sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Reino de Bundhamidão: Algumas Referências Úteis



Confesso que fiquei com o pé atrás com este "Reino de Bundhamidão", de André Luis Mousinho da Costa e Silva e Matheus Bueno de Bueno Funfas até poucos dias atrás.

Não estou mais.

Li duas boas resenhas, de gente que manja muito mais do que eu no blog Pontos de Experiência (em agosto) e outro, que li ontem, no blog Supernerds .

Se DOIS blogueiros que manjam de "Low Fantasy" falam bem de um treco, bom, melhor prestar atenção.

E acabei achando que o livro deve ser bem interessante.

Explico meu pé atrás anterior:

Fazer humor é algo difícil pacas. Há uma dificuldade tremenda entre fazer uma piada inteligível e não cair na obviedade, e há um universo de diferenças entre piadas repetitivas de programas "humorísticos" de sábado à noite e um bom "Em Busca do Cálice Sagrado", por exemplo.

Mas depois de ver  o coelho na capa ficou bem claro que as piadas possibilitadas pelo livro serão mais para o segundo caso (humor inteligente) do que  o primeiro (Zica total).

E isso é algo que me alivia tremendamente.

Enfim, deixo aqui algumas referências que podem ajudar futuros mestres e que (talvez, não sei mesmo) podem ter ajudado os próprios autores na construção do material. Se os autores já sugeriram um ou todos os materiais, peço perdão pela repetição.

Material de apoio sugeridos:


1) A História do Mundo Segundo Mel Brooks: Parte 1 - (Faz parte da piada só existir a parte 1, para quem não sabe):
Filme clássico com uma série de piadas sobre diferentes períodos da história, e que pode trazer algumas boas idéias (Oh, como é bom ser o Rei!)em períodos como o império romano (e dá-lhe piadas sobre eunucos), Inquisição Espanhola ou na Revolução Francesa (e dá-lhe piadas sobre a nobreza e revolucionários) .

2) Fetichast: Fetichast é uma HQ menos conhecida do que deveria ser. A primeira hist[ória, do início dos anos 90, era genial. Entre vários elementos, tinha uma sensacional "loira-atriz pornô" apresentadora de um programa infantil que era a cara da Cicciolina (ok, ok, eu sou de outra geração). Teve uma continuação ("Fetichast: Província dos Cruzados")  lançada um par de anos atrás, lançado pela Devir Livraria, que merece ser lido e é muito bom, mas o gibi original ainda é genial. O blog  Quadro Mágico tem uma resenha sobre  o material.
Não sei porquê, mas a leitura das resenhas sobre Bundhamidão me lembram mais esta HQ do que Monty Python. Talvez porque seja um humor mais nacional, ácido em relação à nossa sociedade, sem cair em obviedades.


3) Uma Noite Alucinante 3 (ou Evil Dead 3): Mais conhecido atualmente, o filme tem uma série de piadas e situações que podem ser muito bem aproveitadas em um Bundhamidão. Rapaz encontra demônio Demônio abre portal para a idade média, rapaz, sem um braço, sai matando demônios com braço de serra elétrica e sua espingarda "(ou "pau de fogo" para os primitivos). Com referências que vão de H.P. Lovercraft a "O Dia em que a Terra Parou".
Com o detalhe de que a espingarda parece ter munição infinita, hehehe.




4) Erik, The Viking: Outro clássico montypythoniano, fala de um grupo de vikings que saem pelo oceano em busca de Hi-Brazil. Assisti esse faz Teeempooo, mas tenho boas recordações. Por ser menos conhecido, pode ser que traga algumas situações que os jogadores não conheçam, tornando algumas soluções menos obvias.



5) Monty Python: Em busca do Calice Sagrado: Possivelmente o filme de maior inspiração para  o RPG usado pelos autores,  e... oh não, os Cavaleiros que dizem Ni! Estão chegando! Fujam.





6) O Fedor dos Anéis: Livro que foi feito em como paródia de Tolkien, que tenho e, por pura preguiça, ainda não li inteiro.
Mas, como diria Silvio Santos, "Minha Mulher leu e disse que é muito bom".
Se bem me lembro do pouco que li, é bem no estilo besteirol ácido que  o R.B. se propõe.

Acompanhe Frito bolseiro, Gordalf, Cébolas, Aragrogue e Guimba em suas aventuras.



Abraços

Atualização (21/10/12):
Aprendi na resenha do Rodrigo (vide comentários) não apenas um link para um fast play do Bundhamidão (http://portal.retropunk.net/?q=node/508), mas também que teremos um "Bundhamiday", em 15 de novembro. hehehehe

2 comentários:

  1. mais uma resenha do Bundhamidão, feita pela minha pessoa http://zinezuada.wordpress.com/2012/10/04/resenha-o-reino-de-bundhamidao/

    ResponderExcluir