terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cangaço em Dust Devils

Excelente postagem de Matheus Silva de Medeiros no blog RPG E EDUCAÇÃO. Fazer um Dust Devils do cangaço é um sonho meu antigo, desde a época que li Dust Devils pela primeira vez, mas dá um trabalho do cão fazer essas coisas, e acabei engavetando a idéia.

Acabei priorizando adaptações de Star Wars, uma proposta de Dust Devils para crianças e um, que deu BASTANTE trabalho, de ambientação no Vietnã. Mas a boa notícia é que tem gente fazendo essa adaptação (e, importante dizer, o Matheus teve a idéia de forma independente da minha, pelo que sei), e encarando esse projeto.

Fica a sugestão de acompanharem o blog dele para ver como fica (boas chances de ficar legal) e, eventualmente, jogarem o sistema quando ficar pronto. Para quem deseja alguma coisa de RPG sobre o cangaço, já existe o Lajedos e Lagartos (Daniel dos Santos Nobrega), cujo link está indisponível (não sei a razão) e que é bem interessante, também.

O período do cangaço é fonte de uma série de livros, filmes e musicas, sendo Lampião o mais conhecido expoente deste tipo de "faroeste brasileiro", mas que conta com inúmeras figuras intererssantes, reais e fictícias, como Corisco, "O Cabeleira" (personagem-título do livro de Franklin Távora) ou Diadorim de Grande Sertão: Veredas.

Apesar de ser referido como ocorrendo nos seculos XIX e XX, há quem diga que ele se iniciou um ou dois seculos mais cedo (fico devendo a referência aqui, que escrevo de cabeça). O final violento de Virgulino e seu bando, com suas cabeças sendo expostas como troféus até a década de sessenta, foi simbólico como o da morte do cangaço, mas no imaginário popular, e sobretudo em literatura de cordel, Lampião e os cangaceiros estão mais vivos do que nunca, enfrentando até Aliens e Predadores. É uma ambientação poderosa, imaginativa, repleta de boas opções narrativas e que merece um olhar cuidadoso de mestres, jogadores e autores como opção narrativa.

Brega Presley

2 comentários:

  1. Estou terminando de fazer a adaptação do Dust Devil para o cangaço! Essa semana, pretendo postar a primeira parte!

    ResponderExcluir
  2. Boa, Matheus!
    Quero jogar isso!
    Abração

    ResponderExcluir