segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Melhor Mesa de Cyberpunk que já Vi Alguém Fazer




  Jogo Cyberpunk 2020 a 20 anos.
Conheço de cor algumas regras, estatísticas de armas, li a imensa maioria dos suplementos, e pessoalmente já adaptei, inventei e revisei mais coisas no cenário do que minha sanidade me permite..

Conheço uma dúzia de sistemas, mas creio que Cyberpunk 2020 é o que se pode chamar de "minha especialidade". Em português sou, possivelmente, o blogueiro que mais escreve e fala sobre o cenário e sua ambientação (talvez, infelizmente, o único).

Vulgo conheço bem (sem modéstia) o jogo da Talsorian e sei do que estou falando quando digo até poucos dias, o RPG que tinha em minha cabeça, em termos de possibilidades, era outro.

Falo da mesa do último Saia da Masmorra (25/08/2012) do Luciano Bastos (também conhecido como "Tolkien" ou "Baiano" dependendo do grupo), que tem formação em design gráfico e é jogador e mestre de re Role Playing há pelo menos tanto tempo quanto eu, e, ao contrário de mim, o cara mais gente boa do RPG Carioca.

A boa qualidade do material de apoio que ele inventa (CD customizado, mapas, mini marcadores com os rostos de cada personagem, carros pintadfos e alterados, regras novas e funcionais para sistema de combate, etc) para suas mesas é bem conhecido pelo pessoal que mora no Rio (e por alguns de fora), e a criatividade dele em transformar uma mesa de RPG em um "espetáculo" é formidável. Genialidade que se repete em outros sistemas, quase que mensalmente (sempre que ele mestra algo, diga-se).

E não elogio por ele ser amigo pessoal da gente ou membro da organização do nosso encontro.

Antes, é pela boa qualidade do que ele sempre apresentou, que talvez tenha me tornado amigo dele (ele tem uma multidão de amigos, diga-se, mas gente que nem o Luciano a gente só conhece uma vez na vida).

Meus agradecimentos sinceros do cachorro velho aqui, que aprendeu mais um truque ou dois contigo (e isso porque acompanhei da mesa ao lado)

Brega Presley

 PS:
Editoras, a sincera opinião deste veterano aqui (e de muitos outros, para falar a verdade), é que deviam estar disputando para pagar o peso desse profissional em ouro.

Não precisam se basear em minha opinião. Consultem organizadores de evento, autores, jogadores de RPG e de War Game, (sem falar em fãs de Tolkien).

6 comentários:

  1. Caraca Brega! Valeu... fiquei com vergonha agora! hahahaha, obrigado mesmo! Espero que as mesas bacanas levem outros jogadores a conhecer o bom e velho Cyberpunk e outros cenários e sistemas!

    Abs e mais numa vez... obrigado!

    Luciano "Baiano" "Tolkien"

    ResponderExcluir
  2. Podia prestigiar os amigos e levar uma mesa-show dessas para a Dungeon Carioca um domingo desses...rs

    ResponderExcluir
  3. Podia prestigiar os amigos e levar uma mesa/show dessas pro Dungeon Carioca um domingo desses....rs
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de fazer troca de banners?
    Meu blog é:
    arenagurps.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. TODA mesa que vi ele montar até hoje é espetacular. Mas o que ele fez com cyber 2020 foi coisa de gênio.

    Se o material que ele criou tivesse sido feito oficialmente pelos detentores oficiais da marca, e vendido em lojas, já na ápoca, a franquia não tinha afundado como afundou (e, espera-se, reviva com o game eletrônico planejado para breve).

    Já vi MUITA coisa nesses 20 anos feitos por fãs da marca, mas nada, talvez com exceção de um material visual feito pela galera do datafortres, se aproxioma (mas não ultrapassa) a qualidade do realizado.

    E o bacana é que ele tem o toque de midas em qualquer coisa que ele põe a mão. Tem de ser falado, sim, porque, minha sincera opinião, com mais uns três "Lucianos" no mercado, a situação do RPG no país seria completamente diferente da atual, que só agora tem conseguido produzir material ,com criatividade e qualidade.

    Se um cara como esse estivesse em uma DEVIR da vida, a qualidade final dos produtos seria muito superior a apresentada.

    E Luciano, nada de vergonha, bicho, tenha orgulho. Já trabalhei em empresa multinacional que o pessoal de marketing não tinha 10% da sua capacidade e criatividade.

    Você realmente faz algo muito diferenciado, e o mais legal é que faz com um prazer perceptível a olhos vistos. Não só no RPG, mas em relação jogos de tabuleiro, divulgação de universo fantástico (como o do universo de Senhor dos Anéis, etc).

    É que como só conhece o que você faz quem está nos encontros e mesas, é necessária, sim, uma homenagem e divulgação de quem, como eu, fica agradavelmente espantado com o que consegue fazer. Abraços.

    ResponderExcluir