sábado, 7 de fevereiro de 2015

Machismo, a Velha Falha Crítica do RPG Volta a Mostrar a Cara

Impressionante, mas parece que é um tema que volta à baila periodicamente.

Pois bem, esses dias tivemos uma baita confusão em uma rede social por causa de uma das idiotices mais tacanhas, uma aberração em pleno seculo XXI: O Machismo.

Algumas vezes parece que alguns jogadores insistem em fazer um live action de seus personagens de mesa e se tornarem eles próprios, medievais sobe o assunto.

Frases "brilhantes" como "Sou machista e amo as mulheres" entre outras pérolas, voltaram a permear discussões em comunidades, e isso é impressionante, até para um burro velho como eu, que já viu muita bobagem sendo dita.

O incrível é que estava escrevendo um texto, agora arquivado, um pouco como resposta a textos que pedem que as mulheres sejam tradadas de forma diferenciada (ainda que positiva). I*sso porque não acho que o respeito deva ser exclusividade com as garotas, mas antes, uma atitude civilizada e estendida a todos.

Mas muito bem, parece que esse tipo de coisa fica para outra ocasião, quem sabe daqui a um ou dois anos, sendo otimista, porque o clima é outro.

Uma foto em um blog foi o começo da confusão. A mesma tinha a imnagem de um pingente de um D20 em um peito feminino, com um decote por trás. Achei, pessoalmente, a foto bonita, me chamando mais a atenção a idéia do dado como jóia do que o conceito de mostrar peitos em um decote.

Mas, tendo um pingo de noção, aceitei os argumentos de amigas RPGistas, incomodadas com a foto, de que poderia ser apelativo. E achei que o assunto morreria por ali.

Qual não é a minha surpresa ao descobrir que não apenas na própria comunidade do Saia da Masmorra, mas em diversas outras, o clima havia esquentado e que a coisa tinha descambado para alguns colegas baixando o nível de forma impensável.

Coisas como "quem não gosta de peito é gay", que, além de tecnicamente imprecisa (peitos femininos podem ser tratados como um fetiche, e, dependendo de seu conhecimento de psicanálise, há de se entender sobre  o que falo- "falo" este propositalmente deixado aqui , #ficaadica) além de ser um redusionismo estúpido.

Mas bem,sem ser academico demais, o que ocorre é que a contra-argumentação de não ser a foto do pingente errada acabou somente reforçando o que era afirmado: O grau de chauvinismo utilizado foi enorme, o que me leva ao fato de concordar com as colegas RPGistas e dizer que sim, se um par de mamas em um decote em uma foto com um D20 causa este nível de excitação em alguns, é porque, mesmo que não intencionalmente, a escolha da foto foi ruim.

Já tivemos editoras usando modelos curvilíneas para vender produtos, o que me lembro de ter criticado na época. As mulheres, de modo geral, em jogos e quadrinhos, ainda tendem a serem mostradas como objetos, algo que vem melhorando timidamente, mas que está ainda bem ruim.

Mas esperava que um pouco dessa boçalidade tivesse diminuido - não vejo há já algum tempo ações em eventos que cheirem a machismo, e tendo a imaginar que isso seja a prática. Já não tenho certeza disso. Ainda acho que sejam casos isolados, mas de tão virulentos, entendo que precisem ser criticados duramente, dando um recado claro a esta aberração.

Alguns meses ou um ano atrás tivemos uma reação de parte da comunidade "indignada" com um beijo gay entre dois personagens de tormenta. Agora esse tipo de demonstração machista descabida. Tem vezes que o meio precisa reagir a estes preconceitos, e não pelo RPG, mas porque vivemos em uma sociedade que, definitivamente, anda mais limítrofe do que o necessário, e se nem nós, RPGistas, que na média lemos mais, estudamos mais e nos relacionamos de forma saudável (na média) dessesmos um basta contra esse tipo de escrotice gratuita, a coisa andaria pior.

Sejamos um pouco mais adultos, faz favor. O mundo agradece.


Extra:
Não é a primeira vez que escrevo sobre o tema. Fuçando aqui achei dois textos:
PORRA DEVIR (Sobre uma propaganda apelativa da editora)
MULHERES E ESTEREÓTIPOS MACHISTAS (AUTO-EXPLICATIVO).

Para além destes recomendo que leiam mulheres RPGistas falando sobre o tema (com muito mais propriedade do que eu):

Cadê as Mulheres no RPG? (Natalia Avernus)

Carta Aberta das Mulheres RPGistas : Mulheres e o Machismo no RPG (autoria coletiva no blog Livro dos Espelhos)

Procura-se namorada RPGista (Graci)

Extra 2: Para mim, feminismo e luta por igualdade são sinônimos. Ainda assim comi bola com uma imagem anteriror que colocava a luta por igualdade como sendo diferente de machismo E do feminismo.
Blogueiros também comem bola, e me desculpo por isso.
Corrigido desde já, e agradeço à amiga Patrícia por me chamar a atenção para o vacilo.

Abraços

3 comentários:

  1. Bom texto! Realmente não dá para entender! Babaca e maneira como as pessoa se comportam e não as imagens mesmo... a não ser que sejam apelativas é claro! :-)

    ResponderExcluir
  2. Minha única crítica a este post é a imagem usada. É um equívoco comum pensar que feminismo seja "mulheres oprimindo os homens", ou "tendo mais direitos", tão pouco é o oposto de machismo.

    O movimento feminista luta para que as mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades que os homens, ou seja, luta pela igualdade entre os gêneros. Portanto, a imagem está equivocada.

    ResponderExcluir
  3. Cara, vi agora o comentário. Creio que se refere a do "feminismo/ machismo / igualdade". Mudei ela porque uma amiga apontou que estava ruim (não tinha parado para pensar).

    Os comentários precisam ser aprovados pelos moderadores e só caem aqui para eu ver depois disso (eu pedi para ser só autor que não estava dando conta do compromisso uns meses atrás).

    Mas seja como for, concordo, Edu.

    Se a critica for sobre a imagem atual "Feminismo é a idéia radical...") não entendi a critica, mas me explica que se achar válida a argumentação troco novamente até achar uma válida.

    Abraços

    ResponderExcluir