domingo, 26 de maio de 2013

Mulheres e Estereótipos Machistas:

Uma das preocupações da gente, aqui do blog, sempre foi a de ajudar a ampliar a visão de mercados possíveis para  o RPG.
O problema é que, por mais consciencia social que os diferentes colaboradores aqui tenham (O Parejo e  o Luciano são estudantes de história, o Léo, o Paulo e o Edson são ligados, de uma forma ou de outra, a luta por direitos civis, e eu sou psicologo com monografia de metrado sobre saude da mulher e sexualidade), somos homens.

Por mais compreensão que eu, por exemplo, tenha de problemas que o machismo traga para as mulheres, mesmo sendo marido, filho e irmão de feministas, não sou capaz de dar voz com a veemência adequada sobre os problemas do mesmo.

Foi por causa disso que sugerimos meses atrás (e a Natália Avernus topou de bate-pronto)a criação de um blog para falar de RPG do ponto de vista feminino.

O  Masmorra de Saia surgiu a partir disso (com o nosso apoio, mas sem qualquer interferência, exceto a sugestão inicial)e só agradeço pelo blog poder trazer um pouco de frescor a um meio que ainda é mais masculino do que deveria.

No entanto, isso não nos redime de nunca abordar o tema, e ainda que não seja texto nosso, recomendo fortemente o texto do blog "Quadrinheiros" chamado ENTRE O OLIMPO E O PROSTÍBULO: História em Quadrinhos e Estereótipos Femininos .

Uma excelente análise do mundo dos quadrinhos e um pouco do histórico de uma das maiores influencias culturais nerds e seus vieses machistas.

Dentre os poucos RPGs que tratam de alguma sobre o tema, ridicularizando o papel estereotipado de mulheres no cinema, o "Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes", nenhum, que eu me recorde, conseguiu trazer o tema mais para perto de discussão sobre as mesas e as opções de aventuras.

Fico com a ligeira impressão que novos estilos de jogos, como os Indies "Fiasco" e "Rastro de Cthullhu", podem ajudar a reverter um pouco este quadro, já que tornam as temáticas das mesas um pouco mais complexas que as inevitáveis trocas de pancadas, favorecendo que o publico feminino no geral (e me desculpem se for um pouco estereotipado em meu comentário aqui)possa ter no RPG outros tipos de opção. Vamos ver como a coisa se desenrola.

Por hora, fica a sugestão: Que blogueiros e blogueiras de RPG escrevam mais sobre os estereótipos femininos em livros e em suas mesas, e ajudem a aprofundar um pouco a visão do jogo para além dos "peitões" fetichistas.
PS:  O autor do texto sobre quadrinhos, Filipe Makoto Yamakami , cita no seu artigo o site "Women in Refrigerators", que não consegui entrar (ainda), mas sugiro como leitura posterior, já que a proposta deles parece criativa e interessante.

Faixa-bônus: Acrescento aqui um link para uma postagem de JairoBorges Filho falando exatamente sobre isso, também no "Aventurando-se": PRECISAMOS DE HEROÍNAS TAMBÉM!


---
(Brega Presley)

4 comentários:

  1. eu recentemente fiz parte de um curso online admnistrado pela Canvas.net e com o apoio da Universidade Bell sobre quadrinhos e sexualidade. Nas 6 semanas do curso discutimos coisas como a influencia de Frederick Whertam e seu "Sedução dos Inocentes", a ausencia de personagens femininas marcantes, personagens super-masculinos e outros temas. De fato parte dos problemas do quadrinhos são fruto da existência do comics code, a ausência de criadoras e mesmo o andar dos tempos com a criação da Contracultura e a sua "falha" de ser assimilada pelo mainstream.

    Se puder eu recomendo que esperem a próxima edição do Super MOOC (o apelido do curso que foi hashtag durante a duração do curso)

    ResponderExcluir
  2. Acho que é uma reflexão que todo mundo deveria fazer, principalmente mestres, e ver como são retratadas as mulheres em suas mesa.

    Escrevi um artigo sobre isso também. http://pontosdeexperiencia.blogspot.com.br/2011/12/mulheres-no-rpg.html

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom lembrar esse assunto. Acho que todo mundo deveria refletir um pouco sobre isso, principalmente mestres. Como são as mulheres nas mesas de RPG da gente?

    Fiz um artigo sobre isso há algum tempo: http://pontosdeexperiencia.blogspot.com.br/2011/12/mulheres-no-rpg.html

    ResponderExcluir
  4. Já ia colar o teu link, aqui, Diogo, hehehe.
    Valeu.

    ResponderExcluir