sábado, 15 de junho de 2013

Violência Fora das Mesas: O que o RPG tem a ver com isso?

Resposta: TUDO.


Temos colegas, amigos e conhecidos que, de uma forma ou de outra se envolveram na questão.

Este é um blog de opinião, mas a coisa está séria a ponto de eu dar um tempo nas noticias sobre RPG e falar um pouco sobre  o problema.

Antes de tudo, parabenizo a livraria "Moonshadows" pela atitude de apoio ao movimento Passe Livre.

Em segundo, é preciso entender que RPG é um jogo democrático, com direito a vozes, consulta a regras as quais todos obecdecem ou não de comum acordo, e que mesmo o mais carrasco dos mestres pode ser chutado de um grupo quando o saco fica cheio.

Simples assim.

Jogar RPG só é possível em um estado democrático porque, creiam-me senhores, a imaginação é uma das armas mais subversivas que existem.
(Sem perder a piada, pior até que o vinagre).
Escrevo sem consulta prévia aos outros autores e organizadores do evento, mas tem horas que é impossível falarmos apenas dos mundos de fantasia e ignorarmos a violencia contra civis, imprensa e inocentes sendo perpetuada. Mas RPG não existe em um vácuo, e ignorar o que está acontecendo é, de algum modo, compactuar com esses abusos.

Se as pessoas usarem o espaço para discordar de mim, vão em frente.
Mas antes isso do que deixar de usar o espaço para outros tipos de reflexão, ao menos uma vez.

Brega Presley

4 comentários:

  1. Em tempo: Este é um blog sem afliliações partidárias, sem fins lucrativos e ligado a um encontro gratuito, independente e aberto.

    O texto expressa MINHA opinião, e este tipo de postagem é unica e extraordinária, porém, repito, sinto como extremamente necessária.

    ResponderExcluir
  2. Chegou a hora de sair da masmorra pra mudar a forma como fazemos política. Parece um cenário cyberpunk, organização pela internet, mídia tentando manipular por meios impressos e eletrônicos, governo piorando as condições de vida e acusando pra todo lado, polícia para além da lei, grupos de todos tipos mostrando a cara e a voz. Qualquer um pode participar, mas aqui não existe dados pra rolar.

    ResponderExcluir
  3. Complicado, ter um blog de rpg com visão esquerdista (representado principalmente por socialistas, comunistas e anarquistas), tendo o rpg sido um hobby criado num país capitalista, é no mínimo ingratidão ou burrice.

    As manifestações (como qualquer coisa que envolva política nesse país) são orientadas por partidos políticos visando atacar alvos específicos (geralmente em capitais de estados cujos governadores não são filiados ao PT).

    Tem até vídeo mostrando o pessoal recebendo cinquenta reais e lanche pra ir se manifestar e vc´s ainda querem acreditar em legitimidade nisso tudo? Mais fácil acreditar em dragões, trolls e fadas.

    Decepcionante ver esse tipo de pensamento entre rpgistas.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, isso que disse fez muito sentido, agora, cara!

    Esse lance de manifestações em locais que não são do PT. Tipo, as faixas "Fora Dilma" foram um disfarce? Genial isso que disse.

    O RPG nacional precisa de gente mais arguta como você e menos de gente que, tipo, só sabe responder ironicamente.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir