se cobrir...


O Mochileiro das Galáxias é o livro mais vendido de todos os tempos.
Afinal, é  o único livro que tem em sua capa as letras garrafais "NÃO ENTRE  EM PÂNICO!".

A ´serie de livros aborda questões filosoficas existenciais com excelente humor, como por exemplo, a "Resposta para todas as perguntas" feita a um super-computador, que é.... 42!
(se perguntar no google "resposta para vida o universo e tudo mais", a resposta é 42 e  o google não mente).

De "Dinamite Pangalática" (uma bebida cujo efeito equivale a ter o cérebro esmagado por duas barras de ouro) e Poesia Vogon usada como instrumento de tortura, a série deslancha por uma série de situações estranahs e divertidas.


Para ler e conhecer os livros de Douglas Adams se recomenda fortemente a "trilogia de 5 livros" de Douglas Adams, além de um sexto livro chamado "... E Tem Outra Coisa..." de Eoin Colfer (autor da série Artemis Fowl).

Há também um conto que saiu traduzido em uma revista (acho que foi a Sapiens) "O Jovem Zaphod".
Tanto o livro de Eoin, quanto o filme de alguns anios atrás são muito bons, mesmo que, no caso do filme, seja diferente da s[érie de livros em alguns pontos (mudou-se o roteiro mas se manteve  o mesmo espírito).

Os livros surgiram de um programa de rádio e deram, além dos filme, origem aos livros.

Para saber mais da vida do Tio Douglas, recomendo a bibliografia escrita por Neil Gaiman (sim, Mister Sandman em pessoa) chamada "Don´t Panic" (não traduzida).

Os livros trazem personagens como Zaphod Bebleebrox, o presidente cínico da galáxia com três braços (capaz de fazer Han Solo se sentir incomodado), a bela Trillian Macmillian, o "sempre de roupão" e mocinho neurótico Arthur Dent, e Marvin, o robô depressivo.
Brega Presley sabendo que terá de ouvir poesia Vogon
(Brega Presley, ao descobrir que será juiz de um concurso de poesia Vogon)

3 comentários:

  1. acho q tem seis livros a triologia... o sexto nao é escrito por D.A. ... e nao foi traduzida

    guia do mochileiro
    restaurante no fim do universo
    a vida o universo e tudo mais
    ate mais e obrigado pelos peixes
    aparentemente inofensiva
    e o sexto: e outra coisa

    http://en.wikipedia.org/wiki/Hitchhikers_guide#Novels

    ResponderExcluir
  2. Oi Ygor.

    É isso mesmo, os 5 são do Douglas, o Sexto é do Eoin Coffler, que surpreendentemente conseguiu absorver e reproduzir excepcionalmente bem o "climão" dos livrosd do DA.

    For isso tem o "Starshiop Titanic" que é um game levemente dentro do universo de Mochileiro, e um pequeno conto, "O Jovem Zaphod", puublicado (ainda tento confiormar) pela "Sapiens" na primeira edição.

    ResponderExcluir
  3. Há, tem um outro livro, inacabado, chamado "O Salmão da Dúvida", mas nunca li.

    ResponderExcluir