Na edição de dezembro/13 do Saia da Masmorra, enfim pude ter contato com um sistema de RPG que achava muito promissor na época em que saiu no financiamento coletivo, e mais ainda agora que pude jogá-lo e tirar minhas conclusões mais de perto. É claro que eu estou falando de COSA NOSTRA, um RPG narrativo (estilo FIASCO) que conta histórias da máfia de maneira geral.
E quando eu falo de máfia, não restrinja seus pensamentos somente a máfia italiana de Dom Corleone, pois o sistema abrange todo tipo de máfia que possa existir, desde a máfia judia, até as milícias cariocas. Com um sistema muito simples e dinâmico, o grupos de jogadores deve contar as histórias daquele grupo mafioso desde sua concepção, até a derrocada do mesmo.
Quando falo de sistema simples não estou brincando, pois apenas três informações serão necessárias para a formação da máfia e terão influência sobre os testes executados, são eles: Legitimidade, Músculos e Negócios, que são as habilidades chave do sistema. Ao todo, serão seis escolhas de palavras para distribuir em cada uma das habilidades citadas, da maneira que o grupo quiser, sempre respeitando o limite máximo de quatro palavras por habilidade. Essas palavras definirão quais assuntos dentro das habilidades serão tratados quando o jogador fizer uma narrativa, bem como quantos dados poderá rolar para resolução dos testes.
Feito isso, os jogadores tem uma rodada livre para contar como nasceu a ideia da máfia. A partir dai, até a rodada que conta o fim da máfia, toda história vai exigir um teste, cujo a dificuldade vai variar de acordo com o período da história (e a quantidade de dados depende de quantas palavras vinculou a habilidade chave). Cada vez que ele falha neste teste, o jogador deve puxar uma carta do baralho da lei e inserir o resultado embaraçoso que esta carta trás na sua narrativa.
O jogador ainda poderá se arriscar puxando uma carta da pilha de apostas, que pode trazer um ajuste positivo ou negativo a pilha de dados, ou ainda um efeito da mesma natureza para ser utilizado em qualquer momento da narrativa.
Bom, feito a apresentação, seguirei agora com um breve resumo das regras:
HABILIDADES CHAVE:
- Legitimidade
- Músculos
- Negócios
PALAVRAS CHAVE:
A máfia escolhe seis palavras chave para distribuir dentro de uma das habilidades chave. Cada palavra inserida significa quantos dados sua pilha daquela habilidade você pode rolar. o limite de palavras por habilidade são de quatro.
DADOS:
O sistema utiliza D6 como dado de testes, e a quantidade a rolar depende do número de palavras que você associou a habilidade chave. Na fase inicial do jogo, a dificuldade base das ações é 5, na fase intermediaria, que seria o auge da máfia é 4, e na fase decadencial da máfia, a dificuldade é 6. Em qualquer das rolagens, basta que o jogador obtenha um sucesso de resultado para a ação ser cumprida com êxito. Caso o jogador não obtenha nenhum sucesso, será obrigado a inserir em sua narrativa um efeito ou acontecimento trazido por uma carta da lei.
BARALHOS:
O jogo tem duas pilhas de cartas que serão utilizadas durante as ações de rodada dos jogadores, uma pilha é o baralho da lei, a outra é o baralho de apostas. O baralho da lei é sacado toda rodada de jogo quando a narrativa do jogador influência diretamente no cenário, burlando ou desobedecendo a lei. O sucesso no dado determina o descarte desta, e a falha a utilização desta na narrativa do jogador. Já a carta de aposta é opcional, e como o nome já sugere, pode ajudar ou prejudicar tanto o jogador quanto a máfia inteira. Geralmente os efeitos duram por uma rodada, mas existem carta que podem ser guardadas para anularem outros efeitos de cartas da lei, ou falhas no dado.
Resumindo, é uma mecânica bem simples e interessante, e que funciona muito bem para o estilo que contempla o jogo. Existem ainda algumas regras avançadas de traição e assassinato que podem mudar muito tanto o cronograma, quanto o clima do jogo. O que é bem legal é que o jogador joga com a máfia, e não com um personagem em si, logo se aquele personagem for eliminado, o jogador continua na narrativa.
Espero que procurem pelo sistema e o joguem, pois é muito divertido, tem montagem rápida, e funciona bem dentro do estilo de jogo versado sobre máfia. Bom, é isso! Agradeço mais uma vez a equipe do Cosa Nostra pela imediata resposta ao nosso convite, e espero que tenhamos o jogo outras vezes nas edições futuras do Saia da Masmorra.
Let's Game!
Edson Sorrilha.
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