terça-feira, 10 de março de 2015

Ô Minha Paciência! Ainda Sobre Machismo

Então Vamos Lá:
"They pull me back"

Amigos sabem que estou fora do Facebook por algum tempo, e, portanto, fora de boa parte das gasturas que algumas discussões pentelhas produzem.

Mas, acabo recebendo notícias sobre algumas besterias sendo feitas no mundeco nerd e é o tipo de coisa que não se pode, e nem se deve, haver silêncio a respeito.

Sim, lá vou eu de novo ter de falar sobre machismo no mundo do RPG, e se VOCÊ caro leitor, não aguenta mais ler sobre isso, imagina eu que tenho de escrever a respeito.

Faça melhor: Imagine as amigas, mestras e jogadoras que ainda tem de aturar essa babaquice e entenda que isso não é algo a qual possamos nos omitir.

Então vamos lá: Ontem, para desavisados, foi Dia da Mulher. Uma daquelas datas que servem, ao mesmo tempo, para fortalecer a luta de minorias, ao mesmo tempo que reafirmam, negativamente, que os restantes trezentos e cacetada não são deles. Ou, no caso, delas.

Aí que um grupo de Sampa teve a bacaníssima iniciativa de organizar um dia para mostrar a outras mestras e jogadoras que elas existem, que tem voz ativa e que não s]ão acessório ou chaverinho de jogador.

ABERTO AO PUBLICO MASCULINO, mas feito por mulheres do começo ao fim, o Primeiro Encontro de Mulheres RPGistas foi, tenho a certeza, um daqueles momentos especiais e históricos. Até aqui tudo bem?

Muiiito bem, aí HOJE, 9 de março, apenas um catso de um dia depois disso, me falam que foi publicada em um site a charge abaixo, devidamente "riscada" para não ser repassada :

Aí vão dizer "Mas catso, Brega, até que não foi tão ruim...".

Bom, não estou acompanhando debates, como dito acima, mas DEFINITIVAMENTE esse tipo charge não é o que chamaria de humor fortuito, e vou explicar:

PRIMEIRO: Já parte de uma defesa estúpida, de cara, de que mulher só vai em RPG como namorada. 

Estão aí as moças promovendo um encontro para provar o contrário, então, não, não são somente namoradas que vão em encontros, não sejam limitados.

SEGUNDO: A charge é um desastre porque transforma todo e qualquer RPGista em um potencial  tarado sexual que, por ter uma jogadora mulher, a tratará como uma "conquista", mimando-a.

Sério, isso? Ainda tem gente que está na 5a. série e pensa assim? Por favor, né? Vamos crescer, cambada.

Alias, a charge corre o risco de justificar o ato de um babaca como um mestre que fizesse isso culpando o cara que foi com a namorada como o culpado, em vez do palerma que der em cima de alguém e privilegiar alguém em sua mesa por motivos torpes.

TERCEIRO: Transforma as mulheres em seres irascíveis. Do tipo "ciume babaquinha", como se não estivéssemos falando de outro ser-humano, plenamente em domínio de suas capacidades mentais, e que não soubesse diferenciar fantasia de realidade.

Enfim, é incrível que com tanta coisa acontecendo e sendo comentada e conversada nos dias de hoje esse tipo de bobeira ainda persista e seja repetida.

Aos que defendem que isso é "humor", uma lição, que parece que precisam: Humor contra quem já é perseguido não é humor, é filhadaputice.

Humor, quando é algo respeitável, brinca com quem oprime, transformando o algoz em alguém frágil e, assim, diminuindo as mazelas de quem sofre.

Se em um colégio tem algum aluno sendo sacaneado pelo resto da escola e você ajuda a tirar sarro, , você não está sendo "engraçado", não está sendo "descolado". Está só sendo escroto. E se não gosta de ouvir isso, imagina as gurias e guris que vão a eventos juntos e precisem ver esse tipo de boçalidade sendo tratada como assunto corriqueiro.

Se há uma coisa que a psicanalise nos ensina, meus amigos, é que o humor pode ser revelador de algumas de suas crenças mais arraigadas. Reveja os conceitos, amiguinho.

Enfim:
Titio Brega não anda popular entre alguns grupos de jogadores (e anda com a mania de falar sobre si mesmo em terceira pessoa), mas é preciso que a gente pare de tratar coisas desse tipo como engraçadas.

Temos um hobby. Que PRECISA ser democratizado enquanto possibilidade de diversão. E isso só se obtém quando tratamos, para variar um pouco, o outro, o que é diferente de nós mesmos, como alguém que merece um pingo de respeito.

