Abismo Infinito
Escrito por John Bogéa e lançado pela editora Retropunk,
Abismo infinito possui um preço de capa de 62, 90 $, este livro possui 111
páginas em branco e preto, capa dura, uma arte interna e externa bem bacana.
Possui uma brochura de boa qualidade, é um livro pequeno de fácil manuseio e
transporte, também temos incluso um cd com uma trilha sonora de FC e um escudo do
mestre. Agora chega e vamos ao que interessa!
O livro se
inicia com uma série de tirinhas bem legais que te familiariza com o clima do jogo
Capítulo um: Expedições ao Infinito

Capitulo dois: Caindo no Abismo
Aqui coloca-se o que é
necessário para jogar, que são respectivamente: - Ficha do Argonauta (para
cada jogador) e 3d6, lápis borracha e algum conhecimento sobre FC e uma boa
imaginação. Para se jogar Abismo Infinito o autor considera que o narrador deve
estar familiarizado com algumas ideias. A primeira delas é a insignificância
humana presente nas obras de H.P Lovercraft, a segunda é de todos os processos recorrentes que
resultam nos sonhos de Freud, por ultimo ficam os conceitos físicos de Einstein
(teoria especial, relatividade e espaço-tempo).
Capitulo 3: Gênese e resolução
Aqui partimos para a criação de personagens e as regras de jogo. Na ficha do
Argonauta você vai preenchendo: Nome, Cargo (exemplos entre a p. 54-63),
Jogador, Citação (p.64). Distribuem-se os pontos de Trauma (p-64) entre
Sonolência e Medo Particular. Também temos as Ancoras (que ajudam seus
personagens a se manterem na sanidade) e por ultimo Ferimentos. Dando o tom do
jogo, seu personagem nunca estará melhor do que o inicio do jogo, talvez ele
adquira algum conhecimento, porem estará cada vez mais distante da realidade ou
sanidade. Após isso o autor da uma aprofundada na de como esses conceitos
funcionam no decorrer do jogo. As regras do jogo, bom basicamente o player rola
uma quantidade de dados em relação a quantidade de ancoras que lhe restam (1=
1d6, 2ª5=2d6, 6=3d6). As dificuldades variam entre 3 e 18, quanto mais você
obtiver no teste melhor, também existem as vantagens e desvantagens
circunstanciais (que modificam os números alvos). Existem também os testes de
comparação, quando um jogador quer influenciar outro. Quando os medos
particulares de materializam, dependendo de quem a criou a “criatura” tem uma
quantidade de dados inversamente proporcional ao numero de dados do seu
criador. Essas criaturas possuem por base 12 pontos de desmaterialização. Esses
seres podem se fundir tornando-se uma mais poderosa, possuindo 3 dados e um
maior numero de pontos para ser “desmaterializada”, 12+6 para cada amálgama
Capitulo 4: Conduzindo o pesadelo
No ultimo
capitulo vamos para os toques finais, a criação do cenário e as dicas de mestre.
Basicamente o que se propõe é que o narrador seja o mais familiarizado com FC e
que construa um cenário de comum acordo com as vontades dos jogadores. Também
tem uma sugestão de cenário, de se pensar quais personagens podem ser úteis e
qual o rumo que tomará a estória, como vários exemplos de missões
Boa sorte e que consigam manter sua sanidade!
Por Heigberg Almirante das Forças Terrestres, vulgo Leandro Parejo.
Leandro, a idéia parece ser muito boa, mas não sei... só jogando para saber, é algo tipo Call of Cthulhu nas estrelas, tipo um "Cthullutraveller" ou um Travillerthulhu? :-) Só jogando!
ResponderExcluirLuciano Tolkien