quarta-feira, 1 de maio de 2013

Jornal "A Tribuna" de Vitória: Exemplo de Reportagem Mal Feita

Depois de ter chegado às minhas mãos a reportagem com o título "Rituais Macabros em Algumas Seitas", no dia de hoje, pelo que me informaram a primeira sensação é de incredulidade.

É dificil acreditar que um veículo de informação (pago, diga-se de passagem)consiga reproduzir idéias no mínimo 30 anos atrasadas em relação a um hobby como é  o caso do RPG, ou "Jogo de Interpretação".
Quando se falam de quadrinhos como a particularmente ruim, paranóica e mal escrita "Dark Dungeons", ou de filmes feitos para a televisão, como "Monstros e Masmorras", não há um RPGista sério que não esboce um sorriso irônico. Afinal, estes são tão ruins e fora da realidade como o livro "A Sedução dos Inocentes" foi para os quadrinhos.

Ninguém joga RPG e perde o contato com a realidade. Na verdade, é justamente  o contrário: RPG é antes de tudo um "jogo", e a primeira premissa de um jogo é que ele é considerado uma "simulação" por todos.

Pessoas que confundem realidade com ficção não boas para jogar não apenas RPG, mas não são pessoas que devam assistir filmes sem acompanhamento, peças ou determinados jornais com pouca preocupação com a realidade dos fatos.

Sim, houveram crimes relacionados erroneamente ao RPG. Mas bastava uma olhada em
"As Potencialidades do RPG (Role Playing Game) na Educação Escolar" de Rafael Carneiro Vasques (2008), para se compreender como a desinformação sobre algo produz preconceitos. As mesmas, alias, que a reportagem de hoje, reproduzem em sua edição.

Minha segunda sensação é a de que alguém não cumpriu seu trabalho como jornalista. Afinal, uma profissão que tem um código de ética e uma preocupação em informar pessoas sobre fatos, não deveria escrever sobre o que não entende. Seja RPG ou seja sobre religiões como a Wicca. Mesmo eu, não sendo desta religião, entendo que o texto foi infeliz ao tratar pessoas jovens desta crença como passíveis de "perigos". É um tipo de texto não apenas ruim como tendendo, perigosamente, ao preconceito.

É de se admirar que não apenas o jornalista tenha cometido tamanho deslize, como de que o editor não estivesse atento a tamanha sucessão de erros e informações colhidas sem qualquer qualidade ou veracidade.

Além disso, classificar RPG como "Seita" é de um absurdo sem tamanho. RPG é um jogo. E não transforma ninguém em mago, do mesmo modo que Banco Imobiliário não transforma ninguém em milionário. Alguém no Jornal "A Tribuna" não andou fazendo lição de casa, não é? Ou, pior, estava com tanta falta de assunto (como se no mundo já não ocorressem coisas a serem reportadas), que precisou inventar algo para escrever.
Certamente  o jornal dispõe de profissioanis com maior criatividade que este, pois não? Pense em utilizá-los na próxima.

Não sei quais empresas porventura anunciam em um jornal como "A Tribuna" de Vitória - ES, mas não aconselho a empresas que façam seus anuncios por lá deixarem de checar se realmente um jornal que deixa passar este tipo de reportagem é um veículo merecedor de seus anuncios.
Eu, pessoalmente, não desejo comprar qualquer produto que veja em um veículo de comunicação com esta pouca visão sobre juventude, educação e respeito a crenças alheias.

Fica aqui meu repúdio e minha consternação a tal reportagem, e minha esperança de que o jornal seja mais atencioso na escolha de profissionais que porventura escrevam neste veículo.

A comunidade de jogadores de RPG no Brasil certamente ficará contente quando, eventualmente, o jornal puder se manifestar a respeito e desfazer  o equívoco entre os leitores.

Se faltar assunto, fica a dica: Há inumeros RPGistas, como o pessoal do Dungeons Carioca, aqui no Rio, que promovem ações sociais em seus encontros, ou outros tantos que se reunem em bibliotecas, escolas e livrarias, justamente por compreender  o bom potencial cultural dos RPGs. Se é para noticiar algo, porque não fazer como a Editora ABRIL, que em Março, na revista "NOVA ESCOLA" trouxe o texto "Jogos: Quando, Como e Porque " como matéria anunciada já em sua capa?

Aguardemos com interesse.

Atualizando (2/5/2013)
Saiu hoje uma quase-retratação, com depoimentos de pessoas afirmando que RPG não é seita ou satanismo.

O texto não é uma retratação, de fato, que fique claro, e o erro não foi oficialmente reconhecido (ainda), mas já é um adianto sobre  o tema. Ainda se faz necessária uma retratação não por nós RPGistas, em si, mas para leitores que não saibam o que é RPG e tenham tido, uma vez mais, informações erradas sobre o jogo.

Aguardemos, mas pelo menos  o jornal deu um bom passo.


3 comentários:

  1. Belíssimo artigo e exprime o que penso sobre esse jornaleco de 2ª categoria que temos aqui no ES e a falta de profissionalismo dos seus jornalistas que colocaram na matéria (se é que podemos chamar assim) nada mais do que opiniões preconceituosas.

    ResponderExcluir
  2. Se interessar, também pode valer a pena ler:

    Dark Dungeons:
    http://saiadamasmorra.blogspot.com.br/2012/03/dark-dungeons-o-rpg-confundido-com.html

    Monstros e Masmorras:
    http://saiadamasmorra.blogspot.com.br/2012/09/30-anos-de-mazes-and-monsters.html

    Petição contra Novela:
    http://saiadamasmorra.blogspot.com.br/2012/04/peticao-contra-imagem-do-rpg-em-rebelde.html

    ResponderExcluir
  3. Bom, que bom que semi-retrataram-se sobre o RPG, mas fica aí a tristeza de terem espalhado desinformação sobre a Wicca e sobre a idéia de que existem cultos 'satanistas' de verdade, sendo que até agora tudo indica que é lenda urbana (fora uns sujeitos muito estilosos que dizem que servem a Satã nos EUA como crítica à igreja católica).

    ResponderExcluir