domingo, 18 de maio de 2014

AVP: Space-Jockeys 101

Já fiz algumas postagens sobre o universo AVP antes, aqui no blog, todas antes de Prometheus, simplesmente porque tinha a vaga (e correta) impressão de que o que viesse iria bagunçar mais do que explicar.

O problema neeses universos expandidos é que muitas fontes não-canônicas se contradizem. Ou pior, algumas vezes, as próprias fontes canônicas são uma bagunça de tal feitio que resta a alguém que qyueira ou entender ou mesmo MESTRAR dentro do universo algo muito, mas muito complicado.

Mas como não viemos para explicar e sim para complicar um pouco mais, seguem um pouco de informações sobre os "SPACE-JOCKEYS".

Nomenclatura:
Os caras tem uma porção de nomes: Engenheiros, Space-Jockeys, Mala´kak (creio que na linguagem yautja, isto é, dos predadores), "Mundus gubernavi" (do latim "Pilotos Universais"), "Big Dental Patients" e, como eu gosto de chamá-los: "Aquele Bando de Bastardos".

Origem:
Em termos de estória (isso é. nos filmes e afins) não se sabe muito bem, mas eles são bem antigos e com uma tecnologia avançadfíssima.

Em termos históricos eles aparecem já no primeiro filme da série, Alien o Oitavo Passageiro, e na adaptação de Alan Foster. No filme, eles são as primeiras vitimas conhecidas dos xenomorfos (aliens), e o cadaver de um deles tem um belíssimo peito estourado (Olááááá Chestburster), um indício cinematográfico do que esperava os amiguinhos da Nostromo.

Em uma nave de especto "organico", o cara parecia um exoesqueleto humanóide alienigena parido por uma elefanta.

Em um daqueles estúpidos revisionismos, em Prometheus é revelado que aquilo é só um traje espacial (dãaa) e eles tinham feições humanas.

Tanto é assim que a desprezada (mas excelente) estporia em quadrinho "Aliens" que saiu muitos anos atrás, mostrava um Spacejockey com aparência elefântica (EXISTE ESSE TERMO?), enfim, "paquidermal", se é que se aplica aqui, e ele era mal pra caray.

Na versão original de Ridley Scott, para mim a melhor de todas, inclusive que a dele mais recente, os "pilotos" pareciam mais exploradores azarados que terroristas espaciais.

A leitura de Cameron sobre eles era mais no sentido dos pilotos usarem os ovos como "bombas" biológicas, e. dizem, para ele, os ovos eram o primeiro passo de um projeto de invasão que, por zara, saíra do controle e destruira a tripulação.

Na versão de Scott original, mais simples e eficaz, e sem rainhas, os xenomorphos eram auto-suficientes. Nasciam, capturavam vitimas e as incubavam. eles viravam ovos de onde nasciam facehuggers e o espetáculo da vida continuava. Muito mais plausível que o blá bla bla de rainha e aquela confusão de ovos, tpos de facehuggers, macho-alfa e o escambau, que... ok ok, parei, parei. hahum.

Sim, os Space Jockeys. Então, na versão canônica agora eles seriam uma espécie que viveria em um tipo de "paraiso" planetário e teriam desenvolvido a vida na terra. Super-avançados, sabe-se lá porque um deles precisou começar a vida aqui se matando (coisa estúpida), em vez de usar umas gotinhas de sangue, mas tuudoooo bem.
O filme Prometheus usa aquela idéia meio batida dios deuses-astronautas, e eles são uma espécie de criadores de vida universais. Criadores que, por sinal, criaram a vida na Terra, e, na hora de exterminar a gente, esqueceram aonde era nosso planeta, mas tudo bem.

Segundo a história do filme eles foram "infectados" por uma de suas armas que vivraram super-virus zumbificadores que morfavam em aliens adaptados ao DNA da espécie a ser exterminada. Talvez tenham criado os Xenomorphos para acabar com a gente, seja lá, de novo, o que tenhamos feito para emoputecê-los tanto assim. O proximo Prometheus, se for produzido, deve trazer mais informações sobre isso. E, do jeito que vai, só tou esperando aparecer  o Jar Jar Binks nessa "Georgelucacificação" de Aliens. Enfim...

Fisiologia:
-Altura: Grandes, o dobro do tamanho de um ser humano.
-Bipedes em ambas as versões.
--Dotados de um exoesqueleto (primeiras versões) e de um endo-esqueleto, agora, mas com um traje feio pra ded[éu.
-Olhos: dois.
-Dedos e pés, se não me engano, iguais aos de humanos.
-Proeza física: Alta. E bem fortes.
-Inteligência: Bem acima da nossa. Mas não tanta que os fizessem ter procedimentos de segurança na manipulação de pesadelos tecnológicos um pouquinho mais eficaz. Veja, eles não apenas nos criaram e se arrependeram disso, como criaram os aliens que, tanto no itavo Passageiro, quanto em Prometheus, saiu do controle e matou geral. Gênios é que também não são muito.

-Planeta Natal:
O tal "Paraíso", mas isso ainda não é muito claro. A atmosfera e a massa devem ser similares à nossa. E eles estão por aí há muito, muito tempo.

-Política:
Genocidas, de modo geral, gentis exploradores estúpidos em outras teorias não-canonicas já ultrapassadas.
Minha TEORIA é que um space-jockey desgarrado criou a vida na Terra sem autorização e eles não sabiam disso. Sei lá.

Tecnologia:
Obviamente bem avançada. Sabiam fazer saltos mais rápidos do que a luz, manjavam de criação de bio-armas, eeram capazes de arquiteturas bem complexas.

Contato com outras espécies alienígenas:
Humanos: Querem nos matar. Xenomorphos: Tendem a ser mortos por quaisquer versões deles. Yautaj (predadores) caçados por eles (há um capacete/crânio de um em AVP Requiem, segundo dizem pela rede. Mas não lemro e nem quero daquele filme).

Vide também a série de textos sobre os Aliens, começando AQUI.

E sobre os predadores, começando AQUI

Brega Presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário