terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Como fazer sua Dungeon para RPG e Wargame


Das várias faces do nosso Hobby a mais "plástica" ainda é a montagem de cenários e maquetes para jogos. Digo isso porque desde que me entendo por jogador vejo lá fora e aqui no Brasil, muitos mestres e grupos de RPG, além de associações de wargame produzindo as fantásticas peças de cenário, desde castelos e fortalezas de fantasia a complexos prédios de raças alienígenas, dungeons escuras cheias de armadilhas, peças de cenário em miniatura como móveis, portais e grades. 



Na Gencon, a "Meca" dos Hobbygamers, todos os anos peças fantásticas são apresentadas,  o RPG e o Wargame são os Hobbyes que mais incentivam os jogadores a desenvolverem certas "habilidades artísticas". Outro encontro de clássicos de RPG e Wargame a GaryCon, também apresenta peças fantásticas feitas por entusiastas do Hobby, inclusive uma versão em resina da Dungeon que montaremos aqui foi apresentada no último evento (fotos na rede com nome "The Moat House").



Na década de 90 frequentei em Santos (SP) a fantástica loja Universo Paralelo, lá os proprietários Maurice (o belga mais gente fina deste mundo que trabalhou como gerente da querida Forbidden Planet do Guarujá) e sua talentosa esposa Ana (uma artista plástica de tirar o chapéu) começaram a oferecer aulas de pintura de miniatura... cara, como assim?, eu só tinha visto isso lá fora, e me inscrevi logo para as aulas, Ana ensinava como limpar as peças de metal, dar base e usar as mais conhecidas técnicas de pintura como pincel seco e aguada além de detalhes de acabamento (que saudade desta época!).



Como não encontrei no Youtube nem nos blogs um vídeo nacional ensinando a fazer cenários de RPG e Wargame, resolvi gravar o primeiro vídeo nacional, (pois eu já ia mesmo fazer essa maquete para o jogo do Saia da Masmorra de Fevereiro "The Village of Hommlet", onde teremos grandes clássicos de RPG nas mesas, como a aventura B4 - The Lost City para D&D classic do Tom Moldvey do mestre Diogo Nogueira e AD&D do David Brasil).

Eis que apresento então o 1° vídeo nacional sobre como montar cenários para jogos de RPG e de Guerra de mesa. Lembrando que estes 4 vídeos formam nosso tutorial completo que em função do tamanho teve de ser dividido e por isso tem créditos finais antes do mesmo.

Vídeo 1/4  (Montagem 1/2)

Vídeo 2/4  (Montagem 2/2)

Vídeo 3/4  (Pintura)

Vídeo 4/4  (Detalhes)


Caso alguém tenha alguma dúvida, ou queira trocar idéias sobre a montagem de cenários e peças de mesa é só me contatar aqui, no grupo do Facebook, Youtube ou pelo meu perfil do Blogspot ou G+.

Um grande abraço e fiquem todos com Deus!

Luciano Mota "Tolkien" Bastos

20 comentários:

  1. Fantástico, Bastos. Se superou (de novo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Brega, bem... esse deu trabalho mesmo, nos próximos vou tentar ser menos prolixo e colocar logo a ação em foco. (e lembrar de fazer um video com no máximo 20 minutos!) Maldito Youtube!

      Excluir
  2. em primeiro lugar, parabens pelo excelente gosto de livros, e pela camiseta ;)

    muito boa a inicitiva. desejo um excelente jogo para todos, e que este seja o primeiro de muitos videos tutoriais

    ResponderExcluir
  3. Grama de maquete, se nao tiver, pode usar Wasabi em pó, por quê é igualzinho..... /trollface

    Estilete é fichinha, em aeromodelismo a gente usava bisturi pra cortar madeira balsa.

    êêêpatrocínio Suvinil

    fora a zoera, tá otimo! Abraços e nos vemos dia 16....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê André! é cara, quando você grava é que você vê o número de besteiras que falou! Hehehehe

      Excluir
  4. Eu vou colocar um cercado na mesa do Luciano no Saia da Masmorra e vou cobrar ingresso pra quem quiser assistir ao jogo )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, sim, mas porque dependendo dos jogadores, vai ser bem divertido para quem estiver vendo!
      Valeu Lúcio

      Excluir
    2. Pelo menos estaremos em nossos devidos lugares, animais que somos, especialmente quando "geeking out"

      hehe a galera, por mais cool e equilibrada na "vida real" vira crinos em volta de mesas de RPG

      Excluir
  5. Luciano, se puder, reserve um lugar para a Natalia Avernus & entourage, ela disse que nao conseguiu entrar em contato contigo, mas que tá querendo jogar sua mesa.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Qto trabalho! Parabéns por ter feito o vídeo e passar os pulos do gato com pincel seco!

    Seria lega um vídeo mostrando como vc fez a mobília!

    Vou fazer uma dice tower com estas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Natália! Gostaria de ver seu vídeo com a Dice Tower! Posta isso por favor!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Incrível iniciativa!

    Eu mesmo estive procurando que nem um doido por material na internet para montar maquetes para uma sessão que tive no feriado da Páscoa. Acabou que não consegui fazer com perfeição, e não achava um material bacana.

    Eu realmente apoio, jogar usando um pouco do papercrafting e modelagem trazem um ar todo novo e emocionante para as aventuras.

    Show!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Adorei! Vou compartilhar com os meus amigos! Curti sua iniciativa. Poste muitos outros, vou ficar no aguardo! rsrsrs
    *-*

    ResponderExcluir
  10. Bah! Realmente muito bom o vídeo, principalmente pra quem, assim como eu, tem interesse e pouco conhecimento no assunto... Com certeza vai me ajudar muito a fazer as miniaturas que venho aperfeiçoando.

    Vocês têm mais algum tipo de tutorial?

    Muito bom mesmo.
    Grato por enquanto, abração.

    ResponderExcluir