sábado, 13 de setembro de 2014

BANG!: Guia de Estratégia para Personagens (parte 2 de 2)

Segunda parte da e estratégia do jogo de cartas Bang! (Grow).

Após apresentarmos um rápido resumo de estratégia para os 8 primeiros personagens, hora de fazer  o mesmo pelos 8 restantes.

Bart Cassidy:
Pontos de Vida: 4
Habilidade: Cada vez que recebe um dano, ele compra uma carta
Estratégia: Eu acho essa habilidade meio chinfrim. Tomar um dano para ter mais uma carta é péssimo negócio, em geral. O único conselho a ser dado aqui é: Não esqueça de pegar a maldita carta quando for atingido.

Black Jack
Pontos de Vida: 4
Habilidade: Durante a fase 1 ele copra duas cartas e abre a segunda. Se for de espadas, ele compra mais uma.
Estratégia: Não é a minha habilidade preferida. Depende de sorte para ser utilizada, e mesmo se der espadas há sempre o risco de ser uma carta pouco útil. Mas se cair o personagem, o jeito é torcer e prestar atenção nas cartas que aparecerem. Cartas como BANG!, esquiva e Birra nunca são demais, por exemplo, mas tente explorar ao máximo qualquer carta que apareça. Contra ele o ideal é tentar eliminá-lo mais cedo um pouco, já que a cada rodada ele pode abrir uma carta a mais que possa virar o jogo.

Jesse Jones:
Pontos de Vida: 4
Habilidade: Pode comprar sua primeira carta do monte ou da mão de outro personagem.
Estratégia: Por uma questão de segurança, evitando que outro jogador se vingue, comprar a primeira carta de personagens mais distantes pode ser saudável (recomendação do blog Bang! com a qual concordo). Roubar cartas de personagens cujos jogadores já o estão atacando também pode ser uma forma de defesa. Quando um adversário está com o personagem e você não quer arriscar ´perder cartas valiosas, adiar um ataque também não é uma má ideia, evitando assim uma retaliação em um momento incômodo.

Kit Carlson:
Pontos de Vida: 4
Habilidade: Ele abre três cartas na fase 1, escolhe duas e coloca a terceira de volta no topo da pilha de compra (virada para baixo).
Estratégia: É uma habilidade que permite duas coisas: a primeira é escolher uma carta que seja mais útil para aquele momento, o que é obvio. Mas tem outra estratégia que não custa lembrar: Você escolhe 50% das cartas que o jogador seguinte irá comprar. Vamos supor que ele é seu aliado. Deixar para ele uma carta de Birra ou esquiva em momentos cruciais pode ser de enorme ajuda. Por outro lado, substituir uma de bang! ou uma de alcance melhor quando ele é seu adversário, mesmo que isso signifique que você comprará uma carta menos útil, pode ser uma boa forma de defesa. Se estiver enfrentando o personagem, Cat Balou podem frustar os planos da raposa.

Rose Doolan:
Pontos de Vida: 4.
Habilidade:Rose tem +1 de proximidade contra adversários.
Estratégia: A habilidade de Rose é bastante útil em mesas grandes, mas perde um pouco da força em mesas com menos jogadores. O uso de cartas de pânico e armas que permitam ainda mais proximidade do alvo são úteis. Mas uma vulcanic, que permite vários tiros de uma vez, é especialmente mortal. No icncio de uma partida ela pode, entre outras coisas, atacar o dobro de alvos (em vez de somente os dois vizinhos). Contudo, ao longo de uma partida, com o numero de jogadores diminuindo ela já não tem muita graça. Por causa disso ela é um dos alvos que não precisam ser prioritários, normalmente, se personagens mais perigosos estiverem ameaçando você.

Sid Ketchum:
Pontos de Vida: 4
Habilidade: Ao descartar duas cartas, ele pode ganhar um ponto de vida de volta.
Estratégia: Ele é um personagem duro de matar, desde que tenha muitas cartas disponíveis. Cartas como Cat Balou são especialmente úteis já que diminuem as chances dele sobreviver por muito tempo. Já cartas que permitam a ele comprar uma carta a mais (como Empório) são uma péssima ideia, porque podem ter dois usos distintos. Se estiver com este personagem, sobretudo se tiver pouca vida, ter duas cartas na manga sempre é útil.
Dúvidas: Uma dúvida comum é se ele pode descartar duas cartas para ganhar uma vida se estiver por um fio como uma carta de birra permitiria. E ele pode, sim, fazer isso. Em expansões como as que permitem pepitas (Gold Rush), a vantagem dele já não é um diferencial tão grande, mas não chega a ser anulada pelas regras.

Vulture Sam:
Pontos de Vida: 4
Habilidade: Quando um personagem morre, o abutre pode pegar todas as cartas do morto e colocar em sua mão.
Estratégia: Exceto em mesas maiores, onde vai haver uma tremenda matança, a habilidade dele não é tão chamativa. Até porque um personagem quando está para morrer tende a gastar opções como esquiva e Birra, e mesmo bang costumam ser usados "para se vingar" antes do suspiro final. Outro problema é que um personagem que morra tende a ter pouca vida na rodada que antecede sua morte, ou seja, o máximo de cartas carregadas é menor do que o potencial para tanto. Mas sorte é sorte e se cair de ficar com ele não se esqueça de lebrar de ter uma esquiva ou cura na sua própria mão (dificilmente vai comprar uma delas do defunto)

Willy, The Kid:
Pontos de Vida: 4
Habilidade: Não tem limites para o número de Bangs! que podem ser jogados em sua vez.
Estratégia: Potencialmente  o personagem mais forte do jogo, se tiver Bangs suficientes para queimar em seu turno, exceto, talvez, por uma Calamity Janet armada de uma vulcanic. Tente gastar todos os bangs que puder em um só alvo, de uma vez.O adversário, no mínimo, vai correr  o risco de ficar com uma mão mais fraca ao término de seu turno, fora as boas chances de ser eliminado. Contra Willy, o melhor é enfiá-lo na prisão e ter, se possível, um belo barril e muita carta de esquiva e birra à disposição.


Espero ter ajudado um pouco.
Abraços e boa partida!

Brega Presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário