quarta-feira, 8 de outubro de 2014

RESENHA - PEQUENAS IGREJAS, GRANDES NEGÓCIOS - O NOVO E POLÊMICO CARD GAME DA DAEMON EDITORA

Olá amiguinhos!

Oremos!!! Hoje, trago para vocês aquele que sem dúvida é o jogo mais cretino lançado, como diria nosso nobre amigo "King Size", em muito pouco tempo: trata-se do novo card game da Daemon Editora, Pequenas Igrejas, Grandes Negócios, ou carinhosamente PIGN, como é chamado, de autoria de Marcelo Del Debbio e sua equipe de produção, que já alçou vôo e alcançou 319% a mais da meta básica no Catarse durante o período em que esteve no financiamento coletivo.

O QUE É PEQUENAS IGREJAS, GRANDES NEGÓCIOS

O jogo é um card game, que se passa em um universo paralelo, onde sacerdotes exploram a fé alheia, manipulando-as e trapaceando com todo tipo de manobra, desde a venda de quinquilharias aos fiéis, até as manobras políticas executadas por esses personagens, que no jogo são denominados pastores, embora a tratativa do jogo aborde charlatanismo religioso de toda espécie.

Embora aborde um temática religiosa, em nenhum momento o objeto é chacotear ou agredir algum meio religioso, pois o jogo fala sobre o comportamento humano de alguns sacerdotes, na maioria pastores evangélicos, inescrupulosos que manipulam o bom nome de cada uma das religiões através de suas condutas errôneas, em uma outra realidade. E quaisquer semelhança com a realidade é mera coincidência.



E COMO FUNCIONA O JOGO?

Nas palavras do autor na descrição do Catarse:

"Em PIGN, cada jogador (de 2 a 7 jogadores, podendo ter até 11 jogadores com as expansões) comandará um Pastor e uma Igreja, que lhe darão poderes e recursos especiais, em uma disputa para ver quem consegue ficar mais rico e destruir a reputação dos outros pastores mais rápido. Ganha quem sobreviver com a reputação menos manchada no Dia do Arrebatamento!.

Em seu Turno, cada Pastor pode adquirir novos Investimentos, Fazer Ataques de Recursos, Reputação e Macumbarias nos outros pastores (qualquer semelhança com notícias reais é mera coincidência inspirada pelo diabo), defender-se de ataques ou alavancar alguma picaretagem para conseguir mais Recursos ou Reputação.

Ao longo das Rodadas, os Pastores vão queimando o filme uns dos outros até que apenas o Ungido sobrará!

Com regras simples e fáceis, é um jogo para toda a família se divertir."

O jogo em seu módulo básico é composto por 14 Pastores, 14 Igrejas, 28 Cartas de Ataque, 14 Cartas de Defesa, 06 Cartas de Picaretagens, 20 Cartas de Ações, 15 Cartas de Investimentos, 01 Carta de Apóstolo, 04 Cartas de Prisão, Laranja, Counters de Reputação, Macumbaria e Recursos, e possui diversas expansões.

Como Assim???

























IMPRESSÕES SOBRE O JOGO

O jogo é de fácil assimilação, e tem algumas mecânicas já conhecidas por quem é fã ou jogador de outros cards games, sejam eles TCG ou CCG. O visual é muito bacana e a qualidade das cartas é compatível com o valor do jogo.

O manual de regras é muito bem elaborado e  intuitivo, deixando qualquer leigo a par do jogo, de como ele funciona, do quantitativo de cartas que são padrões do jogo, e também fala das expansões. Além disso, o material é de boa qualidade, o que indica sua durabilidade mesmo após muitas paginadas nele.

A quantidade de possibilidades, e o alcance do jogo em relação a um grande numero de jogadores, chegando a 11 com todas as expansões, tornam o jogo muito maleável, e dá opções para pequenos e grandes grupos. É possível jogar somente com expansões por exemplo, desde que você tenha ao menos duas delas caso seja para um pequeno grupo de até 3 jogadores.

A caixa, apesar de bem elaborada, com espaço para futuras expansões, e trabalhada com uma arte bem maneira, é o ponto fraco do jogo. A caixa é de papelão razoável, e não aparenta durabilidade, algo que não tira o brilho do jogo, mas que vem sendo tratada com cuidado nos card/boards games pelo mundo a fora, inclusive no Brasil.























O jogo permite alguns combos brilhantes, outros nem tanto, e em alguns momentos, dependendo da combinação em mãos você trava, e é necessário uma consulta a Saint Del Debbio na página de platest do jogo no Facebook para sanar dúvidas, o que ele faz quase que prontamente.

Finalizando, acho que numa escala de 0 a 10 eu daria 8,5 para o jogo, não tanto por bugs do jogo em si, dado ao ótimo suporte oferecido pela Daemon Editora, mas pela caixa do jogo mesmo, pois sou muito crítico com a embalagem que aloca meu jogo. Numa visão geral, o jogo realmente "é pra glorificar de pé!", e esperoq ue vocês curtam tanto quanto eu.

Edson Sorrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário