quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mendigos da Força: Jedis Sem Sabre de Luz

Uma das coisas interessantes nos Ronin era o fato de usarem Katana sem serem exatamente Samurais. Muitos, por fome e necessidade, vendiam suas espadas para sobreviver a mais um inverno, o que significava, em termos práticos, praticamente abandorem suas pretensões de viverem novamente como empregados de um Daymio.

Quando penso que o sabre de luz é a arma mais simbólica de um Jedi, mesmo que do lado negro da força, fico imaginando como seria um personagem sem uma arma dessas.

No Universo Expandido (legends) os sabres são feitos de cristais raros que são fundamentais para a produção do feixe de energia que constituem o sabre. E se considerarmos que os jedi vivam como monges, mas que muitas vezes seus familiares poderiam passar necessidades, u objeto caro como este seria algo que, em vez de representar um simbolo de honra seria, em determinadas condições, um simbolo de excessivo apego material.

Aí fica minha pergunta: E um jedi que não tivesse dinheiro para conprar um cristal e montar um sabre? Ou um que, por necessidades quaisquer, tivesse precisado vender o próprio.

A Ordem Jedi proveria outro nessas condições? E nestes casos haveria punição ao jedi que vendesse seu sabre? Haveria um comércio de colecionadores desejando estas armas raras? São perguntas que dão bons subplots em aventuras.

Para ajudar, contribuo com algumas sugestões de razões pelas quais um Jedi não teria um sabre de luz. Opção pouco paletável para a maioria dos jogadores, mas que alguns podem julgar interessantes como desafio.



I) Sabre Vendido: Talvez a arma tenha sido vendida em um momento de fraqueza do personagem. Ou porque Ordem, em um momento de dificuldades financeiras (pré- Expurgo) ou como forma de pagar uma passagem só de ida para se esconder do Imperador e seu cão de caça, o assustador Lorde Sith Vader. Quem sabe o personagem  tenha tido uma razão nobre para fazer isso, como pagar o tratamento e cuidado de alguém próximo a ele. O fato é que ele não dispõe de tal arma no momento. E isso pode fazer falta.

II) Um Jedi Deve Bastar a Si Mesmo: Uma outra escola de usuarios da força ou uma outra filosofia pode considerar que o sabre é uma arma de morte, que mancha o valor de um sensitivo da foça ao ser utilizado. Fora isso, o Jedi pode ter recebido treinamento  em tecnicas como telecinese, velocidade e precisão que compensam a ausência do sabre. Estes jedis podem inclusive desprezar os que se dizem do lado da luz mas usam arma tão vil sem se aperceberem de sua contradição.

III) Rejeitado Pela Ordem: Muito cedo, mesmo sendo identificado como sensitivo da força, o personagem pode ter sido rejeitado, com seu potencial não tendo sido corretamente avaliado. De familia sem dinheiro, não teve como adquirir, nem no mercado negro, uma dessas armas raras. E agora sobrevive como pode, usando os poucos talentos que desenvolveu sozinho.

IV) Clone de um Jedi Famoso: Este na verdade é um outro conceito que vou desenvolver em outra postagem um dia, mas imagine que este personagem foi feito "in vitro" por razões desconhecidas. Mesmo tendo ressonancias sensoriais com o jedi original, não tem acesso aos mesmos equipamentos, e precisa desvendar sua origem e sua criação, mesmo sem uma arma elegante para tempos mais civilizados disponível.

V) Cristal Trincado: O personagem, na verdade DISPÕE de um sabre. O problema é que o cristal dentro dele rachou. O personagem é conhecido como um jedi, mas tem de dar desculpas para o não uso do mesmo, enquanto procura, desesperadamente, um cristal substituto.

VI) Sabre Escondido: Como o personagem de "Rebels", o sabre de luz foi guardado e nunca mais utilizado. Por medo de ser descoberto, ou por simples desilusão com este modo de vida, o jedi usa armas diversas, como blasters, agora, e prfere tentar esquecer as habilidades de esgrima que exibiu um dia.

POTENCIALMENTE, estes personagens são melhores para mesas iniciais. Com o tempo o proprio jogador e  o grupo tenderão  a pedir que uma arma tão versátil e simbolica façam parte do arsenal do grupo. Substitua na ficha do personagem o valor de um sabre deste tipo por 25% de seu valor e use a quantia para outros equipamentos.

 Espere algumas sessões para que o personagem volte a ter um sabre (ou obtenha o primeiro), no entanto. Direcione  o jogador, na criação da ficha, a adquirir poderes para seu personagem que possam ser uteis sem um sabre de luz (isso irá variar entre os sistemas D6, D20 e FFC) .

Também é possível fazer o personagem ir adquirindo um sabre por etapas. Descobrir um cristal pode ser encontrado, mais uma ou mais sessões para obter o mesmo, ou até ter dinheiro para comprar um de um comerciante, e mais um pouco de suor para o personagem descobrir exatamente como construir um.
Brega Presley

(Em tempo, tá, o plural de Jedi é Jedi, mas juro que nem perco tempo pensando muito nisso, para desespero de alguns, hahaha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário