quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Armas no Vietnã: This is My Rifle! This is My Gun!:

Esta postagem não tem o objetivo de fazer adaptações a sistemas diversos, mas apenas listar e trazer a referência visual de algumas delas.

Boa parte do material colhido foi obtido no interessante site  IMFDB  que é um site que fala de armas em filmes, games e seriados e sempre tem imagens e textos úteis para mesas de RPG.


Como Adaptar:
Além das soluções mais obvias de mexer nas armas mais parecidas em cada jogo e sistema, sugiro o livro "Edge Of The Sword - Compendium of Moderm Firearms" de Kevin Dockery. Ele traz peso, velocidade e outras medidas, e um sistema de como transportar isso para jogos como Cyber 2020, Hero System, Call of Ctullhu, Twilight 2000 e D20 System.

Há, ainda, o livro "Guia de Armas de Fogo", de Marcello Del Debbio e Norson Botrel, pela editora Daemon, mais conhecido dos jogadores brasileiros, que abrange também armas para os sistemas da White Wolf, Daemon, Shadowrun e Gurps.

Um suplemento do Gurps  (4a. Edição) chamado "Seals in Vietnam" (Hans Christhian Vortisch) que deve ajudar bastante, mas não cheguei a ler (ainda).

Leve em consideração a cadência de tiros por minuto e divida pelo tempo de cada turno em determinado sistema, e se for o caso, aplique danos semelhantes aio de armas já descritas no sistema. Preço e disponibilidade também variam de acordo com cada sistema epoca.


Outras fontes:
-Este SITE tem alguma coisa a mais e um pouco de informações adicionais.

-Há também outros materiais interessantes, como uma adaptação não-oficial para o RPG Ópera, mas que não consigo mais achar  o link no momento.


-Para armadilhas "vietcongues" sugiro este   Site Australiano , que traz imagens e rápida descrição de seus efeitos, o que deve bastar para a maioria das preparações de aventuras envoltas com o tema.

Pistolas e Revolveres:
M1911A1
Smith & Weasson Model 10




Rifles & Escopetas: 
M14: Até onde sei, usado mais em situações de treino, sendo substituido pelo mais robusto M16 no conflito em si.





M16: O rifle de assalto mais comum entre os americanos.







SA Vz.58.  (é a arma usada pela franco-atiradora em Full Metal Jacket)





A famosa AK-47, em uma de suas várias versões. Foi largamente ustilizada pelos "Vietcongues" no conflito.





Norinco Type 56: Outra arma muito utilizada pelos exércitos do norte, não era incomum vir com uma baioneta espetada em sua ponta.






M1 Carabine: Arma que aparece em Apocalypse Now Redux na mão de colonialistas franceses. Não sei se é historicamente preciso, mas fica como sugestão.




Remington 860: Escopeta







Ithaca (Escopeta)


Metralhadoras:


M60 Metralhadora pesada, mas relativamente portátil. Muits vezes era a metralhadora a bordo das laterais de um helicóptero americano.








Browning M2HB (Metralhadora pesada): 
Montada sobre veículos (tipicamente tanques americanos) 






GE M134 Minigun: Arma pesada em vários sentidos, disparava uma quantidade absurda de tiros por segundo. Gastava muita munição em função disso, mas nem por isso deixava de ser útil.



DShK: Arma montada no solo, e usada contra aeronaves em geral.





Armamento Pesado:



M72 LAW: Uma espécie de "mini9-bazuca" (me perdoem a falta de termos mais tecnicos).






M79 (Lançador de Granadas): Com um sistema simples de mia, podia ser uma arma eficaz na mão de soldados americanos.




B-40: Um RPG (Rocket Powered Gun) muito usado por vietcongues. Era uma das principais armas usadas contra helicopteros americanos.





M3 Artilharia aérea: Lançador de misseis acoplado a helicopteros americanos






Granadas:





M26: Granada de fragmentação











M67: Granada pesada de fragmentação












Granada de Fósforo Branco: Uma das armas mais calhordas da guerra. O fósforo branco (WP ou "Willy Pete no jargão dos soldados) é uma bomba de fumaça que é altamente inflamável, causando queimaduras terríveis.
Salvo engano (preciso de confirmação), era uma arma que pegava fogo sem se extinguir em contato com o ar. Ou seja, uma vitima desta arma que pulasse em um lago ou rio, deixaria de queimar apenas en quanto estivesse submersa. Ao sair de dentro da agua, voltaria a se incendiar.





Outras armas:

NAPALM: Uma esspécie de "gelatina" de gasolina, que se gruda à pele de suas vítimas, causando grandes ferimentos. Lançada tanto de aviões e helicopteros como servia de combustível para lança-chamas.

Agente Laranja: Usada como "desfolheante" em árvores (limpando a visão de helicopteros), era um produto altamente cancerígeno. Há locais, ainda hoje, no Vietnã, que contém indices alarmantes desta substância. Recebe o nome porque era solto em uma fumaça alaranjada. Também causa má formação em crianças.

Minas Terrestres: Minas são um pesadolo no pós-guerra, porque mesmo anos ou décadas depois do término de um conflito, algumas ainda se mantém ativas e acabam por matar ou mutilar crianças e inocentes. Mas, enquanto recurso de um arsenal, era utilizado no Vietnã, e com bastante eficiência. Basicamente, o modelo aprimorado do período era composto de duas minas. Uma, mais profunda, que acionada empurrava a de cima para fora da terra, e a segunda, que explodia a seguir na altura dos soldados, causando sérios danos.

Booby Traps: Os Vietnamitas são, historicamente, excelentes em armadilhas simples e eficazes. Desde armadilhas com "pregos" de bambu rotatórios que perfuravam em vários locais um soldado inimigo (não o matando, mas incapacitando para lutar e atrasando um batalhão), a folhas com venenos que irritavam a pele, e mesmo armadilhas adaptadas à modernidade, com tubos de misseis reaproveitados e pendurados para espalhar granadas, granadas drento de rios, encobertas pela água, e armadilhas em portas e portões, acionados ao se abrir ou se entrar em um recinto. Algumas delas estão descritas no  Site Australiano , com imagens, já citado em "Outras Fontes".


A imagem acima é referência ao título da postagem e ao filme "Full Metal Jacket" (Nascido Para Matar)onde um sargento explica a diferença entre nomenclaturas e seu uso.

Brega Presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário