quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fighting Fantasy Part 2 | Documentário




Muitos da nova geração de jogadores de RPG não tiveram a chance de ver alguns pioneiros do início do Hobby no Brasil e no exterior, menos ainda são aqueles que perceberam o impacto social e cultural que os jogos tiveram ou criaram ao longo destes 30 anos, mas aos poucos cineastas e pesquisadores como nosso amigo Marcos Bolton ou “Salsa” colocam na rede informação mais substanciosa sobre os hobby, seus designers mais importantes e suas criações ou simplesmente abrem um diálogo com o público para promover o Hobby, e na era do “RPGRetrô” ou “Oldschools”, Aventuras Fantásticas ganha um novo fôlego, não só pela sua republicação, mas pela inovações que permitem que ela alcance novos nichos e outras cabeças!
Fiquei muito contente e surpreso em saber através de pesquisa que a http://www.mmbroadcast.tv/, através do trabalho de Sean Riley está preparando um documentário sobre o Fighting Fantasy, Steve Jackson e Ian Livingstone. A MMBroadcast  já postou o vídeo acima inclusive para Download e é só um “TASTE” vídeo para deixar um gostinho de quero mais!

Como o vídeo é um pouco longo e pesado vou ter que fazer um novo post, uma Parte 3 para terminar de falar de Aventuras Fantásticas... e olha que ainda tem é coisa!

Espero que todos gotem, infelizmente não foi feito uma legenda para este vídeo em português, vamos ver se a diretoria do Saia da Masmorra vai fazer uma! hehehe

Fiquem com Deus!

Luciano Mota "Tolkien" Bastos
 

11 comentários:

  1. Fico honrado pela menção e devo dizer que fighting fantasy (ou "livro-jogo" pra galera da antiga que nunca chegou a conhecer o termo em inglês) era minha leitura predileta. De fato, o gênero foi o que me levou a gostar de RPG e preciso agradecer minha professora de português da 6ª série por isso. Ela levou Cidadela do Caos para "jogarmos" tomando as decisões por unanimidade.

    Isso me fez procurar o livro, mas não achei. O que encontrei na antiga Livraria Siciliano foi "A Cripta do Vampiro" e que jogaço era. Até hoje ainda não consegui resolver o mistério do baú mágico (não faço ideia de onde está a pista para o código que abre o baú), eu já consegui "cheatar" e olhar número a número das 400 entradas mas nem assim...

    Depois disso consegui comprar vários (inclusive o próprio Cidadela), dentre meus favoritos estão "Encontro Marcado com M.E.D.O." e o "Saqueador de Charadas". Da série nova lançada pela Jambô tenho o primeiro livro só.

    Essas "solo adventures" eram algo muito comum em livros de RPG (porém mais curtinhas), uma maneira de inserir o leitor no contexto daquela ambientação e das regras contidas no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Devia ser uma professora de português bem legal e deve ter sido bem divertido jogar com todos da sala!)

      Excluir
  2. Cripta do Vampiro era muito bom. Eu acho que tenho.

    ResponderExcluir
  3. Cripita foi um dos primeiros que eu joguei de primeira e fechei a aventura! Muito divertido mesmo! Usar o anel mágico para prender o vampiro, o escudo para evitar que ele te pegue e a estaca (se não me angano) para dar fim!) Muito divertido!

    Luciano Tolkien.

    ResponderExcluir
  4. A cripta do Vampiro é um livro muito bom. Tem um clima de horror e desesperança que tornam emocionante ler o livro. Fora isso o trabalho todo pra matar o vampiro é muito compensador quado se consegue. Mas o mais legal é a surpresa quando se consegue matar ele de vez... acha que acabou a história? Não... ainda tem mais...heheheheheh

    ResponderExcluir
  5. Obrigado brega!

    a preguiça de ler todos os comentarios me fez ler só o seu comentario... e consegui fazer meus olhos fecharem no "acha que" do spoiler !

    acho q passei na sorte dessa vez...

    ResponderExcluir
  6. Eu já num tive tanta sorte, Ygor. Mas eu tb queria parabenizar o Tolkien pelas postagens sobre o AF. Inclusive, no 1o post eu deixei uma msg q eu gostaria d manter contato por e-mail, pois estou criando um retro-clone do AF. Ae Luciano, vamos trocar trocar umas "figurinhas"? Vc poderia me ajudar mto no meu projeto. Tae meu e-mail:

    eusouumasalsicha@yahoo.com.br

    Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, obrigado! Claro, meu contato segue no meu perfil do blog e do grupo no Face!

      Excluir
  7. Massa a matéria! Não vai sair a continuação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai Michael! Vou fazer este mês! Férias facul e Trabalho! :-) Obrigado!

      Excluir