Vamos parar de tratar mulheres como "a namorada do fulano". Elas tem nome, são mestras, jogadoras autoras e organizadoras. Muitas, na nova geração, nem mesmo começaram a jogar "porque o namorado joga", mas antes, foram a eventos e grupos pelas próprias pernas.

Melhorem as cabeçolas, por gentileza.

Ps: Tenho a firme convicção de que a maioria dos RPGistas não tem mente tão obtusa a ponto de defender machismos e suas derivações. Que são casos isolados dentro do todo da comunidade, e, portanto, o texto não deve ser novidade para a maioria. Ou assim espero com todas as minhas forças..

Braços.

Ps2: Gostei da charge abaixo.

6 comentários:

  1. Adorei o bom senso do texto, mostrando que empatia ainda existe. Ter vez e voz no RPG não é crime e é o que nós mulheres queremos. Não precisamos de interlocutores como namorados para participarmos deste meio, não precisamos de mais opressores também neste meio. Só queremos jogar em condições de igualdade. Mas parece que na mentalidade neandertal de alguns, isso é querer muito. Novamente, obrigada por compartilhar um pouquinho de bom senso em meio a tanto chorume na internet e no meio RPGístico.

    ResponderExcluir
  2. "SEGUNDO: A charge é um desastre porque transforma todo e qualquer RPGista em um potencial tarado sexual que, por ter uma jogadora mulher, a tratará como uma "conquista", mimando-a."

    Mas não é exatamente isto que prega o movimento femimiminista? O lema delas não é "TODO homem é um estuprador em potencial" (tema difundido principalmente pelo FEMEN e Sara Winter, "lider" feminista no Brasil)

    Aliás isto é quanto pegam leve, olha a maravilha que vi no tuit hoje: "TODO homem é um futuro estuprador, está no DNA destes animais" @nanaqueiroz

    Outras frases de feministas: “Heterossexualidade é um costume obstinado na qual as instituições supremacistas masculinas asseguram sua própria perpetuação e controle sobre nós. As mulheres são conservadas, mantidas e contidas através do terror, violência e o spray de sêmen… [lesbianismo é] um meio ideológico, político e filosófico de liberação de todas as mulheres da tirania heterossexual…” Cheryl Clarke, “Lesbianismo, um ato de resistência,”

    “Quando uma mulher atinge orgasmo com um homem ela está apenas colaborando com o sistema patriarcal, erotizando sua própria opressão…” Sheila Jeffrys

    “Todos os homens são estupradores e é tudo o que eles são. Eles nos estupram com seus olhos, suas leis e seus códigos.” Marilyn French, novelista e feminista americana

    “Sexo é a cruz em que as mulheres são crucificadas… sexo só pode ser adequadamente definido como estupro universal.” Hodee Edwards, ‘Estupro define Sexo’

    Ou seja, somos todos animais estupradores por natureza. Melhor mesmo que as mulheres não se aproximem de nós.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tamiris, Troll e Salve Jorge:

    Vendo só agora os comentários de vocês e agradeço em nome de todos os autores os elogios.

    A gente sempre tentou trazer uma visão pluralista e aberta em relação ao RPG e jogos de maneira geral, e fazemos o possível para ajudar.

    Mas é fato notável não o texto acima, mas, ao meu ver, o Encontro de Mulheres RPGistas, que é uma iniciativa bacana e que, para mim, não é "fundadora" dessa realidade, mas a ultima pedra que restava para a desculpa desta visão errônea e limitada sobre RPG que ainda persiste.

    O argumento último era o de que mulheres só jogam por causa de homens que as "arrastam" caiu por terra com o evento do domingo passado. Foi mostrado que isso passa longe da realidade, e espero que muitos outros, e não somente em Sampa, ocorram para dar a visibilidade que as nossas colegas merecem.

    Ainda existem bolsões machistas, e é algo que demorará a desaparecer, mas que sejam cada vez menores e mais raros.

    Abraços e fiquem bem.

    (E perdão por eu parecer meio panfletário, mas realmente acho que muita coisa vem de agora em diante, apesar dos chargistas ainda um bocado medievalistas, persistirem).

    Braços!


    ResponderExcluir
  4. "TODO homem é um estuprador em potencial" ?? Não, não é isso o que prega o feminismo.

    Há, como qualquer movimento quem fale algo assim , mas a maioria das feministas que eu conheço não entende a coisa por aí. Antes, o feminismo é uma luta justa e devida, para além de estereótipos rasos.

    As chamadas "feminazis" e afins , vulgo as mais radicais, tem lá argumentos estranhos, mas isso não invalida a existência de machismo no meio nerd e nem por isso a luta por igualdade ´e menos necessária ou inválida.

    ResponderExcluir