quinta-feira, 18 de junho de 2009

Burning Sands: As Areias Escaldantes


Legend of the Burning Sands é uma espécie de suplemento/cenário alternativo para o mais conhecido “Legend of The Five Rings”. Criado para ser independente do cenário de Rokugan, o livro relata a geografia, os costumes e algumas das culturas de um vasto continente.

Os povos são facilmente identificáveis com culturas históricas que dominaram no passado o norte da África, a saber, os Sempets (versão dos Egípcios), os Ra´shari (que podem ser identificados com povos nômades, como ciganos e judeus), Yodatai (romanos), Assassinos (membros de cultos de assassinos) Medinaat Al-Salaam (principal cidade de características árabes estilo “mil e uma noites”), Ashalan (povo muito similar a elfos negros, mas que usam tatuagens para dominar pessoas, tornando-as escravos), Jackals (cultuadores de magia negra, necromancers) e os Ebonitas, (paladinos, um grupo de guerreiros religiosos e inimigos viscerais dos Jackals).

O primeiro capítulo é um resumo prático e accessível de regras de combate, magia e criação de personagens. Cada capítulo seguinte tem, em geral, de 20 a 25 páginas, com informações específicas sobre cada cultura, técnicas, armas e história.
Todos os capítulos tem trechos do diário de uma samurai-ko unicórnio, capturada e mantida escrava em uma terra estranha. Cada trecho de seu diário serve como introdução para os povos locais, enquanto preparam uma assustadora narrativa que vai sendo revelada aos poucos.

A arte do livro é muito bem feita, e o texto bacana de ler.

Os contras são algumas culturas que ficaram de fora, como os “Ivory Kingdons” (Índia), que parece ser um cenário interessante, além da superficialidade da descrição de algumas culturas.
Em especial, senti falta de esclarecimentos mais convincentes para os Yodatai conseguirem dominar metade do continente sem magia (eles contam com espíritos de seus ancestrais na forma humana para lutarem com eles nas guerras), e de esclarecimentos sobre cada cultura no geral.

Tenho a impressão de que o jogo, tal qual o jogo de cartas no qual foi baseado, não foi para a frente, fazendo com que pouca coisa seja publicada futuramente sobre a ambientação.

No entanto, qualquer mestre interessado, munido de alguns livros de história, pode facilmente suprir boa parte da informação que considerar insuficiente.
Para jogadores, as novas possibilidades de classes (em especial os assassinos e os Yodatai) podem ser especialmente atraentes, e é uma opção interessante.

por: Brega Presley

3 comentários:

  1. Brega eu quero jogar isso! :] Essa ambientação deve ser foda demais de jogar :D
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. a AEG ficou de lançar um suplemento pro L5R 3rd Edition com as coisas do Burning Sands... nao sei se já saiu, mas parece q sera deveras interessante...

    ResponderExcluir
  3. Retomando:

    Não saiu mais nada.
    Parece que tem algumas adfaptações para a quarta edição do L5R, mas só, é um cenário semi-morto, usado mesmo como quebra - galho somente.

    Uma pena.

    Brega

    ResponderExcluir