segunda-feira, 5 de julho de 2010

Novidades da RetroPunk

Anunciadas pela RetroPunk data de lançamento e faixa de preço para o Trail of Cthulhu... ops! Rastro de Cthulhu. A notícia é boa, e vem aí, mais cedo ou mais tarde, uma resenha enorme sobre a edição em inglês.

Mas as notícias boas não param aí, porque a RetroPunk também pretende lançar o The Esoterrorists, outro jogo usando o sistema Gumshoe. Uma ótima opção, pois quem gosta de Delta Green, e queira adaptá-lo para o sistema Gumshoe, poderá usar Esoterrorists como uma ótima fonte de referência.

Mas esta não é a notícia mais legal do post de 05/07/2010 na página da RetroPunk. A melhor notícia, na minha modesta e desimportante opinião é que a editora conseguiu a licença para Spirit of The Century, o primeiro livro usando as regras do FATE 3, além de Don't Rest Your Head e Don't Rest Your Mind, todos da Evil Hat Productions.

Quando essas publicações saírem, e tudo indica que será em breve, a RetroPunk desponta como a melhor opção para os apreciadores dos RPG "indie" e sai do mais-do-mesmo que tem se visto até agora por aqui.

Partindo do pressuposto que a RetroPunk mantenha o mesmo padrão de tradução das outras editoras, mesmo com as críticas existentes, o fato é que o jogador médio brasileiro, que não pode/quer comprar em inglês passa a ter contato com sistemas que partem de paradigmas totalmente diferentes dos RPGs tradicionais que tivemos por aqui até agora.

A gente sempre teve um pouquinho do material mais alternativo por aqui, como MMAD, Paranóia As Extraordinárias Aventuras do Barão de Munchausen, e Terra de Og, mas sempre foi material voltado para comédia e One-Shots.

Não vou falar de Shadowrun, pois em termos de sistema, ele é bem tradicional.

Mas RPGs como o Trail e o Spirit of the Century partem de uma concepção tão única e interessante, que eu não vejo por aqui desde o Castle Falkenstein.

Igor

Um comentário:

  1. Eu adoro "Terra de Og". Provavelmente o RPG mais injogável de todos os tempos, mas ainda assim, divertidíssimo.

    Aventuras do Barão Munchausen nunca joguei, mas deve ser divertido, Igor.
    (Brega)

    ResponderExcluir